Notícias

Prefeitura de São Paulo estuda medidas para retomada das aulas

A Secretaria Municipal de Educação fará ciclos de debates e escuta com sindicatos, professores e pais para adequar reabertura das escolas

Publicado em: 25/06/2020 18h39 | Atualizado em: 01/10/2021
fachada da Secretaria Municipal de Educação

A Prefeitura de São Paulo irá discutir durante o mês de julho com sindicatos, associação de pais e mestres, pais e alunos da rede municipal o protocolo de atendimento anunciado pelo governo do Estado de São Paulo.

Como ponto de partida a administração municipal criou algumas medidas que entre elas: a distribuição de kits individuais com máscara, sabonete e copo, disponibilização de álcool em gel em todas as unidades, controle de temperatura e demarcação de lugares visando o distanciamento. Todas as medidas pensadas estão de acordo com as diretrizes dadas pelo Governo do Estado de São Paulo.

O retorno dos quase 1 milhão de alunos seguirá diretrizes orientadoras do governo, mas também irá considerar as especificidades de cada unidade escolar, juntamente com a comunidade que atua no entorno da escola. As regras e protocolos valem para todas as etapas de ensino, da educação infantil a Educação de Jovens e Adultos (EJA).

Conteúdo pedagógico

O ano letivo de 2020 deverá ser estendido até fevereiro de 2021, com atividades de reforço que serão promovidas pelas escolas considerando as dificuldades especificas de cada estudantes. Antes do retorno, a Secretaria Municipal de Educação irá realizar ações de escuta dos educadores a fim de encontrar medidas que também amparem este público. A primeira ação será em uma live que acontecerá no próximo dia 30 de junho, com o nome “Narrar o tempo da distância e o da volta à escola”, com a participação de especialistas que debaterão junto à rede as ansiedades e angústias causadas pelo período de afastamento.

Todos os alunos serão submetidos a uma prova, uma avaliação de nível, para mensurar o conteúdo absorvido nesse período de aulas em casa. O objetivo é não deixar nenhum aluno para trás e que fiquem no mesmo nível, tanto os que tiveram acesso aos conteúdos online quanto os que trabalharam com o material impresso. Nesse primeiro momento as aulas de educação física deverão ser feitas prioritariamente de forma teórica.

Veja o Plano de Retorno da Educação – Governo do Estado de São Paulo 

 

Notícias Mais Recentes

Relacionadas

EMEF cria escape room sobre mitologia grega para estimular o raciocínio lógico dos estudantes

EMEF cria escape room sobre mitologia grega para estimular o raciocínio lógico dos estudantes

Publicado em: 02/12/2022 1h47 - em Secretaria Municipal de Educação

foto ilustrativa de estágio

Prática de estágio em escola municipal é reconhecida pela Prefeitura de São Paulo

Publicado em: 02/12/2022 12h18 - em Diretoria Regional de Educação São Mateus

Educador Em Destaque

SME homenageia e premia professores da Rede Municipal no Educador em Destaque 2022

Publicado em: 01/12/2022 4h25 - em Secretaria Municipal de Educação

Uniceu

Quatro polos da Rede UniCEU estão com inscrições abertas para especialização gratuita

Publicado em: 01/12/2022 2h32 - em Secretaria Municipal de Educação

Fotofrafia de uma pessoa com jaleco branco segurando uma escova de dentes gigantes e conversando com uma criança e duas pessoas adultas ao lado dela. Todos estão sorrindo e sentados à mesa que também possui uma dentadura gigante sobre ela.

Secretarias da Saúde e da Educação oficializam Programa Saúde na Escola

Publicado em: 01/12/2022 1h08 - em Secretaria Municipal de Educação

1 2 3 1.300