Prato Aberto é reconhecido como prática inovadora no setor público

Programa CopiCola, da Secretaria de Tecnologia vai lançar guias inéditos de aplicação de políticas públicas inovadoras

Publicado em: 20/03/2019 12h23 | Atualizado em: 04/05/2021

Prato aberto II_740x430.jpg

Nesta quarta -feira, dia 20, a Prefeitura de São Paulo lança o programa CopiCola voltado para difusão de políticas inovadoras no setor público. O evento acontece a partir das 10h, no Centro Cultural São Paulo, Rua Vergueiro, 100.

O programa CopiCola em parceria com o Centro Brasileiro de Análise e Planejamento (CEBRAP), registrou cinco casos de políticas públicas inovadoras – Concurso de Projetos do Mobilab, Zona Azul Digital, Prato Aberto, Empreenda Fácil e Banco de Dados Geográfico – e preparou guias de aplicação dessas práticas que poderão ser replicadas por outras áreas da própria prefeitura, esferas de governo, organizações da sociedade civil e interessados.

A publicação desses guias de aplicação é uma iniciativa inédita que visa alimentar a atmosfera de inovação dentro do setor público e a troca dessa experiência com outros setores da sociedade civil.

“Recebemos com muito orgulho essa indicação e garantimos que os projetos exitosos serão continuados e cada vez mais aprimorados”, afirma João Cury.

“Esse programa aborda temas que são estratégicos para todas as áreas da prefeitura e esferas de governo como, por exemplo, inovar na forma de contratar tecnologia no setor público, digitalização de serviços, desenvolvimento de sistemas integrados, uso de novas tecnologias abertas e o aprimoramento das iniciativas de transparência”, explica Daniel Annenberg, secretário municipal de Inovação e Tecnologia.

Prato Aberto

A Secretaria Municipal de Educação de São Paulo (SME-SP), em parceria com a Representação da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco no Brasil), lançou em 2018, o “Prato Aberto – Comida Boa Não Tem Segredo” para ampliar a transparência no fornecimento de merenda para mais de 995 mil crianças e jovens atendidos nas 3.220 escolas. São mais de 2 milhões de refeições diárias.

A plataforma, que pode ser acessada clicando aqui, é projetada para funcionar em computadores e dispositivos móveis como tablets e celulares. A ferramenta permite a consulta dos cardápios por dia e por escola, com visualização no mapa. É a primeira vez que os cardápios são divulgados por unidade escolar — até hoje, modelos de cardápio por tipo de gestão eram publicados no Diário Oficial.

O aplicativo foi desenvolvido por meio de um desafio aberto para equipes de todo o país. Foram nove finalistas da 1ª Seleção de Inovação Tecnológica do Pátio Digital, que tinha como desafio melhorar a disponibilização de informações sobre o cardápio escolar por meio da criação de um aplicativo. O grupo vencedor, formado por Guilherme Cordeiro, Maurício Longato, Vitor Makiyama e Lucas Santos, passou os últimos quatro meses desenvolvendo o aplicativo Prato Aberto.

Edital de chamamento público

Até o fim do ano, o programa CopiCola vai registrar e publicar guias de mais oito práticas inovadoras da Prefeitura de São Paulo. Para viabilizar essa iniciativa, a Secretaria Municipal de Inovação e Tecnologia publicou no início de março o edital de chamamento público que visa selecionar organizações da sociedade civil sem fins lucrativos na área de pesquisa em política pública. O edital fica aberto até 04 de abril. Para se inscrever, clique aqui

O programa CopiCola

O programa CopiCola é uma iniciativa da Secretaria Municipal de Inovação e Tecnologia que busca valorizar as práticas inovadoras no setor público. O objetivo é garantir a difusão de políticas públicas de inovação da Prefeitura de São Paulo, de modo que a experiência possa ser replicada em outras áreas da própria prefeitura e até em outras esferas de governo, organizações da sociedade civil e setores interessados.

Partindo da seleção dos casos, o programa registra todas as etapas que possibilitaram a implantação da política pública inovadora e produz, por fim, um guia para facilitar a replicação da prática em outros contextos.

Lançamento do Programa CopiCola
Data: 20/03/2019 – quarta-feira
Local: Centro Cultural São Paulo. Rua Vergueiro, 100

Fotografia do Theatro Municipal da parte externa toda iluminada durante a noite.

Projeto Municipal Circula oferece espetáculos gratuitos nos CEUS

Publicado em: 22/04/2024 12h21 - em Secretaria Municipal de Educação

Fotografia de mãos unidades e a logomarca da crece
Festival Literário

EMEF Célia Regina Lekevicius Consolin promove Festival literário para toda a comunidade

Publicado em: 19/04/2024 4h16 - em Diretoria Regional de Educação Jaçanã/Tremembé

Um professor segura o braço de uma estudante que sobe em uma corda. Ao fundo, uma floresta e um rio.

Estudantes da Rede Municipal visitam Polo de Ecoturismo de São Paulo

Publicado em: 18/04/2024 6h16 - em Secretaria Municipal de Educação

Fotografia mostra seis pessoas sentadas em uma bancada vermelha, atrás deles se lê

Secretaria Municipal de Educação promove encontro formativo para educadores sobre proteção escolar