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Plateia SME – edição de 28 de junho
Contemplados
Publicado em: 01/07/2016 11h25 | Atualizado em: 04/12/2020Edição do Plateia SME com os espetáculos: “AS ONDAS OU UMA AUTÓPSIA”, “REFÚGIO – O MUSICAL”, “ISADORA”, “04 FACES DO AMOR”, “O ÚLTIMO LUTADOR”, “CARTA AO PAI”, “PRA INGLÊS VER”, “SANTA COMÉDIA”, “100 DICAS PARA ARRANJAR NAMORADO” e “RAINHAS DO ORINOCO”.
Confira os contemplados
AS ONDAS OU UMA AUTÓPSIA
O ator Gabriel Miziara homenageia os 75 anos de morte da escritora inglesa Virginia Woolf (1882-1941). Esta peça é baseada em “As Ondas”, romance conhecido por ser um dos mais radicais da escritora na técnica denominada “fluxo de consciência”. Assim como James Joyce, Gustave Flaubert, Marcel Proust, Samuel Beckett, entre outros, a autora em uma maneira impressionista de relatar as experiências vividas pelas personagens, carrega de subjetividade os seus discursos. “Ao mergulhar no interior de suas personagens, ao revelar cada detalhe, cada impressão, Virginia, abre um vasto território de jogo para a interpretação dramática. O mergulho vertical feito pela escritora é o mergulho que o intérprete tem de fazer para buscar em si as palavras escritas por ela”, aponta Miziara.
Este romance-poema escrito em 1931 descreve através do nascer do sol até seu poente, as diversas fases das vidas de seis amigos: Jinny, Rhoda, Susan, Louis, Bernard e Neville. Os personagens manifestam seus pensamentos, anseios e vontades através de solilóquios, quase nunca existe um diálogo direto, tudo passa por dentro deles, ganha camadas, adquire relevos antes de ganhar o mundo; e cada um destes mundos é vasto, amplo, infinito. Além dos seis personagens existe um sétimo, mudo, apenas um espectro que acompanha os outros: Percival, o herói silencioso que morre no auge da sua vida. Percival é quem leva esta obra até o cerne angustiado da vida da escritora.
Gênero: Drama (COM NUDEZ TOTAL)
Duração: 60 minutos
Classificação: 18 anos
Data: 01 de julho, sexta, às 21h30
Data: 02 de Julho, sábado, às 21h
Data: 03 de Julho, domingo, às 19h
Local: Viga Espaço Cênico – Sala Viga
Endereço: Rua Capote Valente, 1232 – ao lado do Metrô Sumaré
Empresa Parceira: Canto Produções
02 ingressos por inscrito
REFÚGIO – O MUSICAL
A cooperativa teatral Actuare Produções traz para São Paulo a montagem inédita e autoral de REFÚGIO – O MUSICAL, uma adaptação do premiado curta metragem Refúgio, direção de Pedro Diniz e roteiro de Alexandre Biondi, vencedor de vários festivais no Brasil e no Exterior. Com direção geral e texto original de Biondi e adaptação do dramaturgo Bruno Bossio, o musical terá 14 músicas inéditas dos diretores musicais Kaio Nobre e Vitor Moutte. O texto é refinado e sofisticado, mas a clareza dos diálogos dará ao público a percepção de que a trama pode pertencer ao cotidiano de qualquer sociedade. Momentos de sensualidade estarão presentes e serão tão sofisticados quanto o texto que os acompanhará. As músicas darão leveza e até uma pitada de humor. As 14 composições exclusivas têm arranjos contemporâneos e carregam a criatividade brasileira.
Max e Lucas, os personagens principais dessa história que relata algumas das dificuldades emocionais que envolvem a descoberta de um relacionamento homossexual, serão interpretados por Max Grácio e Waldírio Castro.
