Notícias

Prefeitura de SP apresenta o cardápio sustentável servido nas escolas da Rede Municipal na COP 27, no Egito

Projeto foi reconhecido em prêmio que destaca políticas municipais que estão efetivamente lidando com a crise climática

Publicado em: 11/11/2022 9h05 | Atualizado em: 11/11/2022
Foto de palestrantes na COP 27, no Egito

A secretária adjunta de Subprefeituras, Ana Carolina Lafemina, representou a Prefeitura de SP e participou de um painel em que apresentou o cardápio sustentável servido na Rede Municipal, durante a 27ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudança do Clima (COP 27), que ocorre na cidade de Sharm El-Sheik, no Egito.

A conferência tem como objetivo propor discussões sobre como os países participantes vão conter as consequências da crise climática causada pelo ser humano.

No painel “Policies to shift diets across cities: Sustainable School Menu for nutrition security in São Paulo, a secretaria adjunta Ana Carolina Lafemina pode reforçar que por meio do cardápio escolar sustentável, com a diminuição de porções de carnes e combate ao desperdício de alimentos, a Prefeitura de SP reduz o impacto negativo ao meio ambiente.

Recentemente, o prefeito Ricardo Nunes recebeu o prêmio C40 Cities Bloomberg Philanthropies Awards, com o projeto cardápio escolar sustentável oferecido nas escolas municipais, na categoria “Unidos para Inovar!”

A premiação reconhece as melhores políticas, projetos ou programas liderados por prefeitos que estão efetivamente lidando com a crise climática. Das 70 cidades inscritas em todo o mundo, foram 20 finalistas em cinco categorias. Além de São Paulo, são representantes do Brasil no C40, Rio de Janeiro, Curitiba e Salvador.

Os vencedores foram anunciados na C40 World Mayors Summit, conferência trienal de ação climática do C40, que ocorreu em Buenos Aires entre os dias 19 a 21 de outubro.

A cidade de São Paulo serve 2,5 milhões de refeições por dia nas escolas da Rede Municipal, que resultam num consumo de 337 toneladas de carne bovina, suína, de frango ou peixe por semana. São oferecidas de quatro a nove porções de carne por semana.

Parceria com a Sociedade Vegetariana Brasileira

Desde 2011, a Prefeitura de São Paulo, por meio da Secretaria Municipal de Educação e da CODAE, possui o projeto cardápio escolar sustentável realizado em parceria com a Sociedade Vegetariana Brasileira (SVB).

A parceria tem objetivo de ampliar e diversificar o consumo de verduras, legumes, frutas, grãos e outras fontes de proteína vegetal na alimentação dos estudantes da rede escolar municipal. A implementação começou em 2012 atendendo mais de 460 mil alunos da rede pública.

Ao longo dos anos, foram treinadas mais de 440 cozinheiras e nutricionistas. Em 2023, será realizada uma formação online com receitas, técnicas e orientações sobre alimentação e sustentabilidade para todas as cozinheiras e nutricionistas da RME.

Notícias Mais Recentes

Relacionadas

Fotografia de uma estudante negra, ela está concentrada escrevendo no livro sobre sua mesa.

Está aberto período de inscrição para estudantes do Ensino Fundamental e Médio

Publicado em: 05/12/2022 12h43 - em Secretaria Municipal de Educação

Fotografia de estudantes correndo em aralimpíada

Estudantes da Rede Municipal são destaque nas Paralímpiadas Escolares 2022

Publicado em: 05/12/2022 12h06 - em Secretaria Municipal de Educação

EMEF cria escape room sobre mitologia grega para estimular o raciocínio lógico dos estudantes

EMEF cria escape room sobre mitologia grega para estimular o raciocínio lógico dos estudantes

Publicado em: 02/12/2022 1h47 - em Secretaria Municipal de Educação

foto ilustrativa de estágio

Prática de estágio em escola municipal é reconhecida pela Prefeitura de São Paulo

Publicado em: 02/12/2022 12h18 - em Diretoria Regional de Educação São Mateus

Educador Em Destaque

SME homenageia e premia professores da Rede Municipal no Educador em Destaque 2022

Publicado em: 01/12/2022 4h25 - em Secretaria Municipal de Educação

1 2 3 1.301