Notícias

Prefeitura aumenta raio de atendimento para transporte escolar e anuncia acréscimo de 75% de estudantes beneficiados

Bebês e crianças que moram a 1,5 km da escola passarão a ser atendidos, atualmente regra em vigor é de 2 km; medida é válida para 2023 após novo credenciamento dos veículos

Publicado em: 10/05/2022 11h41 | Atualizado em: 11/05/2022
Imagem de uma perua escolar com crianças e o motorista dentro. Na porta e lateral do veículo está escrito: "TEG - Escolar".

O prefeito de São Paulo, Ricardo Nunes, e o secretário de Educação, Fernando Padula, assinaram nesta segunda-feira (9) o decreto que aumenta o raio de distância de estudantes atendidos pelo Programa de Transporte Escolar Municipal Gratuito (TEG) a partir do ano letivo de 2023. O investimento será de R$ 4,9 milhões por mês.

Com a mudança, os alunos que moram a partir de um quilômetro e meio da escola em que estão matriculados, passarão a ter direito ao transporte. Hoje, pela legislação em vigor são atendidos os alunos cuja distância é de dois quilômetros. Ao ampliar o raio de atendimento em 500 metros, a Prefeitura passará a atender, a partir do ano que vem, mais 22 mil estudantes, saltando de 29 mil para 51 mil, um aumento de 75%.

No total, hoje são contemplados mais de 81 mil estudantes de 0 a 12 anos. Destes, 29 mil moram, no mínimo, a dois quilômetros da unidade educacional, respeitando a legislação em vigor. O restante são alunos com deficiência, doenças crônicas em que há indicação médica de necessidade de transporte para ir e voltar da escola, ou ainda, têm barreiras físicas no meio do trajeto.

Com a nova regra, a Prefeitura atenderá na totalidade 103 mil bebês e crianças de 0 a 12 anos. O transporte é feito tanto para as aulas regulares quanto para as atividades oferecidas no contraturno, garantindo acesso e permanência das crianças à educação.

A distância entre a casa e a escola do aluno é calculada automaticamente pelo sistema Escola Online (EOL). Por isso, a partir do ano que vem os estudantes que fizerem a rematrícula ou matrícula na Rede Municipal e estiverem dentro da regra do programa, serão acionados pela escola.

Para o secretário da Educação, Fernando Padula, a ampliação do programa é mais um fator para garantir que as crianças cheguem às escolas de forma segura. “A distância da casa entre a escola não pode ser impeditivo de acesso e permanência. Nosso trabalho é de garantir de todas as formas que essa criança vá para a escola e aprenda.”

Credenciamento de veículos

Para atender a nova demanda, a Prefeitura vai abrir o credenciamento de novos veículos. A expectativa é contratar aproximadamente até outros 1.000 novos veículos para fazer o transporte. Hoje a Prefeitura já possui 2.975 carros cadastrados no programa.

Notícias Mais Recentes

Relacionadas

Whatsapp Image 2023 01 24 At 17.00.37

SME promove Organização Pedagógica de 2023

Publicado em: 24/01/2023 5h08 - em Secretaria Municipal de Educação

Imagem de fundo azul, com silhuetas de prédios e os dizeres: Aniversário de São Paulo

CEUs comemoram aniversário de SP nesta quarta com programação especial

Publicado em: 24/01/2023 2h53 - em Secretaria Municipal de Educação

fotos dos itens que compõe o uniforme das escolas da prefeitura de São Paulo
fotografia de 4 pessoas, incluindo uma cadeirante, na frente de um muro tátil, no qual é possível perceber diversos objetos fixados e pendurados

CEU Água Azul inaugura Muro Tátil com foco na acessibilidade

Publicado em: 19/01/2023 6h16 - em Secretaria Municipal de Educação

fotografia do pátio do colégio Liceu Coração de Jesus.

Liceu Coração de Jesus começa a receber cadastros para matrícula nesta quarta-feira (18)

Publicado em: 18/01/2023 12h14 - em Secretaria Municipal de Educação

1 2 3 1.309