Lucas é um rapaz obrigado a abandonar seus sonhos de estudar numa escola de artes para poder ajudar sua mãe Joice a sustentar a casa e cuidar da sua irmã, Mariana. Trabalhando num emprego sem perspectiva alguma, Lucas em horas livres sai com seu melhor amigo, Junior, que mora com seus pais em uma parte nobre da Cidade. Quando Max, o irmão mais velho de Junior volta pra casa por uma temporada, ele logo se interessa pelos talentos de Lucas. Este se apaixona perdidamente por Max, mas não entende os próprios sentimentos e entra em confronto com suas convicções e suas emoções.
Classificação Etária: 14 anos
Duração: 01h40
Gênero: Musical
Data: 01 de Julho, sexta-feira, às 21h30
Local: TEATRO DA UNIÃO CULTURAL
Endereço: Rua Mário Amaral, 209 – Paraíso.
Empresa Parceira: Actuare Produções
Obs.: 02 ingressos por inscrito
ISADORA
Com direção de Elias Andreato, o espetáculo reinventa os últimos dias de Isadora Duncan em Nice, na França, quando ela volta de um conturbado período vivendo na Rússia. É num quarto de hotel que Isadora, interpretada por Melissa Vettore como Isadora, conhece Henry, participação especial do ator Daniel Dantas, um misterioso e inteligente Editor interessado em publicar seu Livro de Memórias. Com alguns segredos, ele questiona Isadora em um clima de certo suspense e ao mesmo tempo, com humor ácido e sedução. Eles estabelecem um jogo de provocações, que faz Isadora se confrontar com a imagem da artista provocante e libertária, revelando-se uma mulher extremamente humana, solitária e frágil. O Editor nos faz pensar sobre a essencialidade da arte por trás do sucesso. Ao lembrar-se da sua juventude ao lado dos irmãos que formam o Clã Duncan – interpretados por Roberto Alencar e Patricia Gasppar – e por meio de coreografias e música, do humor e da emoção, se estabelece um pensamento atual sobre os direitos das mulheres, o amor, a dança, a educação, os sonhos e o espírito livre.
A montagem traz um ambiente de música, canto e dança, e grande depuramento estético. A dança, as artes, o amor que moveram a caminhada de Isadora Duncan por vários países, levaram à criação de um espetáculo inédito, a partir da tradução e adaptação das cartas, biografias e manuscritos da artista; além da linguagem de corpo, baseada na releitura de algumas das suas coreografias.
Correndo como uma bacante, Isadora Duncan provocou o despertar do corpo e da beleza das formas. Artista percursora da dança moderna se negou a comercializar o corpo da mulher na dança. Empenhada em construir uma ‘nova escola’ para crianças, Isadora partiu com seus irmãos, dos EUA rumo a Europa e Rússia. Afirmava que sua dança era símbolo da nova educação e da liberdade.
Isadora era contra a técnica repressiva do ballet, para ela a dança era ‘o movimento do corpo em harmonia com a natureza’.
Ao ser confrontada pelo Editor, Isadora expõe toda sua história como dançarina, mulher, mãe, amante, mestra e revolucionária. E os dois artistas discutem sobre a natureza, o amor, as perdas, as ilusões e lutas políticas, a comercialização do corpo, o direito a ter filhos como quiser, a servidão no casamento, a educação gratuita para as crianças, a liberdade no corpo e na dança, a soberania da Arte e o direito de acesso para todos.
A peça recria o universo criativo desses dois artistas, revelando a importância e a beleza do espírito poético de Isadora – propondo temas tão atuais, como os imortais artistas que a inspiraram ao longo de sua trajetória.
Gênero: Musical
Classificação: 12 anos
Data: 01 de julho, sexta-feira, às 21h
Data: 02 de julho, sábado, às 21h
Data: 03 de julho, domingo, às 19h30
Local: Auditório MASP Unilever
Endereço: Av. Paulista, 1578, São Paulo, SP.
