Prefeitura de SP distribui 15 mil Kits de Experiências Pedagógicas para potencializar as aprendizagens dos estudantes

Escolas de ensino fundamental vão receber kits completos de Ciências, Matemática e Arte, além dos kits de alfabetização para as crianças

Publicado em: 18/08/2023 12h43 | Atualizado em: 18/08/2023
Emef Kit 2

A Secretaria Municipal de Educação (SME) iniciou distribuição de kits de experiências pedagógicas para uso dos estudantes durante as aulas preparadas pelos docentes em atividades de experimentação e descoberta, conforme propõe o Currículo da Cidade.

Com investimento total de R$ 89,7 milhões, cada Escola de Ensino Fundamental (EMEF) recebeu 3 kits de Ciências, 3 de Matemática e 2 de Arte e 1 kit para cada sala de alfabetização. Cada kit contém materiais e equipamentos que enriquecem as atividades pedagógicas pois possibilitam a ampliação dos saberes por meio da investigação, pesquisa e descobertas. Possibilitam planejamentos de aulas mais dinâmicas e com muita interação entre os estudantes, gerando mais aprendizados.

Lupas, lanternas, binóculos, lunetas, estereomicroscópio, modelos de estrutura molecular de química orgânica, multímetros, esqueleto, torso humano, balança de alta precisão, termômetros, kit de jardinagem, composteira, minhocário, coleção de rochas e minerais, pinças de dissecção anatômica, placas de petri, conjunto de lâminas para microscópio, microscópios bioculares, planetário escolar, de experimentação em física/ eletricidade compõem os kits de ciências.

Já o kit de matemática possui conjuntos de círculos de frações, tangram, mosaico geométrico, poliminós, ábacos de pinos, sólidos geométricos, geoplano quadrado e de “torre de Hanoi”, material dourado, jogos de mancala, conjuntos de construção de formas geométricas 3D, kits de copos medidores profissionais, calculadoras, medidores de espessura digital/ micrômetro especímetro digital, instrumentos de mediação de nível a laser, trenas manuais e a laser, réguas de aço e metal, balanças digitais corporais, fitas métricas e paquímetro digital.

Para ampliar ainda mais os saberes dos estudantes, em processos de interação, apreciação e criação nas aulas de Arte, os kits entregues possuem mesas digitalizadoras com caneta digital, iluminador em LED com tripé, caixas de luz difusora, conjuntos de bandinha rítmica, caxixis, maracas indígenas, flautas peruanas, atabaques, apitos, berimbaus, kits de percussão, pincéis, caixa de som, véus de tecido, maletas/ estojo cavaletes de pintura, massas oil clay, lápis de cor tons de pele, aquarelas em pastilha, giz pastel oleosos, caixas de tinta acrílica para telas, godês para pintura, argilas para modelagem, círculos cromáticos, kits de estecas de arame, kits de boleadores, arara ajustável, teatro de fantoche de mesa, tintas faciais, rolos de atadura gessada e 1 carrinho de carga dobrável para que as aulas de Arte explorem todos os ambientes escolares.

A SME investe constantemente em formação continuada de seus professores, este ano, em especial, com o Programa Aprender e Ensinar no Ensino Fundamental, a formação está intensificada para os professores alfabetizadores com o objetivo de potencializar práticas didáticas que fortaleçam as aprendizagens e garantam a alfabetização na idade certa.

Os kits de experiências pedagógicas de alfabetização também possuem materiais que são essenciais para o planejamento de aulas significativas para os estudantes, com muita reflexão com letras móveis, quadro de listas de nomes, conjuntos de dinheiro de papel e moedas de plástico, sólidos geométricos, relógio de parede, dados numéricos, balanças de mesa digital, caixas matemáticas, jogos Mancala, de bingo, de histórias, além de materiais em LIBRAS.

As entregas de todos os kits já foram iniciadas e estão em andamento. Mais de 400 mil estudantes serão beneficiados e as aulas ficarão ainda mais interessantes e significativas.

foto de diversos materiais em uma mesa.