Prefeitura inaugura creche com 200 vagas no Campo Limpo em homenagem à apresentadora Glória Maria

Na entrega, prefeito enalteceu pioneirismo da jornalista, que desbravou caminhos até então dominados por homens brancos

Publicado em: 21/11/2023 13h10 | Atualizado em: 21/11/2023
Fachada do Centro de Educação Infantil Glória Maria com grafite colorido com o rosto da jornalista e dela com outras pessoas negras ao seu redor.

No mês da Consciência Negra, o prefeito Ricardo Nunes inaugurou nesta terça-feira (21) o Centro de Educação Infantil (CEI) Glória Maria com capacidade para atender 200 crianças de 0 a 3 anos, na região do Campo Limpo, na Zona Sul, em homenagem à jornalista Glória Maria, reconhecida por ser uma pioneira na profissão, desbravar espaços que eram ocupados majoritariamente por homens brancos e por fazer reportagens especiais em lugares exóticos.

“Glória Maria foi um exemplo para todos nós e vai servir para sempre como uma referência para cada um de nós. Essa creche é para 200 crianças e vai poder inspirar muita gente, tantas crianças que vão passar por aqui, como as pessoas dessa comunidade, e a gente colocou essa unidade escolar na periferia de São Paulo que é onde as pessoas precisam de mais referência ainda”, disse o prefeito.

“Nada mais justo do que essa homenagem à Glória Maria, que fez tanto com o seu jornalismo justo, e que a gente possa reverenciar tudo que ela representou para o jornalismo e para nossa sociedade”, destacou o prefeito, diante das filhas da apresentadora, Maria, de 15 anos, e Laura, de 14.

A creche tem seis salas de minigrupos, duas para banho e troca, três berçários, brinquedoteca, solário, refeitório e lactário para as crianças, além de espaços preparados para receber os seus colaboradores, com cozinha, salas para os professores, coordenação e secretariado.

Essa é a 12ª unidade educacional entregue em 2023, entre as 45 que serão inauguradas até 2024.

“Só tenho que agradecer por esse projeto, e que este modelo cada vez mais se estenda para todo o Brasil. Também agradecemos essa significativa homenagem de nomear a creche com o nome da jornalista Glória Maria, com este reconhecimento que ajudará a perpetuar a trajetória de luta e coragem dela a todas as novas gerações de crianças que integrarão essa unidade educacional. Somos muito gratos e que esta unidade possa ensinar e servir de inspiração para essas crianças o que a Glória Maria propagava, a importância de sermos íntegros e livres”, disse o pai das filhas de Glória Maria, Paulo Mesquita.

O secretário municipal de Educação, Fernando Padula, também enalteceu a trajetória da jornalista. “Quero falar da alegria de estar inaugurando este CEI com o nome da Glória Maria, que certamente vai servir de inspiração para todos os paulistaninhos. Toda a garra que ela teve, que foi uma desbravadora ocupando o espaço da mulher, quando a mulher não tinha este espaço na televisão, e uma mulher negra”, afirmou o secretário.

Para o reitor da Faculdade Zumbi dos Palmares, José Vicente, a creche será uma inspiração. “É uma honra ter um equipamento como esse, perenizando o nome de uma mulher tão forte e tão potente, vitoriosa, que abriu caminho para as que vieram depois e que continuará inspirando cada um de nós, dos meninos e das meninas que acreditam que a educação é libertadora e para todo mundo, independente de cor e de raça”, disse.

Construída pela Secretaria Municipal de Infraestrutura Urbana e Obras (SIURB), a nova creche conta com um ambiente seguro, acessível e sustentável para acolher os alunos. Além das seis salas de minigrupos, duas para banho e troca, três berçários, brinquedoteca, solário, refeitório e lactário para as crianças, a unidade também tem espaços preparados para receber os seus colaboradores, com cozinha, salas para os professores, coordenação e secretariado.

Seguindo as diretrizes adotadas pela SIURB em todas as suas obras, a escola foi construída com sistemas sustentáveis, como água de reúso e placas solares que aquecem a água utilizada nos banheiros. A CEI ainda atende as normas de acessibilidade vigentes, com elevador, rampas de acesso, piso tátil, corrimãos, sinalização em braile, playground e banheiros acessíveis.

Nas creches do município de São Paulo, as crianças têm acesso a uma alimentação balanceada, entre outros benefícios.