Prefeitura assina Declaração de Utilidade Pública para implementação de CEU na Vila Nova Cachoeirinha

Anúncio foi feito durante o Prefeitura Presente, que voltou à região nesta sexta-feira (21) e atende a um pedido da comunidade feito na primeira rodada do programa

Publicado em: 21/06/2024 17h09 | Atualizado em: 21/06/2024
Imagem com fundo azul onde se lê CEU - Centro Educacional Unificado.

O prefeito Ricardo Nunes assinou nesta sexta-feira (20) uma Declaração de Utilidade Pública (DUP) de terrenos no distrito da Vila Nova Cachoeirinha, Zona Norte, para implementação de um Centro Educacional Unificado (CEU). O anúncio da nova unidade foi feito durante a ação Prefeitura Presente, que voltou à região da Casa Verde/Vila Nova Cachoeirinha nesta sexta-feira (21).

Os CEUs são equipamentos educacionais que têm como objetivo promover uma educação à população de maneira integral, democrática, humanizadora e com qualidade social, por meio de atividades culturais, esportivas, educativas, lazer, recreação e muito mais para todas as idades: bebês, crianças, jovens, adultos e idosos. Além de contribuir para a valorização do território e comunidade ao redor.

São oferecidos diversos projetos por meio da integração com outras secretarias e instituições, como Fab Lab, Telecentro, Cozinha Escola e Rede Uniceu. Ao todo são 58 CEUs distribuídos pela capital, sendo três na Zona Norte: Jaçanã, Tremembé e Freguesia do Ó.

Após assinatura da declaração de utilidade pública, há um período de 5 anos para desapropriação dos imóveis.

Também está em andamento um modelo de Parceria Público-Privada (PPP) para construção de novos CEUs. O primeiro lote foi assinado entre a Prefeitura e a concessionária Integra e inclui a construção das unidades Cidade Ademar, Cidade Líder, Ermelino Matarazzo, Imperador e Grajaú. O contrato, no valor de aproximadamente R$ 1,5 bilhão, corresponde à soma das contraprestações mensais máximas de R$ 4,3 milhões durante os 25 anos de vigência do contrato, e o aporte financeiro de aproximadamente R$ 290 milhões.

Atleta paralímpico que estudou na EMEF General Julio Marcondes Salgado
Emef Oswaldo Aranha
Muitos estudantes sentados no chão com a mão direita levantada.
Espaço com brinquedos e prateleiras de madeira. Ao fundo há uma placa onde está escrito

Prefeitura de São Paulo entrega Bebeteca no CEU Parque Novo Mundo

Publicado em: 03/07/2024 4h02 - em Secretaria Municipal de Educação

Inauguração do CEI Ziraldo