Notícias

Prefeitura de SP realiza cerimônia de entronização do CEI Dandara dos Palmares

Unidade localizada dentro do Complexo Esportivo do Tietê e próximo a Universidade Zumbi Dos Palmares recebe o nome de uma das principais guerreiras da luta negra no Brasil

Publicado em: 21/11/2024 15h02 | Atualizado em: 21/11/2024
Fotografia da fachada do CEI Dandara dos Palmares

Nesta quarta-feira (20), Dia Nacional da Consciência Negra, o prefeito Ricardo Nunes e o secretário municipal de Educação, Fernando Padula, participaram de cerimônia de entronização do CEI Dandara dos Palmares. O antigo CEI Ponte Pequena passou a contar com esse nome em homenagem à guerreira que liderou tropas na luta dos palmaristas contra os portugueses. O evento também contou com a presença do reitor da Universidade Zumbi dos Palmares, José Vicente.

A unidade conta com 93 vagas e possui diversas ações e projetos focados na educação infantil antirracista. “Dandara dos Palmares é um nome para lembrar atitudes que devemos ter todos os dias. Não podemos ser apenas contra o racismo. Precisamos ser antirracistas”, explica Claudia Almeida, diretora da creche.

“A renomeação é uma homenagem a uma das figuras mais emblemáticas da história do Brasil. Ao nomearmos este CEI em sua honra, queremos que sua memória e seu exemplo de luta sejam transmitidos diretamente às nossas crianças, que são o futuro do nosso país. A educação infantil desempenha um papel fundamental na formação de valores e no desenvolvimento de uma consciência crítica. Por isso, focamos em uma educação que também promova a reflexão sobre o racismo estrutural, que precisamos combater todos os dias”, explica o secretário Fernando Padula.

A unidade segue o “Currículo da Cidade: Educação Antirracista: orientações pedagógicas: povos afro-brasileiros”, um documento que traz diretrizes, conceitos e práticas para promoção de vivências antirracistas nas unidades educacionais da Rede Municipal de Ensino.

Notícias Mais Recentes

Relacionadas

Prédios E Quadra Ceu

SME abre processo seletivo de diretores e coordenadores pedagógicos para as EMEFs dos novos CEUs

Publicado em: 28/05/2025 4h08 - em Secretaria Municipal de Educação

Secretária Executiva Pedagógica, Maria Sílvia Bacila
Uma mulher e uma adolescente sorriem para a câmera. Ambas vestem camisetas pretas com o logotipo da AEL e utilizam medalhas no pescoço — uma com fita dourada e a outra com fita azul. Ao fundo, há um banner da AEL com o nome

Academia Estudantil de Letras completa 20 anos com homenagem na Câmara Municipal

Publicado em: 27/05/2025 11h20 - em Secretaria Municipal de Educação

Imagem com um estúdio de radio com duas pessoas entrevistando um homem com um terno preto e camisa branca

Secretário detalha critérios sobre formação intensiva para 25 diretores

Publicado em: 26/05/2025 6h38 - em Secretaria Municipal de Educação

fotografia de professor fazendo libras em uma sala de aula

SME divulga hoje (26) a classificação preliminar de professores para a EMEBS Helen Keller

Publicado em: 26/05/2025 5h16 - em Secretaria Municipal de Educação

«1 2 3 1.521