Notícias

Prefeitura de SP assina protocolo de intenções para implementação de CEI dentro da USP

Serão oferecidas entre 70 e 150 vagas para crianças de 0 a 3 anos; parceria terá vigência de 24 meses

Publicado em: 10/03/2023 15h53 | Atualizado em: 13/03/2023
Quatro bebê sentados em cadeiras laranjas batem palmas

O prefeito Ricardo Nunes assinou nesta quinta-feira (9) um protocolo de intenções com a Universidade de São Paulo (USP) para a implantação de um Centro de Educação Infantil (CEI) dentro do campus da Cidade Universitária. O acordo de cooperação não prevê transferência de recursos.

O CEI estará localizado na Avenida Professor Almeida Prado, nº 1272, Cidade Universitária. Serão oferecidas entre 70 e 150 vagas para crianças de 0 a 3 anos e 11 meses. A vigência do protocolo é de 24 meses a partir da data da assinatura.

A Secretaria Municipal de Educação (SME) arcará financeiramente com todos os gastos decorrentes da implantação e funcionamento do CEI, que será administrado em parceria com Organização da Sociedade Civil (OSC), entre eles despesas com água, energia elétrica, gás, telefonia/internet, além da zeladoria (portaria, jardinagem), manutenção predial e respectiva limpeza do espaço físico.

O espaço também poderá servir para atividades de pesquisa, ensino e extensão da USP. Ao mesmo tempo irá contribuir com o aperfeiçoamento da política pública da SME de atendimento à Educação Infantil.

Atendimento na capital

Pelo terceiro ano consecutivo, a SME mantém a fila da creche zerada na cidade de São Paulo. Em seis anos foram criadas 102 mil novas vagas para crianças de 0 a 3 anos.

Atualmente a Prefeitura garante a vaga às crianças já na gestação de mulheres que fazem os exames do pré-natal na rede pública de saúde, por meio do programa Mãe Paulistana Creche. São 2.554 participantes.

Imagem com um grupo de pessoas com trajes sociais em volta de uma mesa

Os reitores da USP foram até o gabinete do prefeito para assinatura do termo

 

 

 

 

 

 

 

 

Notícias Mais Recentes

Relacionadas

Fachada do CEU Água Azul com uma escadaria

O que fazer no feriado? CEUs têm programação gratuita em todas as regiões de SP

Publicado em: 02/04/2026 5h10 - em Secretaria Municipal de Educação

Fotografia de uma criança com um livro nas mãos. Ela olha para o lado e ao redor dela há brinquedos em madeira.
Imagem com fundo rosa escuro e branco e o texto
Imagem de uma criança pequena sentada à mesa, concentrada enquanto escreve ou desenha em uma folha de papel. Ao lado, uma mulher observa atentamente e oferece apoio, com expressão de cuidado e orientação. Ao fundo, outras pessoas aparecem desfocadas, sugerindo um ambiente escolar. A cena transmite um momento de aprendizagem e acompanhamento individual.

São Paulo avança na alfabetização e supera meta do MEC 

Publicado em: 01/04/2026 6h10 - em Secretaria Municipal de Educação

Imagem de um evento em ambiente interno, com duas mulheres sentadas em poltronas à frente de uma plateia. Uma delas fala ao microfone enquanto gesticula, e a outra escuta atentamente. Ao fundo, há uma projeção em tela com informações sobre alfabetização, incluindo texto institucional e a foto de uma mulher. Na frente das palestrantes, há pequenas mesas com copos e jarros de água. O público está sentado, de costas para a câmera, acompanhando a apresentação.

SME institui grupo de trabalho para fortalecer a política de alfabetização na rede municipal 

Publicado em: 01/04/2026 5h16 - em Secretaria Municipal de Educação

«1 2 3 1.641