Empresa Parceira: Radar Cultural
02 ingressos por inscrito
04 FACES DO AMOR
Este musical comemora os 70 anos de IVAN LINS, um dos mais reconhecidos artistas brasileiros no mundo, com sólida carreira nacional e internacional, ganhador de diversos Grammys. 4 Faces do Amor poderia ser apenas mais uma deliciosa comédia romântica musical, contando os encontros e desencontros, as venturas e desventuras de Duda e Cacau: golpes do destino, ciúmes desmedidos, impulsos, fetiches, briguinhas, alegrias, situações inusitadas e cenas de paixão que nos fazem ver o amor como um sonho a ser alcançado, e que nos fazem pensar (ou repensar) nossas relações como aventuras possíveis e reais. Tudo isso seria muito simples se DUDA não fosse o apelido de Eduardo e, ao mesmo tempo, o apelido de Eduarda. E, ainda, se CACAU não fosse o nome pelo qual Cláudia é chamada, e, também, o nome pelo Cláudio é conhecido. Nessa gostosa brincadeira que tem inicio no alto de um prédio (em seu heliporto), duas atrizes e dois atores se desdobram para viver os personagens Duda e Cacau, lançando luz sobre quatro das diversas possibilidades do amor, contando e cantando suas próprias histórias através da música e poesia de Ivan Lins e do texto ágil e brilhante de Eduardo Bakr. Texto de Eduardo Bakr Músicas de Ivan Lins Direção musical de Liliane Secco Direção de Tadeu Aguiar Elenco Amanda Acosta, André Dias, Jarbas Homem de Mello e Sabrina Korgut
Gênero: Musical
Classificação: 10 anos
Duração: 90 minutos
Data: 01 de Julho as 21h30, sexta-feira
Data: 02 de Julho as 21h00, sábado
Data: 03 de Julho as 18h00, domingo
Local: Teatro Nair Bello – Shopping Frei Caneca
Endereço: Rua Frei Caneca, 569 – 3° andar.
Realização: Estamos Aqui Produções Artísticas
Obs.: 02 ingressos por inscrito
O ÚLTIMO LUTADOR
Stênio Garcia comemora 60 anos de carreira e volta aos palcos após 18 anos com “O Último Lutador”, peça inspirada no nascimento do MMA no Brasil. Stênio interpreta Caleb, o patriarca de um clã de lutadores que busca reunir pai, filhos e netos em um campeonato de luta livre que irá expor feridas do passado.
O cenário remete a um grande galinheiro (cenário das cruéis rinhas de galo), onde os inúmeros embates familiares acontecem. Aqui, a luta livre é a ferramenta dramatúrgica para mostrar os sentimentos de união que regem os confrontos familiares e as relações humanas. Direção: Sergio Módena Elenco: Stênio Garcia, Stela Freitas, Marcos Nauer, Antonio Gonzalez, Glaucio Gomes, Mari Saade, Daniel Villas e Carol Loback Diretor assistente: André Viéri.
Data: 01 de julho, sexta-feira, às 21h
Data: 02 de julho, sábado, às 21h
Data: 03 de julho, domingo, às 19h
Local: TEATRO PORTO SEGURO
Endereço: Alameda Barão de Piracicaba, 740 – Campos Elíseos, São Paulo – SP.
Empresa Parceira: Brainstorming Entretenimento e Quarta Dimensão Entretenimento
Obs.: 02 ingressos por inscrito.
CARTA AO PAI
Esta carta é uma longa e detalhada resposta a uma pergunta feita por seu pai, Hermann Kafka, com o objetivo de saber o motivo “do medo” que Kafka dizia sentir dele.
Kafka decide expressar seus pensamentos e sentimentos em relação a seu pai, que foi, conforme escreveu o próprio autor, o principal “tema” de sua obra ficcional: “Meus escritos tratavam de você, neles eu expunha as queixas que não podia fazer no seu peito”.
Direção: Antônio Gilberto. Ator: Rodrigo Abreu. Direção de Arte: Rui Cortez. Haverá bate papo após o espetáculo.
Gênero: Musical
Duração: 60 minutos
Classificação 12 anos
Data: 29 de junho, quarta-feira, às 20h
Data: 30 de junho, quinta-feira, às 20h
Local: Teatro Sérgio Cardoso
Endereço: Rua Rui Barbosa, 153 – Bela Vista.
