Notícias

Prefeitura de São Paulo abre inscrições para cursos gratuitos no setor de tecnologia e programação

Programa StarTI pretende qualificar e inserir mais de mil pessoas no mercado de trabalho

Publicado em: 12/02/2020 17h56 | Atualizado em: 06/08/2021
Imagem com o nome do Evento "StarTI" e as escritas "Curso Gratuito em Tecnologia".

Compartilhado via Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Trabalho

Estão abertas as inscrições gratuitas para o programa StarTI da Prefeitura de São Paulo, que conta com 450 vagas para os cursos de introdução à programação web; montagem e manutenção de computadores e; atendimento ao cliente por meio da plataforma ZenDesk. Para se candidatar os jovens de 15 a 29 anos precisam comparecer até 27 de fevereiro a um dos dois locais onde serão realizados o curso e fazer uma redação e um teste de matemática.

Oferecido pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Trabalho, por meio da Fundação Paulistana e do Instituto da Oportunidade Social – IOS, e com apoio da Secretaria Municipal da Educação, o programa StarTI realizará bimestralmente 14 turmas (350 vagas) em Santana, zona norte, e quatro turmas (100 vagas) em Santo Amaro, zona sul da capital.

“O setor de tecnologia é um dos mais democráticos do mercado de trabalho, no entanto, uma das dificuldades das empresas na hora de contratar são candidatos com pouca qualificação. Pensando nisso criamos o StarTI, justamente para dar oportunidade para jovens que buscam se capacitar e gerar renda por meio da criação de sites, manutenção de computadores e atendimento online”, explica a secretária de Desenvolvimento Econômico e Trabalho, Aline Cardoso.

Com incentivo a formação de mulheres e afrodescendentes, os cursos possuem duração de 160 horas em aulas que vão de segunda a sexta-feira nos turnos da manhã, tarde e noite. O curso de montagem e manutenção de computadores será realizado apenas em Santana.

Buscando atender o público vulnerável da cidade e garantir a frequência dos alunos, o StarTI arcará com os custos de transportes de até 20% dos participantes. Para ter acesso ao beneficio, o candidato deverá comprovar renda de até um quarto do salário mínimo per capta na residência que mora.

O programa será realizado por oito meses. “Caso o programa tenha alta demanda temos a possibilidade de estender por mais oito meses para capacitar mais 1.000 jovens que estão em busca de aprender uma nova profissão e começar a trabalhar”, destaca Aline Cardoso.

Além da qualificação técnica, os participantes vão receber dicas e orientações para o desenvolvimento de suas habilidades socioemocionais, conhecidas como “soft skills”, como criatividade, inovação e atitude empreendedora.

Ao final do curso, os alunos receberão certificados e poderão participar do Programa IOS de Oportunidades, onde terão a chance de se candidatar as vagas de trabalho das empresas parceiras do programa. O Cate – Centro de Apoio ao Trabalho e Empreendedorismo também fará a captação de vagas de emprego no setor, encaminhando os alunos para oportunidades de emprego.

Para participar, o interessado deverá comparecer a sede da IOS, localizada em Santana, ou a EMEF Professor Linneu Prestes, em Santo Amaro, até 13 de fevereiro, das 8h às 17h. É necessário apresentar RG; CPF; CPF dos pais ou responsáveis (menores de idade); comprovante de escolaridade; comprovante de residência (conta de água, luz e telefone – levar os três) e comprovante de renda de todos os moradores da residência. Pessoas com deficiência devem levar laudo médico atualizado.

Programa StarTI – Inscrições abertas até 27 de fevereiro

Horário de atendimento das inscrições: 8h às 17h
Inicio das aulas: 17 de fevereiro.

Locais:

Santana (Sede do Instituto da Oportunidade Social)
Av. Gal. Ataliba Leonel, 245 | Tel. (11) 2503-2617
Cursos:
Introdução à programação web
Montagem e manutenção de computadores
Atendimento ao cliente com a plataforma zendesk

Santo Amaro (Escola Municipal de Ensino Fundamental e Médio Professor Linneu Prestes)
Av. Adolfo Pinheiro, 511 | Cel. (11) 99674-2986
Cursos:
Introdução de Programação à Web
Atendimento ao Cliente com a plataforma Zendesk.

Notícias Mais Recentes

Relacionadas

banner de vacinação do Concurso Cultura Butantan. imagem com um gibi da turma da mônica
Ilustração com elementos visuais típicos de contos de fadas. Segue o texto: Antologia De Contos do ensino fundamental e médio, edição 2021

Inscrições para envio de textos para o livro Antologia de Contos foram prorrogadas

Publicado em: 22/09/2021 12h40 - em Secretaria Municipal de Educação

825x470 (3)

SME oferece formação sobre Novo Ensino Médio para professores

Publicado em: 21/09/2021 3h21 - em Secretaria Municipal de Educação

825x470 (1)

Secretário dá continuidade à escuta ativa com DREs São Mateus e Santo Amaro

Publicado em: 20/09/2021 5h46 - em Secretaria Municipal de Educação

Imagem da estante de livros da Sala de Leitura de uma escola.

Comissão composta por 130 pessoas escolhe livros entre 4.500 títulos entregues à SME

Publicado em: 20/09/2021 5h44 - em Secretaria Municipal de Educação

1 2 3 1.191