Notícias

Prefeitura de São Paulo estuda medidas para retomada das aulas

A Secretaria Municipal de Educação fará ciclos de debates e escuta com sindicatos, professores e pais para adequar reabertura das escolas

Publicado em: 25/06/2020 18h39 | Atualizado em: 01/10/2021
fachada da Secretaria Municipal de Educação

A Prefeitura de São Paulo irá discutir durante o mês de julho com sindicatos, associação de pais e mestres, pais e alunos da rede municipal o protocolo de atendimento anunciado pelo governo do Estado de São Paulo.

Como ponto de partida a administração municipal criou algumas medidas que entre elas: a distribuição de kits individuais com máscara, sabonete e copo, disponibilização de álcool em gel em todas as unidades, controle de temperatura e demarcação de lugares visando o distanciamento. Todas as medidas pensadas estão de acordo com as diretrizes dadas pelo Governo do Estado de São Paulo.

O retorno dos quase 1 milhão de alunos seguirá diretrizes orientadoras do governo, mas também irá considerar as especificidades de cada unidade escolar, juntamente com a comunidade que atua no entorno da escola. As regras e protocolos valem para todas as etapas de ensino, da educação infantil a Educação de Jovens e Adultos (EJA).

Conteúdo pedagógico

O ano letivo de 2020 deverá ser estendido até fevereiro de 2021, com atividades de reforço que serão promovidas pelas escolas considerando as dificuldades especificas de cada estudantes. Antes do retorno, a Secretaria Municipal de Educação irá realizar ações de escuta dos educadores a fim de encontrar medidas que também amparem este público. A primeira ação será em uma live que acontecerá no próximo dia 30 de junho, com o nome “Narrar o tempo da distância e o da volta à escola”, com a participação de especialistas que debaterão junto à rede as ansiedades e angústias causadas pelo período de afastamento.

Todos os alunos serão submetidos a uma prova, uma avaliação de nível, para mensurar o conteúdo absorvido nesse período de aulas em casa. O objetivo é não deixar nenhum aluno para trás e que fiquem no mesmo nível, tanto os que tiveram acesso aos conteúdos online quanto os que trabalharam com o material impresso. Nesse primeiro momento as aulas de educação física deverão ser feitas prioritariamente de forma teórica.

Veja o Plano de Retorno da Educação – Governo do Estado de São Paulo 

 

Notícias Mais Recentes

Relacionadas

Mulher sorrindo enquanto mexe no computador
Fotografia mostra um pódio com a estudante Yara Nayelle da Cruz Costa, em 1º lugar - Campeã Paulista De Xadrez Sub 10 Femino.
abaixo, uma imagem com a silhueta de pontos turisticos de São Pailo, acima, os dizeres ITA - Índice de transparência ativa

Secretaria Municipal de Educação mantém nota 10 no Índice de Transparência Ativa (ITA)

Publicado em: 27/03/2024 2h45 - em Secretaria Municipal de Educação

Fotografia de um globo terrestre nas mãos de uma pessoa.

Abrem hoje as inscrições para o curso “Refúgios Humanos: Migrar, um direito à vida” 

Publicado em: 27/03/2024 11h43 - em Educação em Direitos Humanos

Fotografia mostra professora sentada no chão, ela segura um livro com uma mão e aponta para as figuras com a outra. Na sua frente, há crianças sentadas no chão brincando com linhas e agulhas. No fundo da foto, pode-se ver os bonecos e bonecas negros e bolivianos.

Crianças de CEI Conjunto José Bonifácio exploram as diversas formas de tear

Publicado em: 27/03/2024 9h00 - em Secretaria Municipal de Educação

1 2 3 1.434