Notícias

Prédio da EMEF Desembargador Teodomiro Toledo Piza é ampliado

Nova estrutura beneficiará o desenvolvimento de ações relacionadas à expansão da jornada escolar

Publicado em: 09/06/2016 12h29 | Atualizado em: 04/05/2021

Ocorreu na manhã da terça, 7 de junho, na zona sul da capital, a entrega da reforma e ampliação da Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) Desembargador Teodomiro Toledo Piza, no Parque Grajaú, região da Diretoria Regional de Educação (DRE) Capela do Socorro. Com a ampliação, os alunos e professores ganharam mais conforto e novos espaços para o desenvolvimento de diversas atividades, especialmente aquelas que se referem à expansão da jornada escolar.

O Prefeito de São Paulo, Fernando Haddad, e a Vice-Prefeita e Secretária Municipal de Educação, Nádia Campeão, visitaram as novas instalações da unidade que, com a ampliação, ganhou uma Sala de Apoio e Atendimento à Inclusão (SAAI), duas quadras poliesportivas, cobertura da quadra já existente, ampliação do refeitório, cozinha e laboratório de informática, além de salas especiais para o trabalho com xadrez, ginástica, dança, música, artes, banda e fanfarra. A área verde externa foi revitalizada.

Jean Carlos Bertuleza de Carvalho trabalha como diretor da EMEF desde 2014. Ele conta que antes da reforma, a unidade possuía pouco espaço para o atendimento na ampliação de jornada dos alunos. “O recebimento da ampliação e reforma trouxe ânimo para todos os colegiados da escola. Professores, alunos, Conselho de Escola, Grêmio Estudantil, Associação de Pais e Mestres e famílias viram as melhorias como algo positivo também para além dos muros da escola. Novos projetos surgiram a partir das novas possibilidades da escola”, conta o gestor. Desde a sua inauguração, em 1969, a unidade nunca havia passado por uma reforma estrutural.

O Prefeito Fernando Haddad ressaltou a importância da liderança dos gestores, nas Unidades Educacionais, para que o Projeto Político-Pedagógico de cada escola funcione de forma efetiva. A Vice-Prefeita e Secretária Municipal de Educação, Nádia Campeão, falou aos alunos e responsáveis sobre a importância da apropriação dos novos espaços e da participação nas ações culturais e esportivas que a EMEF oferece, além da dedicação ao currículo oferecido na escola.

A EMEF atende cerca de 1.300 alunos, com ensino que vai desde o Ensino Fundamental I até a Educação de Jovens e Adultos (EJA). Na ampliação da jornada, os alunos podem participar de projetos de bandas e fanfarras, canto e coral, violão, ginástica, imprensa jovem, xadrez e recuperação paralela. 

Educação Integral – Marcelo Bernardo foi aluno da EMEF durante todo o Ensino Fundamental e há cinco anos tornou-se Professor de Artes da unidade. Ele ocupa a função de Professor Orientador de Educação Integral (POEI) e conta que as melhorias feitas no prédio possibilitarão a retomada de antigos projetos e implantação de novos, como horta, teatro e pintura.

“Estou adorando a ampliação da escola. Ela ficou mais bonita e agora tem espaços para organizar os materiais que, antigamente, ficavam espalhados”, conta o aluno Bruno dos Santos, que tem 11 anos, cursa o 7º ano na unidade e participa há dois anos da turma de Imprensa Jovem da unidade, o Teo Comunica. Durante a visita, o garoto entrevistou o Prefeito Haddad.

Participação dos alunos – A abertura das ações contou com a apresentação cultural de alunos que fazem parte de turmas de ampliação de jornada. Representantes dos grupos de violão e de fanfarra apresentaram conjuntamente a canção “Que país é esse”, de Renato Russo.

Cerca de 30 alunos da unidade fazem parte do projeto Banda e Fanfarra, sob a regência do Professor Alvin Gonçalves Vieira. Já o projeto de violão possui cerca de 50 crianças e jovens matriculados e conta com a coordenação do professor Fernando José dos Santos Filho.

Imprensa Jovem – Durante todo o evento, cerca de 15 alunos participantes do Teo Comunica, equipe de Imprensa Jovem da unidade, fizeram registros fotográficos, filmagens e entrevistas.

Clique aqui para ver a galeria de fotos.

Notícias Mais Recentes

Relacionadas

Imagem mostra, em primeiro plano, uma criança se alimentando. Ela está com uma colher na boca e um prato em sua frente. Ao fundo, outras crianças também comendo e funcionarias da escola auxiliando
Programação de dezembro- imigrante e cultura inclusiva

Migração e acessibilidade são eixos centrais da programação dos CEUs em dezembro

Publicado em: 06/12/2021 6h29 - em Secretaria Municipal de Educação

Mão infantil segurando massinha de modelar
mão feminina preenchendo gabarito de prova de concurso

SME convoca candidatos aprovados em lista específica de Negro, Negra ou Afrodescendentes

Publicado em: 04/12/2021 1h30 - em Secretaria Municipal de Educação

Imagem de uma professora sentada do chão. Ela segura um caderno com uma figura e mostra para a criança que está em pé em sua frente.

SME amplia em 1.068 o número de cargos para a Educação Infantil Municipal

Publicado em: 03/12/2021 5h08 - em Secretaria Municipal de Educação

1 2 3 1.212