Notícias
Prefeitura de SP realiza cerimônia de entronização do CEI Dandara dos Palmares
Unidade localizada dentro do Complexo Esportivo do Tietê e próximo a Universidade Zumbi Dos Palmares recebe o nome de uma das principais guerreiras da luta negra no Brasil
Publicado em: 21/11/2024 15h02 | Atualizado em: 21/11/2024
Nesta quarta-feira (20), Dia Nacional da Consciência Negra, o prefeito Ricardo Nunes e o secretário municipal de Educação, Fernando Padula, participaram de cerimônia de entronização do CEI Dandara dos Palmares. O antigo CEI Ponte Pequena passou a contar com esse nome em homenagem à guerreira que liderou tropas na luta dos palmaristas contra os portugueses. O evento também contou com a presença do reitor da Universidade Zumbi dos Palmares, José Vicente.
A unidade conta com 93 vagas e possui diversas ações e projetos focados na educação infantil antirracista. “Dandara dos Palmares é um nome para lembrar atitudes que devemos ter todos os dias. Não podemos ser apenas contra o racismo. Precisamos ser antirracistas”, explica Claudia Almeida, diretora da creche.
“A renomeação é uma homenagem a uma das figuras mais emblemáticas da história do Brasil. Ao nomearmos este CEI em sua honra, queremos que sua memória e seu exemplo de luta sejam transmitidos diretamente às nossas crianças, que são o futuro do nosso país. A educação infantil desempenha um papel fundamental na formação de valores e no desenvolvimento de uma consciência crítica. Por isso, focamos em uma educação que também promova a reflexão sobre o racismo estrutural, que precisamos combater todos os dias”, explica o secretário Fernando Padula.
A unidade segue o “Currículo da Cidade: Educação Antirracista: orientações pedagógicas: povos afro-brasileiros”, um documento que traz diretrizes, conceitos e práticas para promoção de vivências antirracistas nas unidades educacionais da Rede Municipal de Ensino.
Notícias Mais Recentes
Educomunicação
Imprensa Jovem faz cobertura da Bienal do Livro
Secretaria Municipal de Educação
Programa EntreNós reúne diretores para discutir clima e convivência escolar
Diretoria Regional de Educação Butantã
Profissionais da Rede Municipal podem participar da construção da Política de Formação
Secretaria Municipal de Educação
Pesquisa rende Prêmio Intelectualidade Amefricana a diretora da Rede Municipal
Secretaria Municipal de Educação
SME realiza Jornada de Educação Bilíngue de Surdos
Secretaria Municipal de Educação
SME participa de seminário sobre o livro como política pública
Relacionadas
Imprensa Jovem faz cobertura da Bienal do Livro
Publicado em: 04/09/2026 6h06 - em Educomunicação
Programa EntreNós reúne diretores para discutir clima e convivência escolar
Publicado em: 04/09/2026 5h00 - em Secretaria Municipal de Educação
Profissionais da Rede Municipal podem participar da construção da Política de Formação
Publicado em: 04/09/2026 1h37 - em Diretoria Regional de Educação Butantã
Pesquisa rende Prêmio Intelectualidade Amefricana a diretora da Rede Municipal
Publicado em: 04/09/2026 12h35 - em Secretaria Municipal de Educação
SME realiza Jornada de Educação Bilíngue de Surdos
Publicado em: 04/09/2026 12h21 - em Secretaria Municipal de Educação