Notícias

Prato Aberto é reconhecido como prática inovadora no setor público

Programa CopiCola, da Secretaria de Tecnologia vai lançar guias inéditos de aplicação de políticas públicas inovadoras

Publicado em: 20/03/2019 12h23 | Atualizado em: 04/05/2021

Prato aberto II_740x430.jpg

Nesta quarta -feira, dia 20, a Prefeitura de São Paulo lança o programa CopiCola voltado para difusão de políticas inovadoras no setor público. O evento acontece a partir das 10h, no Centro Cultural São Paulo, Rua Vergueiro, 100.

O programa CopiCola em parceria com o Centro Brasileiro de Análise e Planejamento (CEBRAP), registrou cinco casos de políticas públicas inovadoras – Concurso de Projetos do Mobilab, Zona Azul Digital, Prato Aberto, Empreenda Fácil e Banco de Dados Geográfico – e preparou guias de aplicação dessas práticas que poderão ser replicadas por outras áreas da própria prefeitura, esferas de governo, organizações da sociedade civil e interessados.

A publicação desses guias de aplicação é uma iniciativa inédita que visa alimentar a atmosfera de inovação dentro do setor público e a troca dessa experiência com outros setores da sociedade civil.

“Recebemos com muito orgulho essa indicação e garantimos que os projetos exitosos serão continuados e cada vez mais aprimorados”, afirma João Cury.

“Esse programa aborda temas que são estratégicos para todas as áreas da prefeitura e esferas de governo como, por exemplo, inovar na forma de contratar tecnologia no setor público, digitalização de serviços, desenvolvimento de sistemas integrados, uso de novas tecnologias abertas e o aprimoramento das iniciativas de transparência”, explica Daniel Annenberg, secretário municipal de Inovação e Tecnologia.

Prato Aberto

A Secretaria Municipal de Educação de São Paulo (SME-SP), em parceria com a Representação da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco no Brasil), lançou em 2018, o “Prato Aberto – Comida Boa Não Tem Segredo” para ampliar a transparência no fornecimento de merenda para mais de 995 mil crianças e jovens atendidos nas 3.220 escolas. São mais de 2 milhões de refeições diárias.

A plataforma, que pode ser acessada clicando aqui, é projetada para funcionar em computadores e dispositivos móveis como tablets e celulares. A ferramenta permite a consulta dos cardápios por dia e por escola, com visualização no mapa. É a primeira vez que os cardápios são divulgados por unidade escolar — até hoje, modelos de cardápio por tipo de gestão eram publicados no Diário Oficial.

O aplicativo foi desenvolvido por meio de um desafio aberto para equipes de todo o país. Foram nove finalistas da 1ª Seleção de Inovação Tecnológica do Pátio Digital, que tinha como desafio melhorar a disponibilização de informações sobre o cardápio escolar por meio da criação de um aplicativo. O grupo vencedor, formado por Guilherme Cordeiro, Maurício Longato, Vitor Makiyama e Lucas Santos, passou os últimos quatro meses desenvolvendo o aplicativo Prato Aberto.

Edital de chamamento público

Até o fim do ano, o programa CopiCola vai registrar e publicar guias de mais oito práticas inovadoras da Prefeitura de São Paulo. Para viabilizar essa iniciativa, a Secretaria Municipal de Inovação e Tecnologia publicou no início de março o edital de chamamento público que visa selecionar organizações da sociedade civil sem fins lucrativos na área de pesquisa em política pública. O edital fica aberto até 04 de abril. Para se inscrever, clique aqui

O programa CopiCola

O programa CopiCola é uma iniciativa da Secretaria Municipal de Inovação e Tecnologia que busca valorizar as práticas inovadoras no setor público. O objetivo é garantir a difusão de políticas públicas de inovação da Prefeitura de São Paulo, de modo que a experiência possa ser replicada em outras áreas da própria prefeitura e até em outras esferas de governo, organizações da sociedade civil e setores interessados.

Partindo da seleção dos casos, o programa registra todas as etapas que possibilitaram a implantação da política pública inovadora e produz, por fim, um guia para facilitar a replicação da prática em outros contextos.

Serviço
Lançamento do Programa CopiCola
Data: 20/03/2019 – quarta-feira
Horário: 10h às 12h
Local: Centro Cultural São Paulo. Rua Vergueiro, 100

Notícias Mais Recentes

Relacionadas

Fotografia de duas crianças pequenas se alimentando em um ambiente escolar

Práticas da Educação Municipal são apresentadas na Semana da Primeira Infância

Publicado em: 05/08/2022 6h16 - em Secretaria Municipal de Educação

Ptrf

Confira aqui os valores do PTRF recebidos pelas escolas municipais em 2021

Publicado em: 05/08/2022 5h37 - em Secretaria Municipal de Educação

fotografia de estudantes participande de competição de xadrez

Conheça as escolas vencedoras da Final Municipal de Xadrez por Equipes

Publicado em: 04/08/2022 6h35 - em Secretaria Municipal de Educação

Fotografia de quatro estudantes em volta da mesa desmontando um computador portátil. Eles usam colete amarelo e estudam na Escola Municipal de Educação Bilíngue para Surdos (EMEBS) Anne Sullivan .
Fotografia de uma quadra poliesportiva coberta, enfeitada com bandeirinhas coloridas. É noite e iluminação está ligada.

Prefeitura de SP entrega obra de cobertura de quadra poliesportiva em escola da rede municipal

Publicado em: 03/08/2022 10h54 - em Secretaria Municipal de Educação

1 2 3 1.259