Notícias
Prédio da EMEF Desembargador Teodomiro Toledo Piza é ampliado
Nova estrutura beneficiará o desenvolvimento de ações relacionadas à expansão da jornada escolar
Publicado em: 09/06/2016 12h29 | Atualizado em: 04/05/2021Ocorreu na manhã da terça, 7 de junho, na zona sul da capital, a entrega da reforma e ampliação da Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) Desembargador Teodomiro Toledo Piza, no Parque Grajaú, região da Diretoria Regional de Educação (DRE) Capela do Socorro. Com a ampliação, os alunos e professores ganharam mais conforto e novos espaços para o desenvolvimento de diversas atividades, especialmente aquelas que se referem à expansão da jornada escolar.
O Prefeito de São Paulo, Fernando Haddad, e a Vice-Prefeita e Secretária Municipal de Educação, Nádia Campeão, visitaram as novas instalações da unidade que, com a ampliação, ganhou uma Sala de Apoio e Atendimento à Inclusão (SAAI), duas quadras poliesportivas, cobertura da quadra já existente, ampliação do refeitório, cozinha e laboratório de informática, além de salas especiais para o trabalho com xadrez, ginástica, dança, música, artes, banda e fanfarra. A área verde externa foi revitalizada.
Jean Carlos Bertuleza de Carvalho trabalha como diretor da EMEF desde 2014. Ele conta que antes da reforma, a unidade possuía pouco espaço para o atendimento na ampliação de jornada dos alunos. “O recebimento da ampliação e reforma trouxe ânimo para todos os colegiados da escola. Professores, alunos, Conselho de Escola, Grêmio Estudantil, Associação de Pais e Mestres e famílias viram as melhorias como algo positivo também para além dos muros da escola. Novos projetos surgiram a partir das novas possibilidades da escola”, conta o gestor. Desde a sua inauguração, em 1969, a unidade nunca havia passado por uma reforma estrutural.
O Prefeito Fernando Haddad ressaltou a importância da liderança dos gestores, nas Unidades Educacionais, para que o Projeto Político-Pedagógico de cada escola funcione de forma efetiva. A Vice-Prefeita e Secretária Municipal de Educação, Nádia Campeão, falou aos alunos e responsáveis sobre a importância da apropriação dos novos espaços e da participação nas ações culturais e esportivas que a EMEF oferece, além da dedicação ao currículo oferecido na escola.
A EMEF atende cerca de 1.300 alunos, com ensino que vai desde o Ensino Fundamental I até a Educação de Jovens e Adultos (EJA). Na ampliação da jornada, os alunos podem participar de projetos de bandas e fanfarras, canto e coral, violão, ginástica, imprensa jovem, xadrez e recuperação paralela.
Educação Integral – Marcelo Bernardo foi aluno da EMEF durante todo o Ensino Fundamental e há cinco anos tornou-se Professor de Artes da unidade. Ele ocupa a função de Professor Orientador de Educação Integral (POEI) e conta que as melhorias feitas no prédio possibilitarão a retomada de antigos projetos e implantação de novos, como horta, teatro e pintura.
“Estou adorando a ampliação da escola. Ela ficou mais bonita e agora tem espaços para organizar os materiais que, antigamente, ficavam espalhados”, conta o aluno Bruno dos Santos, que tem 11 anos, cursa o 7º ano na unidade e participa há dois anos da turma de Imprensa Jovem da unidade, o Teo Comunica. Durante a visita, o garoto entrevistou o Prefeito Haddad.
Participação dos alunos – A abertura das ações contou com a apresentação cultural de alunos que fazem parte de turmas de ampliação de jornada. Representantes dos grupos de violão e de fanfarra apresentaram conjuntamente a canção “Que país é esse”, de Renato Russo.
Cerca de 30 alunos da unidade fazem parte do projeto Banda e Fanfarra, sob a regência do Professor Alvin Gonçalves Vieira. Já o projeto de violão possui cerca de 50 crianças e jovens matriculados e conta com a coordenação do professor Fernando José dos Santos Filho.
Imprensa Jovem – Durante todo o evento, cerca de 15 alunos participantes do Teo Comunica, equipe de Imprensa Jovem da unidade, fizeram registros fotográficos, filmagens e entrevistas.
Clique aqui para ver a galeria de fotos.
Notícias Mais Recentes
Secretaria Municipal de Educação
Dia D da Multivacinação incentiva atualização das vacinas e retirada da Declaração de Vacinação Atualizada (DVA)
Secretaria Municipal de Educação
São Paulo é destaque em Mostra Nacional do MEC sobre Educação Integral
Bom de Prova
Contagem regressiva: Estudantes da rede municipal de SP entram na reta final de preparação para as avaliações do Bom de Prova
Diretoria Regional de Educação Capela do Socorro
Escolas da Capela do Socorro recebem prêmio de destaque no 1º Concurso de Documentários sobre emergências climáticas
Diretoria Regional de Educação Capela do Socorro
Crianças do CEU EMEI Maria Aparecida Coelho Alves Teixeira mergulham no mundo dos insetos
Diretoria Regional de Educação Butantã
SME abre inscrições para atuação temporária durante a próxima edição do Recreio nas Férias
Relacionadas

Dia D da Multivacinação incentiva atualização das vacinas e retirada da Declaração de Vacinação Atualizada (DVA)
Publicado em: 17/10/2025 1h17 - em Secretaria Municipal de Educação

São Paulo é destaque em Mostra Nacional do MEC sobre Educação Integral
Publicado em: 17/10/2025 12h37 - em Secretaria Municipal de Educação

Contagem regressiva: Estudantes da rede municipal de SP entram na reta final de preparação para as avaliações do Bom de Prova
Publicado em: 17/10/2025 10h00 - em Bom de Prova

Escolas da Capela do Socorro recebem prêmio de destaque no 1º Concurso de Documentários sobre emergências climáticas
Publicado em: 17/10/2025 9h00 - em Diretoria Regional de Educação Capela do Socorro

Crianças do CEU EMEI Maria Aparecida Coelho Alves Teixeira mergulham no mundo dos insetos
Publicado em: 16/10/2025 6h01 - em Diretoria Regional de Educação Capela do Socorro