Notícias

Prefeitura de SP ganha prêmio internacional por cardápio escolar sustentável oferecido na Rede Municipal

Premiação reconhece políticas que lidam com a crise climática; SME incentiva redução de consumo de carne e aumento de leguminosas

Publicado em: 25/10/2022 18h06 | Atualizado em: 25/10/2022
Crianças sentada à mesa fazendo sua refeição. Em primeiro plano, uma menina coloca a colher na boca, em sua frente está o prato com arroz, feijão, beterraba e outros legumes.

O prefeito Ricardo Nunes recebeu o prêmio C40 Cities Bloomberg Philanthropies Awards, com o Projeto Cardápio Escolar Sustentável oferecido nas escolas da Rede Municipal de Ensino (RME), na categoria “Unidos para Inovar!”

A premiação reconhece as melhores políticas, projetos ou programas liderados por prefeitos que estão efetivamente lidando com a crise climática. Das 70 cidades inscritas em todo o mundo, foram 20 finalistas em cinco categorias. Além de São Paulo, são representantes do Brasil no C40, Rio de Janeiro, Curitiba e Salvador.

Os vencedores foram anunciados na C40 World Mayors Summit, conferência trienal de ação climática do C40, que ocorreu em Buenos Aires entre os dias 19 a 21 de outubro.

A cidade de São Paulo serve 2,5 milhões de refeições por dia nas escolas da Rede Municipal, que resultam num consumo de 337 toneladas de carne bovina, suína, de frango ou peixe por semana. São oferecidas de quatro a nove porções de carne por semana.

Uma tonelada de carne bovina cozida gera a emissão de 46,95 toneladas de dióxido de carbono, gasta 31.480 metros cúbicos de água e demanda 19,50 hectares. Por meio do cardápio escolar sustentável, é possível reduzir o impacto negativo do meio ambiente e formar hábitos alimentares mais sustentáveis, com a redução de carnes no cardápio e o combate no desperdício de alimentos.

Para isso, a SME incentiva a preparação de refeições com uso de leguminosas e vegetais fazendo com que crianças e adolescentes consumam mais esses itens. Para garantir o abastecimento, a Secretaria amplia a compra de alimentos da agricultura familiar e faz parcerias com a sociedade civil.

Parceria com a Sociedade Vegetariana Brasileira

Desde 2011, a Prefeitura de São Paulo, por meio da Secretaria Municipal de Educação e da CODAE, possui o projeto cardápio escolar sustentável realizado em parceria com a Sociedade Vegetariana Brasileira (SVB).

A parceria tem objetivo de ampliar e diversificar o consumo de verduras, legumes, frutas, grãos e outras fontes de proteína vegetal na alimentação dos estudantes da rede escolar municipal. A implementação começou em 2012 atendendo mais de 460 mil alunos da rede pública.

Ao longo dos anos, foram treinadas mais de 440 cozinheiras e nutricionistas. Em 2023, será realizada uma formação online com receitas, técnicas e orientações sobre alimentação e sustentabilidade para todas as cozinheiras e nutricionistas da RME.

Notícias Mais Recentes

Relacionadas

Estudantes sentados na quadra jogando vôlei sentado.

DRE São Miguel realiza 1º Festival de Vivências Paralímpicas

Publicado em: 07/12/2022 8h24 - em Diretoria Regional de Educação São Miguel

Imagem onde se lê

SME realiza I Congresso de Educação em Gênero e Diversidade

Publicado em: 07/12/2022 8h18 - em Secretaria Municipal de Educação

imagem com o texto Esse Lugar Que Tanto Amo

Embaixada da França promove ações voltadas para profissionais da educação

Publicado em: 06/12/2022 4h24 - em Secretaria Municipal de Educação

Fotografia mostra 5 estudantes sentados. Na frente deles há um tecido no chão, com cestas com frutas de brinquedo e livros em cima

Escola da Rede Municipal de SP monta barraca literária em feira livre

Publicado em: 06/12/2022 3h57 - em Secretaria Municipal de Educação

Fotografia de uma estudante negra, ela está concentrada escrevendo no livro sobre sua mesa.

Está aberto período de inscrição para estudantes do Ensino Fundamental e Médio

Publicado em: 05/12/2022 12h43 - em Secretaria Municipal de Educação

1 2 3 1.302