Prefeitura de SP contabiliza mais de 401 mil vendas de uniforme e material escolar para estudantes da Rede Municipal

Pelo segundo ano consecutivo, créditos foram disponibilizados dois meses antes do início do ano letivo

Publicado em: 04/01/2024 10h20 | Atualizado em: 04/01/2024

Estudantes escolhe material escolar em uma loja.

A Prefeitura de São Paulo, por meio da Secretaria Municipal de Educação (SME), já fez mais de 401 mil vendas de uniformes e kits de material escolar para estudantes da Rede Municipal, desde que os créditos foram disponibilizados, no dia 4 de dezembro. O último balanço é do dia 29 de dezembro. Este é o segundo ano consecutivo que a Prefeitura de SP libera o acesso aos benefícios dois meses antes do início do ano letivo, que ocorre em fevereiro de 2024.

Neste ano, os kits de material escolar incluem uma mochila que pode ser escolhida pelo estudante na loja credenciada e não possui brasão da Prefeitura. Outra novidade é que os kits de uniforme terão uma calça extra. Os auxílios destinados aos alunos do Ensino Médio regular e das modalidades de Educação de Jovens e Adultos (EJA) e MOVA foram desmembrados pela primeira vez, considerando as necessidades de cada grupo.

A medida garante que as famílias façam suas compras com mais antecedência e facilidade. Para garantir o benefício, a Prefeitura está investindo R$661 milhões, um aumento de quase 28% em relação ao ano passado, cujo montante foi de R$ 517 milhões. Embora os auxílios já tenham sido liberados, eles podem ser usados até o mês de outubro de 2024.

As compras devem ser feitas exclusivamente nas lojas credenciadas da capital. Neste ano há mais opções: são mais de 490 pontos físicos em todas as regiões da cidade para aquisição do uniforme, e mais de 519 endereços para compra do material escolar. A maioria dos fornecedores são pequenos comerciantes e empreendedores, gerando emprego e ajudando a economia local.

Assim como no ano passado, o acesso para liberação de ambos os auxílios é feito por meio do aplicativo Kit Escolar DUEPAY, cujo download poderá ser feito em qualquer smartphone. O responsável legal pela criança matriculada na rede, só precisa ter o CPF cadastrado no sistema da escola, que por sua vez, está na base de dados da Secretaria Municipal de Educação.

Quem já utilizou o aplicativo no ano passado, mas não lembra qual senha foi usada, deve recuperá-la por meio desse passo a passo (https://bit.ly/esquecisenhaapp).

Para a compra do uniforme, o valor do benefício é de R$ 583,60. Já para o material escolar, os créditos para os kits variam de R$ 132,04 (para as crianças do berçário) até R$ 393,39 (alunos do ensino fundamental).

Quem recebe o auxílio material

O auxílio para o material escolar será disponibilizado para todos os estudantes, desde a educação infantil até o ensino médio, incluindo Educação de Jovens e Adultos e os alunos que fazem os cursos de idiomas dos Centros de Estudos de Línguas Paulistanos (CELPs).

Cada kit contém os itens necessários para serem utilizados durante todo o ano letivo. Entretanto, os valores mudam, de acordo com o ciclo de ensino (confira abaixo).

Educação Infantil – Berçário I e II: R$ 132,04

Educação Infantil – Mini-Grupo I e II: R$ 206,16

Educação Infantil – Infantil I e II: R$ 256,44

Ensino Fundamental – Ciclo de Alfabetização: R$ 333,83

Ensino Fundamental – Ciclo Interdisciplinar: R$ 393,39

Ensino Fundamental – Ciclo Autoral: R$ 378,80

Ensino Médio – R$ 354,56

EJA e Educação de Jovens e Adultos – R$ 331,04

Centros de Estudos de Línguas Paulistanos (CELPs): R$ 154,73

Quem recebe o auxílio uniforme

Já para o uniforme, serão contemplados somente os alunos da educação infantil, a partir dos 4 anos, até o ensino fundamental 2. Cada estudante terá direito ao auxílio no valor de R$ 583,60, sendo R$ 481,21 para as roupas e R$ 102,39 para os tênis.

Os kits são compostos por 5 camisetas; 1 bermuda; 1 jaqueta; duas calças; 1 blusão de moletom; 5 pares de meias; 1 tênis. As roupas possuem, obrigatoriamente, o brasão da Prefeitura de São Paulo.

Para mais informações, acesse aqui a página do Kit Escolar