Notícias

Plateia SME – edição de 27 de abril

Confira os contemplados

Publicado em: 28/04/2016 16h45 | Atualizado em: 04/12/2020
plateia grande.jpg

Confira os contemplados


COM AMOR, BRIGITTE

A atriz francesa Brigitte Bardot veio ao Brasil nos anos 60 e sua visita à Búzios ficou internacionalmente conhecida. O que pouca gente sabe é que antes de chegar ao balneário, a atriz teve de ficar quatro dias reclusa em um apartamento no Rio de Janeiro para fugir do intenso assédio da imprensa e dos fãs, que a aguardavam já na pista do aeroporto do Galeão. Nos anos 60, Brigitte Bardot era considerada um ícone da beleza, da sensualidade e da moda. Ditava, junto com outros artistas, o comportamento daquela época. No entanto, ela não conseguiu carregar o peso dessa alcunha e se retirou do show business, muito em função da obsessiva ação da mídia que devassava sua vida pessoal.
No texto de Franz Keppler, encomendado por Bruna e Fabio, o episódio foi transportado para o apartamento de um camareiro de hotel para onde ela foge depois de uma conturbada passagem pelo Copacabana Palace. O encontro inusitado entre dois mundos completamente diferentes – e ao mesmo tempo tão iguais – é o mote da narrativa. O personagem masculino da peça também tem como função questionar Brigitte sobre o endeusamento de artistas e celebridades, criando assim um panorama para que pensemos: “Por que você é mais do que eu?” Como valorar uma pessoa e considerá-la mais importante do que outras?

Recomendação: 16 anos
Gênero: comédia dramática
Data: 29 de abril, sexta-feira, às 21h 
Data: 30 de abril, sábado, às 21h 
Data: 01 de maio domingo, às 19h 
Local: Teatro do MASP – Pequeno Auditório
Endereço: Avenida Paulista, 1578
Realização: Morente Forte
Obs.: 02 ingressos por inscrito

AGORA EU VOU FICAR BONITA

Quando Carlos Drummond escreve: “Sinto que o tempo abate sobre mim sua mão pesada”, Nelson Cavaquinho lamenta: “Sei que estou no último degrau da vida, meu amor”, Mario Quintana diz: “Todas as horas são horas extremas”, Alvaiade canta: “O mundo passa por mim todos os dias, enquanto eu passo pelo mundo uma vez” ou Herminio Bello de Carvalho fala: “Não sou eu quem me navega, quem me navega é o mar”, entendemos que escritores e poetas conseguem exprimir nossos sentimentos mais íntimos em linguagem carregada de significado. “Agora Eu Vou Ficar Bonita” é um espetáculo sobre o envelhecer através de textos literários, poesias e músicas que falam das alegrias, dores, esperanças, incertezas e medos que todos nós sentimos ao tomar consciência de que estamos mais velhos, tenhamos vinte e cinco, quarenta ou oitenta anos.Texto: Drauzio Varella, Direção Isabel Teixeira, Elenco: Regina Braga e Celso Sim.

Recomendação: livre
Gênero: Musical
Duração: 75 min.
Data: 29 de abril, sexta-feira, as 21h30 
Data: 30 de abril, sábado, as 21h 
Data: 01 de maio, domingo, às 18 h 
Local: Teatro Sergio Cardoso
Endereço: Rua Rui Barbosa, 153 – Bela Vista
Realização: Associação Paulista dos Amigos da Arte
Obs.: 02 ingressos por inscrito.

THE PHANTOM OF THE OPERA (Teatro Amador)

O romance musicado The Phantom Of The Opera conta a história de amor entre dois jovens, Christine Daaé (Beatriz Juliani) e Raoul, Visconde de Chagny (Gustavo Henrique/ Gustavo Gulfier), onde Christine se perturba com o amor do Fantasma (Alex Melo), que é irreal; e o amor real de Raoul, que quer se tornar seu esposo.Durante o espetáculo percebe-se a dualidade deste amor, inseparáveis dentro do coração da jovem. Para Christine, o amor do Fantasma a remete à perda de seu próprio pai, motivo este que a fez ficar presa ao seu passado.
Podemos refletir sobre o amor e suas nuances neste espetáculo musical.

