Prefeitura inaugura creches Gal Costa e Nélida Piñon no Jaçanã/Tremembé para atender até 400 crianças de 0 a 3 anos

Unidades homenageiam dois grandes ícones da cultura brasileira e foram entregues durante o Prefeitura Presente nesta quinta-feira (9)

Publicado em: 09/11/2023 17h55 | Atualizado em: 09/11/2023
Fotografia de crianças pequenas se alimentando sentadas a mesa.

A Prefeitura de São Paulo inaugurou nesta quinta-feira (9) dois Centros de Educação Infantil (CEIs) na região do Jaçanã-Tremembé, na Zona Norte, que homenageiam as mulheres ao dar o nome de dois grandes ícones da cultura brasileira: a cantora Gal Costa e a escritora Nélida Piñon.

“Hoje inauguramos uma creche com o nome de uma imortal da Academia Brasileira de Letras, Nélida Piñon, e uma que leva o nome da cantora Gal Costa, falecida há um ano. Ambas têm estruturas muito organizadas, com todas as ações necessárias. As crianças que passam pelas nossas creches têm capacidade de assimilar conhecimento, porque têm o acompanhamento de pedagogas, fazem cinco refeições diárias, preparadas por nutricionistas. Esta é a fase mais importante do crescimento e todo esse cuidado ajuda a garantir o futuro das crianças dessa região”, afirmou o prefeito Ricardo Nunes.

As unidades foram entregues por ele durante a programação do Prefeitura Presente, ação em que Nunes passa o dia em alguma região da cidade vistoriando e entregando obras, fazendo anúncios e ouvindo a população. A Prefeitura está investindo cerca de R$ 500 milhões em intervenções na região.

Somente na construção das duas creches, foram aplicados R$ 10,7 milhões. As novas unidades vão atender crianças 400 crianças de zero a três anos de idade, com total infraestrutura, acessibilidade e segurança.

As creches Nélida Cuíñas Pinõn e Gal Maria da Graça Penna Burgos Costa vão funcionar em período integral. Construídas pela Secretaria Municipal de Infraestrutura Urbana e Obras (SIURB), as escolas têm dois pavimentos, berçários, salas de minigrupo, copa para os bebês, banheiros com banho e troca, lactário, brinquedoteca com varanda, sala de professores, almoxarifado, além de solário (espaço para realização de atividades ao ar livre), sala de professores e diretoria.

O secretário municipal de Educação, Fernando Padula, reforçou que nas creches as crianças têm como o acesso a uma alimentação balanceada, com cinco refeições por dia, e destacou outros benefícios. “Garantir creche para as crianças é garantir, sim, o direito de as mães poderem trabalhar, mas é, sobretudo, dar uma melhor oportunidade para essas crianças. A neurociência mostra que do zero aos seis anos é o momento em que o cérebro tem maior plasticidade”, destacou.

De acordo com o secretário, nas creches os bebês dessa faixa etária têm acesso a pedagogas, brincadeiras, convivência com as outras crianças  e brinquedos. “Tudo isso que estimula o cérebro e garante que cada criança tenha 25% de chance a mais para progredir na vida. A creche garante o bom alicerce para a vida dessas crianças”, disse.

As novas unidades estão equipadas com dispositivos sustentáveis, entre eles água de reúso e placas solares para aquecimento da água utilizada nos banheiros e módulos fotovoltaicos para geração de energia. Os CEIs também atendem as normas de acessibilidade vigentes, com elevador, rampas de acesso, corrimãos, sinalização em braile, além de playground e sanitários acessíveis.

“Cada equipamento vai atender até 200 crianças com itens de sustentabilidade, que mostram a preocupação da cidade com o meio ambiente. Temos reservatório de água de reúso, que acumula água da chuva para regar os jardins e alimentar os sanitários, economizando água na escola, as placas de energia solar, além de todos os itens de acessibilidade para atender pessoas com deficiência, inclusive com brinquedos acessíveis no parquinho, integrando as crianças. Uma escola idealizada com muito carinho”, destacou o secretário de Infraestrutura e Obras, Marcos Monteiro.

Com as duas unidades, a Prefeitura já entregou 11 novas escolas, de um total de 45 que serão inauguradas até 2024.

Intervenções na área da educação
Somente em 2023, a SIURB, em parceria com a Secretaria da Educação e a SPObras, está investindo mais de R$ 50,7 milhões em mais de 23 obras simultâneas que contemplam a construção de novas unidades e melhoria dos equipamentos da educação na subprefeitura do Jaçanã-Tremembé. Ao todo seis intervenções para manutenção e construção de novas escolas foram concluídas, e outras 16 estão em andamento. Entre os serviços, estão a implantação de quatro novos Centros de Educação Infantil (CEIs) e outras 12 obras para adequação e reforma dos equipamentos da educação.