Notícias
Prefeito visita a nova creche Sítio Caraguatá
CEI indireta localizada no Ipiranga, Zona Sul da capital, tem capacidade para atender 124 crianças, sendo 78 de berçário
Publicado em: 14/09/2018 17h07 | Atualizado em: 04/05/2021por Secretaria Especial de Comunicação
O prefeito Bruno Covas visitou, nesta sexta-feira (14), o novo Centro de Educação Infantil Indireto Sítio Caraguatá no Parque Bristol, Ipiranga, Zona Sul da capital. O local tem capacidade para atender 124 crianças, sendo 78 de berçário.
A creche conta com quatro salas de aula, três berçários, salas multiuso e de amamentação, além de dois banheiros, elevador e playground. A unidade também dispõe de cozinha e refeitório, onde são servidas cinco refeições diárias (café da manhã, lanche, almoço, lanche da tarde e jantar), em uma jornada de dez horas de atendimento, das 7h às 17h. Em uma ação inédita, o CEI Indireto Sítio Caraguatá permite que os pais, que dispõem de horário, tomem café da manhã com seus filhos, com o objetivo de estimular o desenvolvimento cognitivo dos menores e estreitar os laços familiares desde a primeira infância.
A unidade atende a população local desde o mês de abril, dois anos após o início da sua construção. Está instalada em um terreno com 1.249 m²e tem 789 m²de área construída. Lá, as crianças são assistidas por 16 professores e 24 funcionários. O Centro de Educação Infantil Indireto Sítio Caraguatá é administrado pela União de Núcleos, Associação dos Moradores de Heliópolis e Região (UNAS), e recebe um repasse mensal de R$ 91.603,33.
“Investir na primeira infância é a melhor e mais justa política de equidade. São Paulo realizou a maior expansão de vagas em creche da história nos primeiros 15 meses de gestão. Pela primeira vez, a ampliação foi focada nas regiões mais vulneráveis da cidade, para garantir o direito de quem mais precisa”, afirma o secretário municipal de Educação, Alexandre Schneider.
Saiba quais são os diferentes tipos de CEIs
Um CEI indireto, como é o caso do Sítio Caraguatá, conta com prédio construído pela Prefeitura de São Paulo, porém é administrado por uma instituição parceira, também responsável pela contratação dos funcionários e professores. Quando a unidade é direta, significa que tanto o imóvel, como a administração e a equipe que lá trabalha, são da Prefeitura.
Já as creches parceiras são as unidades que têm prédio, administração e funcionários de instituições que fazem convênio com a Prefeitura, que paga as entidades de acordo com o número de crianças por elas atendidas.
Desde janeiro de 2017, foram ampliadas 44.501 vagas em creches, sendo 36.378 matrículas e 8.123 vagas garantidas com a assinatura das parcerias e destinação de recursos.
Notícias Mais Recentes
Secretaria Municipal de Educação
2 mil estudantes da Rede Municipal disputam a final do 27º Campeonato de Xadrez
Secretaria Municipal de Educação
Seminário reúne ações de impacto sociocultural na área de Literatura
Secretaria Municipal de Educação
Prefeitura começa distribuição de 400 mil cestas básicas para atender famílias de estudantes em situação de vulnerabilidade nas férias
Secretaria Municipal de Educação
CEI Ismael Ivo é a 13ª unidade escolar das 45 que serão entregues pela Prefeitura até 2024
Secretaria Municipal de Educação
Serasa promove mutirão de educação financeira em 22 CEUs da capital
Secretaria Municipal de Educação
Resultados finais de concursos de professores da Prefeitura de SP são divulgados
Relacionadas

Escolas Municipais de Ensino Fundamental (EMEF)
Publicado em: 02/12/2015 3h01 - em Diretoria Regional de Educação Capela do Socorro

Como as Unidades Educacionais avaliam o DAE?
Publicado em: 02/12/2015 12h25 - em Alimentação Escolar

Curso Ciclo de Alfabetização: Olhar para os Sujeitos da Aprendizagem
Publicado em: 01/12/2015 4h30 - em Diretoria Regional de Educação São Miguel

DAE participa do Encontro Nacional das Cidades Educadoras de 2015
Publicado em: 01/12/2015 11h47 - em Alimentação Escolar

Oficinas de arte simultânea na EMEI Alfredo Volpi
Publicado em: 01/12/2015 11h24 - em Diretoria Regional de Educação São Mateus