Notícias

Portal da SME mantém nota 10 e continua entre os 5 primeiros em avaliação de transparência ativa

Avaliação é feita semestralmente pela Controladoria Geral do Município (CGM) e mede o quanto o site disponibiliza dados de maneira ativa

Publicado em: 15/02/2022 17h18 | Atualizado em: 15/02/2022
foto de um notebook na teala da página de Acesso à Informação do portal da SME

O portal da Secretaria Municipal de Educação manteve a nota 10 no Índice de Transparência Ativa (ITA), mostrando seus esforços em estabelecer uma cultura de transparência ativa e em adequar a disponibilização das informações.

O Índice de Transparência Ativa (ITA) é uma avaliação feita nos sites de todas as Secretarias e Subprefeituras da cidade de São Paulo desde 2017. Ele mede o quanto o site disponibiliza dados de maneira ativa, ou seja, sem que seja solicitado.

A metodologia consiste na análise dos portais e das informações disponibilizadas, recebendo uma pontuação (0 ou 10) em 51 itens de análise, de acordo com as informações requeridas na legislação.

Na prática, o que acontece é o seguinte: Um cidadão que queira acessar, por exemplo, os contratos assinados por qualquer uma das entidades da administração, os encontrará  de uma forma padronizada em todos os portais, uma vez que a presença dos botões “Acesso à Informação” e de “Participação Social” que está nos portais institucionais reforça a premissa de padronização das informações, para que qualquer pessoa possa encontrar as informações de forma mais assertiva e eficiente.

Entre os dados que são avaliados, é possível encontrar, no botão de Acesso à Informação:  A agenda da autoridade máxima, a lista de todos os servidores, informações sobre compras públicas, contratos e convênios, doações, comodatos.

No botão de participação Social: informações sobre os Conselhos e Órgãos Colegiados, cuja gestão há participação de representantes da sociedade civil, como suas estruturas organizacionais; relação de membros; formas de contato; períodos de mandato; datas, horários e local de reuniões; publicação das atas, deliberações e resoluções.

Para saber mais sobre o ITA, acesse aqui a página da Controladoria

Para saber mais sobre as informações da Secretaria de Educação, acesse nesses links os botões de Acesso à Informação e o de Participação Social, localizados no menu superior do portal da SME.

Notícias Mais Recentes

Relacionadas

Cei Elza Soares Promove Semana Com Vivências Culturais Regionais

CEI Elza Soares promove Semana Cultural alinhada ao Junho Migrante

Publicado em: 04/07/2025 5h43 - em Diretoria Regional de Educação São Mateus

Fotografia de estudantes do ensino médio em evento da Onu.

Estudantes da Rede Municipal participam de evento da ONU na capital paulista

Publicado em: 04/07/2025 5h40 - em Secretaria Municipal de Educação

Prefeitura De Sp Inaugura Ceu Papa Francisco Na Zona Leste

Prefeitura de SP inaugura novo CEU com capacidade para atender quase 7 mil pessoas na Zona Leste

Publicado em: 04/07/2025 12h54 - em Secretaria Municipal de Educação

Wicked Mova

DRE FB promove experiências culturais para os educandos do MOVA

Publicado em: 03/07/2025 6h27 - em Diretoria Regional de Educação Freguesia/Brasilândia

Projeto Da Emef Philó Gonçalves é Destaque No Prêmio Porvir

EMEF Philó Gonçalves dos Santos tem projeto vencedor do Prêmio Professor Porvir 2025

Publicado em: 03/07/2025 4h00 - em Diretoria Regional de Educação Pirituba

«1 2 3 1.537