Classificação: Livre
Gênero: Romance
Duração: 2h30 com 15 minutos de intervalo
Data: 30 de abril, sábado, às 19h 
Local: Teatro TOM no colégio CEDOM
Endereço: Rua Voluntários da Pátria, 3422 – Alto de Santana
Realização: 18 por 01
Obs.: 02 ingressos por inscrito

SALA DOS PROFESSORES

No cenário que dá título à tragicomédia, professores de um colégio particular se refugiam da turba estudantil nos horários de intervalo e trocam impressões sobre suas conturbadas vidas pessoais e sobre os massacrantes desafios impostos na rotina escolar. A revolta contra a falta de reconhecimento e as imposições da Sociedade Mantenedora que administra o colégio são os pretextos para que um jogo de revelações seja deflagrado com desdobramentos trágicos.

Classificação: Livre
Gênero: Tragicomédia
Data: 01 de maio, domingo, às 18 h 
Local: Espaço elevador
Endereço: Rua Treze de Maio, 222 – Bela Vista,
Realização: Cia Elevador de Teatro Panorâmico
Obs.: 02 ingressos por inscrito

CONTRAÇÕES

Contrações é uma comédia inglesa de humor ácido de um dos mais aclamados autores da atualidade – Mike Bartlett. A peça é uma obra cruelmente engraçada, que parte de uma situação totalmente plausível na realidade para demonstrar sua faceta mais absurda. A ação se passa em um único espaço: o escritório de uma grande corporação. A gerente (Yara de Novaes) convoca e solicita a Emma (Débora Falabella), sua funcionária, que leia em voz alta uma cláusula do contrato que proíbe aos funcionários qualquer relação sentimental ou sexual com outro empregado da empresa. Nos encontros seguintes, a gerente, amparada pelo poder que tem, libera suas diferentes facetas para manipular Emma. Para manter seu emprego, a funcionária acaba por se render e danifica sua vida privada. Contrações volta para a cidade onde estreou, depois de passar por Brasília, Curitiba, BH, Vitória e Rio de Janeiro, onde foi considerada uma das 10 melhores do ano pelo Jornal O Globo. Em São Paulo, as atrizes abarcaram o APCA por suas interpretações, prêmio raro de ser dividido por duas atrizes do mesmo espetáculo. Elas também levaram o Prêmio APTR de melhor atriz no Rio de Janeiro, o Prêmio Aplauso Brasil também para as duas atrizes e o prêmio Questão de Crítica para Yara de Novaes. Direção: Grace Passô. Tradução: Silvia Gomez. Elenco: Débora Falabella e Yara de Novaes. Cenário e Figurinos: André Cortez. Luz: Alessandra Domingues. Trilha Sonora: Morris Picciotto. Direção de Produção: Gabriel Paiva.

Classificação: 14 anos
Gênero: Comédia
Duração: 80 minutos
Data: 01 de maio, domingo, às 19h
Local: Teatro Frei Caneca
Endereço: Rua Frei Caneca, 569 – Consolação.
Empresa Parceira: Grupo 3 de Teatro
Obs.: 02 ingressos por inscrito

O SEMEADOR

Este texto traz, de maneira intensa, uma alegoria da realidade vivida por cada um de nós. Na busca por um tema verossímil, que levasse o público a uma reflexão do atual momento em que vive a humanidade no que diz respeito à educação, valores sociais, choque de gerações, abandono e dissolução familiar, Gabriel Chalita apresenta a peça O Semeador, que traz as visões de dois professores de gerações diferentes sobre como encarar a vida e suas dificuldades.
Chalita afirma ser grato por ter abraçado o ofício de professor. “Esta peça nasceu do desejo de partilhar o que aprendi com os meus professores e com a minha profissão nas salas de aula em que tenho a oportunidade de estar. Uma homenagem aos professores. Uma homenagem à prosa dos que se permitem prosear, ao enlaçar das mãos, ao caminhar juntos”, conclui o autor.
Com esta peça, o diretor Hudson Glauber tem a intenção de resgatar valores do ser-humano, que se perderam ou estão se perdendo ao longo do tempo por conta do mundo em que vivemos. “A peça aborda a solidão e como ela pode ser superada, trazendo um sopro de esperança jornada adentro.” Com os atores Flavio Galvão e Antonio Motta.

