Notícias

Prefeitura inaugura Bebeteca no CEU Freguesia do Ó para estimular o desenvolvimento de crianças de 0 a 3 anos

Lugar de experiências, interações e fortalecimento de vínculos, local oferece materiais pedagógicos que colaboram com o desenvolvimento de habilidades

Publicado em: 22/12/2023 15h22 | Atualizado em: 22/12/2023

Uma criança sorri em um brinquedo e madeira, ao fundo um letreito colorido escrito "Bebeteca"

A Prefeitura de São Paulo inaugurou nesta sexta-feira (22) a Bebeteca do Centro Educacional Unificado (CEU) Freguesia do Ó, na Zona Norte. O espaço de brincar é um ambiente de convivência destinado especialmente às famílias de crianças de 0 a 3 anos e tem como objetivo estimular o desenvolvimento da criança em todas as dimensões: motora, cognitiva, linguagem e socioemocional. 

Durante a inauguração, o prefeito Ricardo Nunes lembrou que essa é a segunda Bebeteca entregue por ele. “Esse equipamento é muito importante. Tem toda uma dinâmica dos brinquedos, das atividades para primeiríssima infância”, destacou. “Aqui nós temos mães que os filhos, inclusive, não estudam no CEU, mas moram aqui no entorno e as mães estão trazendo. É muito importante pois esse equipamento ajuda no desenvolvimento das crianças”, completou.   

Bebeteca é um lugar de experiências, interações e fortalecimento de vínculos para crianças acompanhadas por seus adultos de referência e pelo profissional mediador. O ambiente, com mobiliários seguros, foi pensado para proporcionar a liberdade de movimento corporal de bebês e crianças, em seus diferentes estágios de desenvolvimento motor, respeitando ritmos e tempos individuais, além de favorecer a exploração pela própria iniciativa da criança.   

O analista operacional Fernando de Assis Oliveira, 36 anos, conta que pretende levar a filha de nove meses para se distrair e aproveitar o novo espaço público sempre que possível.  “Esse ambiente é muito importante para nós da Freguesia do Ó. Não tínhamos algo parecido por aqui para crianças. Eu não teria nenhum lugar para levar minha filha para curtir e hoje a gente conta com esse espaço que é a Bebeteca”, disse.  

Os brinquedos e materiais são de largo alcance e exploram a criatividade e as múltiplas possibilidades de uso.    

Em setembro, a Prefeitura de São Paulo entregou a primeira Bebeteca da cidade, no CEU Barro Branco/ Cidade Tiradentes, fruto da parceria entre a Secretaria Municipal de Educação, a produtora Descobrir Brincando e o Núcleo da Política Municipal Integrada da Secretaria Executiva de Projetos Estratégicos (SEPE/SGM).    

O secretário de Educação, Fernando Padula, lembrou que o CEU é um equipamento completo, com opções de educação, esporte e lazer para toda a comunidade. “Por isso mesmo, não poderíamos deixar de atender nossos bebês com um espaço exclusivo e muito apropriado para colaborar com o desenvolvimento desta etapa da primeira infância, que é tão rica e importante”, disse.  

As Bebetecas funcionam todos os dias, sendo de segunda a sexta-feira, das 8h às 20h, e aos sábados e domingos, das 8h às 17h. Os espaços estão abertos à população em geral, não somente aos alunos dos CEUs.    

Planejamento 

Ainda há outras dez Bebetecas em implantação, nos CEUs sob gestão da Administração Indireta: CEU Parque Novo Mundo, CEU Tremembé, CEU Taipas, CEU Pinheirinho, CEU Arthur Alvim, CEU Carrão/ Tatuapé, CEU Vila Alpina/ Vila Prudente, CEU São Miguel, CEU São Pedro/José Bonifácio e CEU Parque do Carmo.    

A gestão municipal pretende implantar as Bebetecas em todos os CEUs, de forma gradual. Nelas, os bebês e adultos terão um espaço de convivência e aprendizado, com brinquedos, livros e mobiliários apropriados, além da participação de um profissional mediador. 

Notícias Mais Recentes

Relacionadas

1 2 3 1.442