Empresa: APAA- Teatro Sergio Cardoso
02 ingressos por inscrito
PRA INGLÊS VER
A comédia “Pra Inglês Ver”, é uma grande brincadeira com a língua inglesa e a importância dada à fluência no idioma dentro do ambiente corporativo. Com texto de autora que prefere usar o pseudônimo Maria Clotilde, a comédia se passa numa empresa multinacional, onde os executivos precisam se desdobrar para conseguir a fluência na língua inglesa e realizar uma apresentação ao CEO (Chief Executive Officer), que está chegando do exterior. Nessa visita será decidido o futuro profissional de alguns dos executivos, que chegam a contratar uma professora de inglês para se preparar para a grande apresentação.
Maria Clotilde dá algumas pistas sobre sua real identidade. É atriz e professora de inglês com bastante experiência nas duas funções e já ministrou aulas em ambientes corporativos. “Este texto é meu primeiro exercício na dramaturgia. Por isso pensei em escrever sobre algo que conheço bem, mas, por enquanto, sem revelar minha identidade”, diz. Ela conta que necessidade de fluência na língua inglesa é uma realidade que ganha toques dramáticos em muitas situações. “Já vi profissionais terem sua carreira interrompida porque não conseguiam atender às necessidades de sua função profissional”, conta a autora.
O diretor Isser Korik conta que quando leu o texto de Maria Clotilde imediatamente percebeu que havia material para retomar sua pesquisa sobre teatro popular, iniciada com o autor e diretor Carlos Alberto Soffredini nas montagens do Núcleo de Estética Teatral Popular entre 1985 e 1988. “Vi a possibilidade de fazer um rico jogo com os atores que põem a plateia no centro da representação e, o tempo todo, criam cumplicidade com o público”, conta o diretor.
Os personagens, conforme a observação do diretor, são muito bem descritos e tem características marcantes. “Os personagens são tipos muito bem definidos e isto combina muito com o teatro popular”, explica Isser Korik, lembrando que na peça o idioma é pronunciado como soaria em língua portuguesa, detalhe que garante efeito cômico às cenas.
Entre aulas desastrosas e um inglês pouco fluente, os executivos alunos passam por situações ainda piores, quando um escândalo corporativo envolvendo o alto escalão da empresa é descoberto.
Gênero: Comédia.
Duração: 90 minutos
Classificação: 12 anos
Data: 22 de junho, quarta-feira, às 21h
Data: 23 de junho, quinta-feira, às 21h
Local: TEATRO FOLHA – Shopping Higienópolis
Endereço: Av. Higienópolis, 618 – Terraço
Empresa Parceira: CONTEÚDO TEATRAL
Obs.: 02 ingressos por inscrito
SANTA COMÉDIA
Entra em cena o Santa Comédia, que promete levar ao público diferentes estilos de humor num único espetáculo. A partir do mês de junho, o teatro Extra Itaim será palco central do encontro dos principais humoristas de São Paulo. Com elenco rotativo, a peça contará cada semana com convidados diferentes. Um espetáculo em que tudo é permitido se o riso for atingido! Se rir é o melhor remédio, o Santa Comédia já é a sua farmácia!
Gênero: Comédia.
Duração: 50 minutos.
Classificação: Livre.
