Notícias

Prefeitura anuncia projeto para formação de professores de creches conveniadas e indiretas

O programa, que tem dois anos de duração, será realizado em parceria com o Centro de Educação e Documentação para Ação Comunitária

Publicado em: 24/10/2018 10h09 | Atualizado em: 04/05/2021

forma_parceiras_740x430.jpg

De Secretaria Especial de Comunicação

A Prefeitura de São Paulo, por meio da Secretaria Municipal de Educação (SME), anunciou nesta sexta-feira (19), no Clube da Turma, em Pedreira, Zona Sul da capital, o projeto de formação para professores de creches indiretas e conveniadas da rede municipal.

“Nada diminui mais distâncias sociais do que a Educação. Aqui nós estamos tratando de ter uma ação firme não apenas no quantitativo mas, acima de tudo, no qualitativo”, destacou o prefeito Bruno Covas.

A formação dos professores será realizada em parceria com o
Centro de Educação e Documentação para Ação Comunitária (CEDAC). A meta é proporcionar aos profissionais que atuam nos Centros de Educação Infantil (CEIs) conveniados o mesmo padrão pedagógico dos Centros de Educação Infantil (CEIs) diretos. O curso terá duração de dois anos e sua metodologia é realizada a partir de uma cadeia formativa: diretores e coordenadores das creches passarão pela formação em gestão pedagógica e, na sequência, esses funcionários irão ministrar aulas para os professores. Participarão desse processo 3.856 profissionais de equipes gestoras e 23.860 educadores de 1.928 Centros de Educação Infantil (CEIs) conveniados da rede municipal.

Manual de Gestão de Parcerias

Após o lançamento do projeto de formação de professores, foi anunciado o Manual de Gestão de Parcerias. O documento tem o objetivo de simplificar, racionalizar e fornecer subsídios práticos relativos aos procedimentos de celebração, monitoramento e avaliação dos Termos de Colaboração celebrados entre a Secretaria Municipal de Educação (SME) e organizações da Sociedade Civil para manutenção de CEIs da rede parceira.

Acesse o Manual de Gestão de Parcerias clicando aqui. 

Entenda os diferentes tipos de CEIs

Creches Conveniadas são as unidades que funcionam em prédios que não são da Prefeitura, mas têm administração e funcionários das instituições em parceria com o município, que paga as entidades de acordo com o número de crianças por elas atendidas. São Paulo conta com 1.554 CEIs Conveniados.

Os CEIs Indiretos funcionam em imóveis da Prefeitura, porém são administrados por uma instituição parceira, também responsável pela contratação dos funcionários e professores. Há 374 unidades deste tipo na cidade.

Quando a creche é direta, a posse do imóvel, a administração e a equipe são de responsabilidade da Prefeitura. Há 376 CEIs diretos no município.

Segundo dados do EOL (Escola On Line), de 30 de setembro, a Rede Municipal de Ensino tem, atualmente, 329.088 crianças matriculadas nos CEIs.

Veja mais fotos do evento clicando aqui.

Notícias Mais Recentes

Relacionadas

Imagem mostra, em primeiro plano, uma criança se alimentando. Ela está com uma colher na boca e um prato em sua frente. Ao fundo, outras crianças também comendo e funcionarias da escola auxiliando
Programação de dezembro- imigrante e cultura inclusiva

Migração e acessibilidade são eixos centrais da programação dos CEUs em dezembro

Publicado em: 06/12/2021 6h29 - em Secretaria Municipal de Educação

Mão infantil segurando massinha de modelar
mão feminina preenchendo gabarito de prova de concurso

SME convoca candidatos aprovados em lista específica de Negro, Negra ou Afrodescendentes

Publicado em: 04/12/2021 1h30 - em Secretaria Municipal de Educação

Imagem de uma professora sentada do chão. Ela segura um caderno com uma figura e mostra para a criança que está em pé em sua frente.

SME amplia em 1.068 o número de cargos para a Educação Infantil Municipal

Publicado em: 03/12/2021 5h08 - em Secretaria Municipal de Educação

1 2 3 1.212