Notícias

Prato Aberto é reconhecido como prática inovadora no setor público

Programa CopiCola, da Secretaria de Tecnologia vai lançar guias inéditos de aplicação de políticas públicas inovadoras

Publicado em: 20/03/2019 12h23 | Atualizado em: 04/05/2021

Prato aberto II_740x430.jpg

Nesta quarta -feira, dia 20, a Prefeitura de São Paulo lança o programa CopiCola voltado para difusão de políticas inovadoras no setor público. O evento acontece a partir das 10h, no Centro Cultural São Paulo, Rua Vergueiro, 100.

O programa CopiCola em parceria com o Centro Brasileiro de Análise e Planejamento (CEBRAP), registrou cinco casos de políticas públicas inovadoras – Concurso de Projetos do Mobilab, Zona Azul Digital, Prato Aberto, Empreenda Fácil e Banco de Dados Geográfico – e preparou guias de aplicação dessas práticas que poderão ser replicadas por outras áreas da própria prefeitura, esferas de governo, organizações da sociedade civil e interessados.

A publicação desses guias de aplicação é uma iniciativa inédita que visa alimentar a atmosfera de inovação dentro do setor público e a troca dessa experiência com outros setores da sociedade civil.

“Recebemos com muito orgulho essa indicação e garantimos que os projetos exitosos serão continuados e cada vez mais aprimorados”, afirma João Cury.

“Esse programa aborda temas que são estratégicos para todas as áreas da prefeitura e esferas de governo como, por exemplo, inovar na forma de contratar tecnologia no setor público, digitalização de serviços, desenvolvimento de sistemas integrados, uso de novas tecnologias abertas e o aprimoramento das iniciativas de transparência”, explica Daniel Annenberg, secretário municipal de Inovação e Tecnologia.

Prato Aberto

A Secretaria Municipal de Educação de São Paulo (SME-SP), em parceria com a Representação da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco no Brasil), lançou em 2018, o “Prato Aberto – Comida Boa Não Tem Segredo” para ampliar a transparência no fornecimento de merenda para mais de 995 mil crianças e jovens atendidos nas 3.220 escolas. São mais de 2 milhões de refeições diárias.

A plataforma, que pode ser acessada clicando aqui, é projetada para funcionar em computadores e dispositivos móveis como tablets e celulares. A ferramenta permite a consulta dos cardápios por dia e por escola, com visualização no mapa. É a primeira vez que os cardápios são divulgados por unidade escolar — até hoje, modelos de cardápio por tipo de gestão eram publicados no Diário Oficial.

O aplicativo foi desenvolvido por meio de um desafio aberto para equipes de todo o país. Foram nove finalistas da 1ª Seleção de Inovação Tecnológica do Pátio Digital, que tinha como desafio melhorar a disponibilização de informações sobre o cardápio escolar por meio da criação de um aplicativo. O grupo vencedor, formado por Guilherme Cordeiro, Maurício Longato, Vitor Makiyama e Lucas Santos, passou os últimos quatro meses desenvolvendo o aplicativo Prato Aberto.

Edital de chamamento público

Até o fim do ano, o programa CopiCola vai registrar e publicar guias de mais oito práticas inovadoras da Prefeitura de São Paulo. Para viabilizar essa iniciativa, a Secretaria Municipal de Inovação e Tecnologia publicou no início de março o edital de chamamento público que visa selecionar organizações da sociedade civil sem fins lucrativos na área de pesquisa em política pública. O edital fica aberto até 04 de abril. Para se inscrever, clique aqui

O programa CopiCola

O programa CopiCola é uma iniciativa da Secretaria Municipal de Inovação e Tecnologia que busca valorizar as práticas inovadoras no setor público. O objetivo é garantir a difusão de políticas públicas de inovação da Prefeitura de São Paulo, de modo que a experiência possa ser replicada em outras áreas da própria prefeitura e até em outras esferas de governo, organizações da sociedade civil e setores interessados.

Partindo da seleção dos casos, o programa registra todas as etapas que possibilitaram a implantação da política pública inovadora e produz, por fim, um guia para facilitar a replicação da prática em outros contextos.

Serviço
Lançamento do Programa CopiCola
Data: 20/03/2019 – quarta-feira
Horário: 10h às 12h
Local: Centro Cultural São Paulo. Rua Vergueiro, 100

Notícias Mais Recentes

Relacionadas

Estudantes sentados na quadra jogando vôlei sentado.

DRE São Miguel realiza 1º Festival de Vivências Paralímpicas

Publicado em: 07/12/2022 8h24 - em Diretoria Regional de Educação São Miguel

Imagem onde se lê

SME realiza I Congresso de Educação em Gênero e Diversidade

Publicado em: 07/12/2022 8h18 - em Secretaria Municipal de Educação

imagem com o texto Esse Lugar Que Tanto Amo

Embaixada da França promove ações voltadas para profissionais da educação

Publicado em: 06/12/2022 4h24 - em Secretaria Municipal de Educação

Fotografia mostra 5 estudantes sentados. Na frente deles há um tecido no chão, com cestas com frutas de brinquedo e livros em cima

Escola da Rede Municipal de SP monta barraca literária em feira livre

Publicado em: 06/12/2022 3h57 - em Secretaria Municipal de Educação

Fotografia de uma estudante negra, ela está concentrada escrevendo no livro sobre sua mesa.

Está aberto período de inscrição para estudantes do Ensino Fundamental e Médio

Publicado em: 05/12/2022 12h43 - em Secretaria Municipal de Educação

1 2 3 1.302