Prefeitura firma parceria com Fundação Lemann para ampliar internet de alta velocidade na rede municipal de ensino

Publicado em: 13/01/2022 18h59 | Atualizado em: 14/01/2022

fotografia de dois notebooks sobre uma mesaA Prefeitura de São Paulo assinou nesta quinta-feira (13) um Acordo de Cooperação com a Fundação Lemann para execução do Programa de Conectividade de Escolas. A iniciativa prevê a realização de um diagnóstico da qualidade da internet recebida por cada unidade, por meio da instalação do Medidor Educação. Até 2023, a Administração Municipal quer viabilizar que todas as unidades educacionais da rede tenham internet com qualidade e padrão internacional, garantindo aos estudantes o uso da tecnologia em suas escolas.

“A cidade de São Paulo tem que ser um exemplo ao Brasil. Temos lugares com uma internet que funciona de maneira excelente, enquanto escolas e Unidades Básicas de Saúde (UBSs) ainda se conectam via rádio em áreas de sombra”, disse o prefeito Ricardo Nunes, lembrando a Lei das Antenas, sancionada nesta semana.

“Esta parceria será mais uma ferramenta para auxílio dos professores e estudantes nas atividades, principalmente neste novo momento que estamos entrando na Educação, em que o uso de tecnologia estará cada vez mais atrelado ao dia a dia das escolas”, explicou o secretário municipal de Educação, Fernando Padula.

Conectividade

O Programa de Conectividade de Escolas ampliará as possibilidades de ensino e aprendizagem dentro da sala de aula, permitindo o uso de melhores recursos educacionais digitais, de ferramentas que visem reduzir as defasagens de aprendizado – que foram acentuadas ao longo da pandemia -, e das mais inovadoras plataformas formativas e avaliativas.

Cada unidade escolar instalará um Medidor Educação Conectada, software gratuito desenvolvido pelo NIC-br, em parceria com o Ministério da Educação (MEC), além do upgrade da velocidade contratada, para garantir internet apropriada ao uso pedagógico. Também serão enviados equipamentos de infraestrutura de internet e de conectividade que forem necessários para a efetividade do programa. O monitoramento da iniciativa será publicizado pelos dados do Medidor Educação Conectada.

O medidor vai registrar, de quatro em quatro horas, um retrato da conectividade com a situação da internet naquele momento, permitindo relatórios com informações sobre sua velocidade da internet, analisar se ela é suficiente para atender os projetos pedagógicos da escola, saber quanto cada uma consome de internet, em quais momentos é mais utilizada, se as operadoras entregam a quantidade contratada, entre outros dados. Assim, a comunidade escolar poderá monitorar a qualidade da internet recebida pelas escolas municipais.

A iniciativa já funciona num projeto piloto nas escolas da Diretoria Regional de Educação de São Mateus. O objetivo é alcançar os estabelecimentos das 13 Diretorias Regionais.

Fundação Lemann

A Fundação Lemann já vem trabalhando com o tema de tecnologia na educação há alguns anos e, recentemente, lançou um programa para apoiar as secretarias de Educação que queiram garantir acesso à internet de qualidade nas escolas e utilizarem tecnologia no processo de aprendizado.

“Ao conectarmos as escolas com internet de qualidade, estamos dando oportunidade aos estudantes da escola pública de estarem conectados com o mundo digital. As ferramentas são importantes aliadas também para que as unidades de ensino possam reduzir as defasagens causadas pela pandemia na aprendizagem. A escola conectada é boa para o aluno e professor. A Fundação Lemann vê com animação a oportunidade de fornecer apoio técnico para desenhar e implementar o plano de melhorias de conectividade e ajudar as escolas de São Paulo a utilizar a internet por completo”, afirma Cristieni Castilhos, gerente de conectividade da Fundação Lemann.

Tecnologia na aprendizagem

A Secretaria Municipal de Educação vem investindo no uso de tecnologia para o auxílio nas aprendizagens dos estudantes, como a aquisição de 465 mil tablets aos estudantes de 540 escolas de ensino fundamental, e mais 40 mil para estudantes da educação infantil praticarem atividades em salas de aula e nos laboratórios. Também foram distribuídos nas unidades educacionais, 48 mil notebooks direcionados aos professores.

Um grupo de pessoas em uma arquibancada com os braços levantados.

Imprensa Jovem acompanha treino de Fórmula E

Publicado em: 18/03/2024 6h24 - em Educomunicação

Dengue Demonstração Fumacê

Escolas da Rede Municipal de Ensino realizam ações de combate ao mosquito da dengue e outras doenças

Publicado em: 18/03/2024 6h22 - em Secretaria Municipal de Educação

Fotografia mostra pessoas tomando banho de piscina.

CEUs oferecem piscinas para a população da capital de SP

Publicado em: 16/03/2024 9h00 - em Secretaria Municipal de Educação

imagem com ilustração de diversos rostos de perfil, cada um deles possui características físicas diferentes - Formação para professores Portas Abertas
Fotografia mostra vinte e duas pessoas posando para foto em formato selfie.

EMEF Sebastião Francisco cria coletivo para discutir pautas do universo feminino

Publicado em: 15/03/2024 4h02 - em Secretaria Municipal de Educação