Prefeitura de SP distribui 140 mil materiais pedagógicos para apoiar aprendizagem de estudantes durante as férias

Álbum estimula que crianças e famílias registrem passeios, façam atividades mão na massa e brinquem juntas

Publicado em: 22/12/2023 15h59 | Atualizado em: 22/12/2023
Conjunto de livros Labedu sobre uma mesa

A Prefeitura de São Paulo distribuiu pela primeira vez um material pedagógico destinado às famílias e estudantes matriculados no ciclo de alfabetização (1º, 2º e 3º anos do Ensino Fundamental) para estimular a aprendizagem durante o período das férias escolares. O material foi produzido por meio de um acordo de cooperação com o Laboratório de Educação.

Cerca de 140 mil famílias serão beneficiadas pelo material que inclui o álbum Cidade das Infâncias, três guias chamados Territórios de Explorações e o livro literário “Onde está o meu cachorro.”

O álbum é um livro colorido e ilustrado que possui espaços para que os adultos e crianças registrem passeios, peguem dicas, façam atividades mão na massa, desenhem, brinquem e interajam. Os guias Território de Explorações que funcionam como mapas, trazem roteiros pela cidade de São Paulo com passeios focados na diversidade; natureza; e feira e mercados que podem ser explorados com intuito de potencializar a aprendizagem.

O intuito do kit de materiais é permitir que não haja perda de aprendizagem durante as férias, favorecendo e criando contextos junto às famílias para que as crianças possam ser estimuladas durante as atividades do cotidiano. Além disso, a ideia é que ele ajude a abrir novas portas de diálogo entre famílias, crianças e escola.

O secretário Fernando Padula lembrou que a garantia da aprendizagem, evitando qualquer perda, é responsabilidade de toda uma comunidade. “Mesmo nos ambientes não formais de educação, muita coisa pode ser feita para estimular as crianças a desenvolverem e aproximar as famílias.”