Notícias

Prefeitura de São Paulo abre processo seletivo para cursos técnicos em saúde bucal e farmácia

Cursos serão ministrados na Makiguti Norte; inscrições devem ser feitas até esta quarta-feira (15)

Publicado em: 14/06/2022 17h22 | Atualizado em: 14/06/2022
Curso Saúde Bucal

Estudantes usam bonecos durante curso de curso de saúde bucal em SP

A Prefeitura de São Paulo, por meio da Fundação Paulistana, vinculada à Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Trabalho abre 140 vagas nos cursos de Saúde Bucal e Farmácia da Makiguti Núcleo Norte I, em Santana. São 70 vagas em cada curso, sendo turmas de 35 pessoas. 

A Makiguti Norte I é o primeiro núcleo descentralizado da Escola Municipal de Educação Profissional e Saúde Pública Prof. Makiguti, equipamento da Fundação Paulistana que existe há 16 anos na Cidade Tiradentes, na zona leste da Capital. 

As aulas vão acontecer no contraturno de funcionamento da Escola Municipal de Ensino Fundamental e Médio (EMEFM) Prof. Derville Allegretti, em uma parceria intersecretarial, da SMDET com a Secretaria Municipal de Educação. Os cursos têm previsão de início no dia 28 de julho.  

Para participar, os interessados precisam ter o Ensino Médio completo ou estar cursando o último ano. O edital deve ser acessado no link https://bit.ly/makigutinorte2022. As vagas serão preenchidas mediante sorteio e com critérios de desempate.  

Os cursos têm duração de 18 meses, divididos em três módulos. Após a conclusão, os alunos recebem duas certificações, estando aptos a trabalhar como auxiliares e técnicos em todo o território nacional. 

Makiguti  

A Escola Professor Makiguti, da Fundação Paulistana, entidade vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Trabalho da Prefeitura de São Paulo, já qualificou mais de 14,6 mil profissionais na área da saúde, na Cidade Tiradentes, zona leste. São oferecidos os cursos de Gerência em Saúde, Hemoterapia, Saúde Bucal, Análises Clínicas, Farmácia e Cuidados de Idosos. Em 2021, foi inaugurado o Núcleo Norte I, com os cursos de técnico em Farmácia e Saúde Bucal, no bairro de Santana. 

A instituição municipal é a única no Brasil a ofertar cursos técnicos na área da saúde com certificados aprovados pelo Catálogo Nacional de Cursos Técnicos do Ministério da Educação.  

 Sobre a Fundação Paulistana 

A Fundação Paulistana de Educação Tecnologia e Cultura tem cursos de qualificação profissional em setores estratégicos para o município de São Paulo. Já qualificou e atendeu mais de 100 mil cidadãos em seus 18 anos de existência. 

Vinculada à Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Trabalho, da Prefeitura de São Paulo é responsável pela Escola Municipal de Educação Profissional e Saúde Pública Profº Makiguti e pelo Centro de Formação Cultural Cidade Tiradentes. 

Notícias Mais Recentes

Relacionadas

Ilustração em tons de azul e verde com o título

Literatura Infantil em Libras: Curso de formação para educadores abre período de inscrições

Publicado em: 15/07/2026 5h25 - em Secretaria Municipal de Educação

Foto Fachada Ceu Jaçanã

CEUs da Zona Norte recebem cursos gratuitos de qualificação profissional

Publicado em: 15/07/2026 3h39 - em Secretaria Municipal de Educação

otografia mostra uma sala de aula vazia, com carteiras e cadeiras organizadas em fileiras. O ambiente é amplo, iluminado por grandes janelas laterais protegidas por grades, possui paredes em tom amarelo-claro, piso cinza e um armário branco ao fundo. Não há pessoas na imagem.

Prefeitura amplia parceria bem-sucedida do Liceu para três Escolas Municipais de Ensino Fundamental  

Publicado em: 15/07/2026 12h03 - em Secretaria Municipal de Educação

Fotografia de uma sala de Centro de Educação Infantil com móveis pequenos de madeiras para bebês e uma tenda de tule laranaja e vermelho ao centro.
Fotografia de um auditório repleto de pessoas sentadas em momento de palestra.

Formação aborda acessibilidade curricular para estudantes cegos

Publicado em: 14/07/2026 4h00 - em Secretaria Municipal de Educação

«1 2 3 1.679