Prefeitura de SP abre escolas municipais aos sábados e domingos para atividades de esporte e lazer

Escola Aberta vai funcionar como projeto piloto em cinco unidades; aulas de esportes, cursos de formação e oficinas estão entre as programações abertas ao público

Publicado em: 17/06/2023 13h00 | Atualizado em: 19/06/2023
fotografia de dois jovens jogando ping pong

A Prefeitura de SP inicia neste sábado (17) o projeto piloto do programa Escola Aberta, que prevê abrir as portas das escolas da Rede Municipal aos fins de semana com atividades de cultura, esportes e lazer para toda a comunidade.

Além da EMEF Fernando de Azevedo, outras quatro serão contempladas nesta primeira etapa do projeto, que ocorrerá até o dia 9 de julho, sempre aos sábados e domingos. São elas: EMEF Vladimir Herzog (DRE Guaianases); EMEF Min. Aníbal Freire (DRE Pirituba/ Jaraguá); EMEF Palimércio de Rezende (DRE Campo Limpo); EMEF Vargem Grande (DRE Capela do Socorro).

Aos sábados, a programação ocorre das 8h30 às 17h30 e aos domingos, das 9h às 13h.

Entre as atividades que serão oferecidas estão aulas de esporte, iniciação ao teatro, expressão corporal a partir de coreografias de ritmos diversos, cursos de formação digital, jogos e brincadeiras circenses, musicalização, além de oficinas de artes plásticas, culinária e de temas ligados à sustentabilidade e reciclagem.

A estimativa é de que pelo menos 500 pessoas participem do Escola Aberta por fim de semana, entre elas, estudantes e familiares que morem próximas às unidades. Não é necessário se inscrever para participar das atividades. As oficinas, entretanto, vão obedecer a ordem de chegada dos participantes e a lotação máxima de sua capacidade.O secretário Fernando Padula enfatiza a importância de a escola ser percebida pela comunidade como um componente essencial do bairro e da comunidade em geral. “Por isso é justo que a escola funcione como equipamento público e proporcione também opções de cultura e entretenimento à população aos fins de semana. Após o balanço desse projeto piloto, vamos planejar a expansão.”

Cei Elza Soares

SME elabora documento para ações de Matemática no mês de maio

Publicado em: 06/05/2024 5h32 - em Secretaria Municipal de Educação

Fotografia mostra dois homens pintando uma estrutura de madeira.

Famílias do CEI Cantinho da Tia Isaura constroem composteira

Publicado em: 06/05/2024 3h48 - em Secretaria Municipal de Educação

Fotografia mostra a escadaria dentro do CEU Água Azul e ao fundo um prédio em formato redondo com grafites de crianças.

Projeto Memórias Literárias “O Livro da Vida” será lançado no CEU Água Azul

Publicado em: 03/05/2024 4h47 - em Secretaria Municipal de Educação

Uma biblioteca com bancos coloridos

EMEI Olandya Peres Ribeiro realiza chá literário com presença de autores dos livros lidos