Essa funcionalidade é implementada usando Javascript. Não pode funcionar sem ele

Notícias

Prefeitura inaugura escola de educação infantil para 325 crianças na Zona Leste

Localizada na região de Guaianases, a EMEI Lizele Angelina Fontana, anexa ao CEU Jambeiro, é a sétima unidade educacional entregue das 45 que serão inauguradas até 2024

Publicado em: 14/09/2023 17h09 | Atualizado em: 15/09/2023
Fachada da Emei Lizele Angelina Fontana

De Secretaria Especial de Comunicação

A Prefeitura de São Paulo inaugurou nesta quinta-feira (14) a Escola Municipal de Educação Infantil (EMEI) Lizele Angelina Fontana, anexa ao Centro Educacional Unificado (CEU) Jambeiro, na Subprefeitura de Guaianases, Zona Leste da capital. Com 325 vagas para crianças de 4 e 5 anos, a nova unidade foi implementada com um investimento de R$ 8,2 milhões e funcionará em período integral das 7h às 15h. A entrega da unidade educacional integra as intervenções do programa Prefeitura Presente na região.

“Essa inauguração tem dois sentidos importantes para nós, que é dar um atendimento melhor para as nossas crianças na área da Educação, mas, também, fazer essa homenagem a Lizele Angelina Fontana, que foi diretora de uma unidade educacional nossa aqui dentro do CEU e que em 2021, infelizmente, nós a perdemos”, disse o prefeito Ricardo Nunes lembrando que pelo terceiro ano consecutivo a Prefeitura de São Paulo manteve a fila da creche zerada.

A nova escola conta com 3.270,00 m² de área construída e três pavimentos. No térreo há cozinha, despensa, lavanderia, depósito, refeitório, três berçários, espaço para cadeirões, lactário, secretaria, sala de arquivos e sanitários. No primeiro pavimento há sete salas de aula e mais sanitários. No segundo estão localizados a coordenadoria pedagógica, sala dos professores, secretaria, diretoria, copa dos professores, depósito, brinquedoteca, sala de informática, três salas de aula e sanitários.

Prezando pelo desenvolvimento das crianças, a EMEI também está equipada com um parque infantil na área externa, para que os alunos possam realizar as suas atividades recreativas ao ar livre, além de uma quadra poliesportiva coberta, para esportes e práticas pedagógicas, protegidas do sol e da chuva.

O secretário municipal de Educação, Fernando Padula, apontou que o estímulo cerebral na primeira infância é fundamental. “É muito importante ter cinco refeições, garantir a alimentação, ter todos os estímulos e as professoras na primeira infância, que vai da creche até a EMEI”, explicou. “As crianças vão fazer da creche até o final da EMEI em educação integral. Isso é melhorar a qualidade de vida das pessoas”, completou.

Seguindo as diretrizes adotadas em todas as obras executadas pela SIURB, a nova unidade educacional é equipada com sistemas sustentáveis como água de reúso e placas solares, que aquecem a água utilizada nos banheiros. Já para atender as normas de acessibilidade universal, o empreendimento dispõe de elevador, rampas de acesso, piso tátil, corrimões, sinalização em braile, além de playground e sanitários acessíveis.

Segundo o secretário municipal de Infraestrutura Urbana e Obras, Marcos Monteiro, a pasta vem atuando em várias frentes em conjunto com a Secretaria Municipal de Educação para melhorar a qualidade de vida das pessoas em toda a cidade. “São 24 obras em que a gente está fazendo reformas, intervenções, ampliações, inclusive no CEU Jambeiro”, detalhou. “Todo esse esforço é para melhor o ensino, a educação e dar mais conforto para as nossas crianças”, concluiu.

A unidade iniciará as aulas na segunda quinzena de outubro e é a sétima das 45 novas escolas que serão entregues pela administração municipal até 2024.

sala de aula da Emei Lizele Angelina Fontanai

Notícias Mais Recentes

1 2 3 1.460

Prefeitura Municipal de São Paulo - Viaduto do Chá, 15 - Centro - CEP: 01002-020