Notícias

Prefeitura de São Paulo promove encontros de integração das novas Mães Guardiãs que atuarão nas unidades educacionais

São 1.900 mães e mulheres da comunidade escolar pré-selecionados para o Programa Operação Trabalho (POT) - Mães Guardiãs para ações de busca ativa e projetos nas hortas pedagógicas

Publicado em: 13/03/2025 13h03 | Atualizado em: 13/03/2025
Encontro Mães Guardiãs

A Prefeitura de São Paulo, através da Secretaria Municipal de Educação (SME) e Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Trabalho (SMDET),  está realizando uma série de encontros de integração do Programa Operação Trabalho (POT) – Mães Guardiãs. Foram 1.900 mães e mulheres da comunidade escolar pré-selecionadas para atuarem nas unidades educacionais em ações de busca ativa e cuidado com as hortas pedagógicas. Os encontros foram divididos por regiões: centro-oeste, norte, sul e leste. 

Durante o evento, as participantes serão acolhidas e orientadas sobre o papel fundamental que desempenharão na comunidade escolar, oferecendo apoio e cuidado para o desenvolvimento dos bebês, crianças e adolescentes. Este evento marca o início de um trabalho coletivo que visa fortalecer a educação, o vínculo com as famílias e a promoção de um ambiente seguro e acolhedor nas escolas.

O primeiro encontro aconteceu nesta quinta-feira (13) na Galeria Olido e reuniu as mães que atuarão na região central e oeste. Os demais encontros acontecem no CEU Vila Rubi (17 de março), CEU Freguesia do Ó (18 de março) e CEU Carrão (19 de março). A programação dos eventos inclui palestras sobre temas do cotidiano das unidades educacionais como atividades pedagógicas, alimentação escolar, orientação sobre a qualificação profissional nos Centros POT, espaços voltados para a realização de cursos, apoio para as frentes de trabalho, e muito mais.  

“É sempre uma alegria participar do começo da jornada dessas Mães Guardiãs nas unidades educacionais. É um trabalho fundamental que fortalece o vínculo entre as unidades, os estudantes e as famílias, além de promover uma Cultura de Paz no ambiente educacional. Essa é uma política pública integrada que transforma a vida dessas mulheres e contribui para o desenvolvimento integral dos nossos estudantes”, enfatizou o Secretário Municipal de Educação, Fernando Padula. 

Para o Secretário de Desenvolvimento Econômico e Trabalho, Rodrigo Goulart, as Mães Guardiãs desempenham papel relevante no meio escolar.  “Esse momento é muito especial, pois estamos reunindo as mães e mulheres de nossa comunidade escolar, que passam a assumir um papel essencial na rede municipal de ensino. Sabemos que retomar a trajetória profissional nem sempre é fácil, mas é justamente para isso que o Mães Guardiãs foi criado: para oferecer uma nova oportunidade de trabalho e renda, valorizando o seu papel na sociedade e ajudando a transformar realidades. Aqui, você terá um espaço de acolhimento e crescimento, ao mesmo tempo em que contribuirá para um futuro melhor para nossas crianças e adolescentes”.

Conheça o Programa 

Criado em 2021 para ajudar a cumprir os protocolos sanitários ainda no período pandêmico, o Mães Guardiãs, que integra o POT – Programa Operação Trabalho, realizado em parceria entre a Secretaria da Educação e a Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Trabalho, ganhou tanta importância que se consolidou na rede municipal.

As Mães Guardiãs atuam em atividades para evitar a evasão escolar, como o apoio no acompanhamento da frequência escolar e as visitas domiciliares em casos necessários. A rede também conta com as Mães Guardiãs da Alimentação Escolar que trabalham apoiando nos cuidados com as hortas pedagógicas e conscientização dos estudantes sobre hábitos alimentares saudáveis. 

Também colaboram para o incentivo à Cultura de Paz e boa convivência escolar, o fortalecimento da atuação familiar e para a defesa dos direitos humanos. 

As participantes contam com bolsa auxílio no valor de R$ 1.593,90 e desempenham atividades de segunda a sexta-feira, com carga horária de 30 horas semanais, sendo seis por dia. As selecionadas poderão ficar no programa pelo período de 12 meses, com avaliação para renovar por mais seis meses.

Notícias Mais Recentes

Relacionadas

Professora com vestido preto em uma sala de aula

Quando ensinar é uma vocação: a corajosa mudança de carreira de Edna Monteiro da EMEI Gabriel Prestes

Publicado em: 15/10/2025 4h49 - em Diretoria Regional de Educação Ipiranga

Valorização Profissionais

Grupo de trabalho discute valorização dos profissionais do Quadro de Apoio da Educação

Publicado em: 15/10/2025 4h46 - em Secretaria Municipal de Educação

Duas mulhere negras em um corredor de ecola observam desenhos de crianças

EMEF Josué de Castro organiza evento de valorização da cultura africana

Publicado em: 15/10/2025 4h27 - em Diretoria Regional de Educação Pirituba

Fotografia de um professora e estudante em sala de aula, ao fundo outra criança de uniforme.

Prefeitura de São Paulo reforça valorização dos professores e profissionais da Educação

Publicado em: 15/10/2025 12h23 - em Secretaria Municipal de Educação

Homem plantando sementes na terra com uma criança de rouba rosa

Creche realiza plantio de minifloresta com mais de 600 árvores

Publicado em: 15/10/2025 11h48 - em Educação Ambiental

«1 2 3 1.585