DATA: 01 de Julho, Sextas, às 21h30
Local: TEATRO EXTRA ITAIM
Endereço: Rua João Cachoeira, 899 – dentro do Hipermercado Extra Itaim
Empresa Parceira: Fentanes Produções
02 ingressos por inscrito
100 DICAS PARA ARRANJAR NAMORADO
Inspirado no livro romântico da atriz e escritora Daniele Valente, o espetáculo “100 dicas para arranjar namorado” estreia em São Paulo, na quarta-feira, 30 de junho, para finalizar o mês dos namorados, no palco do Teatro J.Safra. A peça, sucesso de público em São Paulo, em 2013, e no Rio de Janeiro, em 2014, volta repaginada com Flávia Monteiro e Daniel Del Sarto no elenco, direção de Eduardo Figueiredo e produção da Manhas & Manias projetos culturais. Em turnê pelo País, a peça é uma divertida brincadeira na qual Flávia dá dicas claras e objetivas para homens e mulheres conseguirem um (a) namorado (a). Em diferentes esquetes, a atriz mostra os caminhos para as mulheres a se darem bem nas relações afetivas. Os homens são representados pelo ator Daniel Del Sarto, que dá vida a todos os papeis masculinos da peça. “As brincadeiras com Santo Antônio, as simpatias e os jogos emocionais são colocados em cena de forma muito engraçada e leve, o que propicia uma identificação imediata tanto para homens quanto as mulheres. A peça também mostra que mesmo na atualidade as mulheres buscam relacionamentos sérios, sim, e fazem de tudo para conseguir o esperado companheiro (a)”, comenta o diretor Eduardo Figueiredo. “100 dicas para arrumar um namorado” fica em cartaz no até o dia 28 de julho, com apresentações sempre as quartas e quintas-feiras, às 21h.
Duração: 75 minutos
Classificação: 12 anos.
DATA: 30 de Junho, Quinta-feira, às 21h
Local: TEATRO J. SAFRA
Endereço: Rua Josef Kryss, 318 – Parque Industrial Tomas Edson, São Paulo – SP.
Empresa Parceira: Manhas & Manias Produções Culturais
Obs.: 02 ingressos por inscrito.
RAINHAS DO ORINOCO
A encenação foi construída a partir da estética do circo–teatro, tal qual ele existiu no Brasil até meados dos anos 60, que teve seu auge com Vicente Clestino, Gilda de Abreu, Tonico e Tinoco, José Fortuna, Circo Arethusa, Dercy Gonçalves, Grande Otelo, Oscarito, com os grandes circos e grandes melodramas. “Este espetáculo é o irmão ingênuo, formoso, brincalhão da minha montagem de Vem Buscar-me Que Ainda Sou Teu, de Soffredini, em 1990, e que foi um momento em que a arte popular acabou nos dando a matéria prima para a configuração de um teatro mais brasileiro, do interior do Brasil profundo. Carballido teve a sabedoria de fazer uma grande comédia. A peça é um depoimento humanista de alguém que enxerga através da comédia e do melodrama a existência de dois seres humanos desprotegidos na carne e nos grotões da America Latina. Colocamos em cena esse texto usando a linguagem estética do circo-teatro”, comenta o diretor Gabriel Villela.
Para isso, Gabriel conta com parceiros especiais. Os diretores assistentes Ivan Andrade e Daniel Mazzarolo estão juntos com Gabriel desde o primeiro ensaio. A direção musical, preparação vocal, arranjos vocais e a partitura dos textos coube à mineira Babaya, que já fez 29 espetáculos com o diretor, enquanto os arranjos instrumentais foram elaborados pelo musicista, diretor e ator Dagoberto Feliz. Os figurinos com cores, texturas e caimentos inspirados em toda a América Latina são de Gabriel Villela. A cenografia de William Pereira remete a um pequeno picadeiro em formato de barco com telões naif reproduzindo a fauna e a flora de uma floresta equatorial. A iluminação é de Caetano Vilela e os adereços e objetos de cena foram confeccionados em sua maioria por Shicó do Mamulengo. A direção de produção é de Cláudio Fontana.
Gênero: Comédia
Classificação: 14 anos.
Duração: 90 min com intervalo.
Data; 01 de julho, sexta, às 21h30
Data: 02 de julho, sábado, às 21h
Data: 03 de julho, domingo, às 18h
Local: Teatro Vivo
Endereço: Av. Dr. Chucri Zaidan, 2.460 – Morumbi
Empresa Parceira: CIA Melodramática Brasileira Prod. Artísticas
02 ingressos por inscrito
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