Classificação: 12 anos
Gênero: Drama
Duração: 70 min.
Data: 29 de abril, sexta às 21h30 
Data: 30 de abril, sábado às 21h30 
Data: 01 de maio, domingo às 18h
Local: Teatro MuBE Nova Cultural
Endereço: Rua Alemanha, 221 – Jardim Europa
Empresa Parceira: Desembuxa Entretenimento
Obs.: 02 ingressos por inscrito

A GALINHA PINTADINHA EM: “OVO DE NOVO”

A Galinha Pintadinha, em Ovo de Novo é um dos maiores sucessos infantis do momento. o público infantil tem encontro marcado com a Galinha Pintadinha e seus companheiros inseparáveis: O Galo Carijó, Pintinho Amarelinho, Baratinha, os Naftalinas (Baratazul e Baratotal), Borboletinha, Sr. Gavião, Dr. Peru, Enfermeira Ururubu, Galinho Quiriquiqui, boneco Pimpom, e a divertida família de Carlos Henrique, um menino muito imaginativo que gosta de contar histórias e de usar palavras difíceis. Aborrecido com a notícia do nascimento da irmã, Carlos Henrique faz uma retrospectiva de sua vida para tentar entender seus sentimentos. Com a ajuda da “mais sinistra… mais cascuda… mais antenada… a Barata”, que canta as 15 canções que compõem o repertório musical do espetáculo, a vida de Carlos Henrique e de sua família é revista em flashbacks. Como seus pais se conheceram, seu nascimento, a carinhosa relação com a sua avó. Numa brincadeira divertida o público também assiste a história da família da Galinha Pintadinha, Galo Carijó e do Pintinho Amarelinho que também está triste com os mimos para o Ovo Novo
A Galinha Pintadinha, em Ovo de Novo reúne circo, teatro, dança, música e conta com uma requintada cenografia que utiliza projeções de desenhos animados em telão de LED de 24m² que ocupa toda a área do fundo do palco, criando ambientes variados que enchem a cena de cor e magia, compondo um espetáculo lúdico e divertido, para o público infantil da primeira infância (de 0 a 5 anos). Roteiro: Marcos Luporini e Juliano Prado. Dramaturgia e texto final: Keli Freitas. Direção: Ernesto Piccolo. Coreografias: Marcia Rubin. Criações Circenses: Claudio Baltar. Cenários, Bonecos, Figurinos: Clívia Cohen. Iluminação: Maneco Quinderé. Preparação Vocal e Canto: Adriana Piccolo. Assistente de direção: João Maia. Assistente de coreografia: Maíra Maneschy.

Classificação: Livre
Gênero: Musical
Duração: 90 minutos
Data: 30 de abril, sábado, às 15h00
Data: 30 de abril, sábado, às 17h00 
Data: 01 de maio, domingo, às 11h00 
Data: 01 de maio, domingo, às 15h00 
Local: Theatro NET São Paulo
Endereço: Rua Olimpíadas, 360.- Shopping Vila Olímpia, 5º andar – Vila Olímpia
Empresa Parceira: Radar Cultural – Selene Marinho
Obs.: 03 ingressos por inscrito

RAPUNZEL

Seguindo a proposta de adaptar clássicos da literatura infantil para o teatro, a premiada Cia. Le Plat du Jour, de Alexandra Golik e Carla Candiotto, marca registrada de alta qualidade em teatro para crianças, estreia sua nova criação. Depois de Chapeuzinho Vermelho, Os Três Porquinhos, João e Maria, Peter Pan & Wendy, Pinóquio e Alice no País das Maravilhas (2009), o novo espetáculo traz no elenco Adriana Telg e Natália Presser (Rapunzel) e Ziza Brisola e Veridiana Toledo (Príncipe, Bruxa Malvada).
O cantor e compositor Toquinho criou temas musicais para três personagens – a Mãe, Rapunzel e o Príncipe (esta será ouvida na voz de seu autor). Tem cenário e figurino de Marco Lima, iluminação de Wagner Freire e coreografia das próprias atrizes. A peça é uma adaptação do clássico homônimo dos irmãos Grimm, e foi montado no estilo que consagrou a companhia: a mescla entre teatro e brincadeira que só a Le Plat du Jour sabe fazer. Rapunzel, da Cia Le Plat du Jour, acontece em uma casinha de fundo de quintal, sobre uma árvore. Direção, texto e adaptação: Alexandra Golik e Carla Candiotto.

Classificação: Livre
Gênero: Infantil
Duração: 55 minutos
Data: 01 de maio, domingo, às 16H00 
Local: Teatro J. Safra
Endereço: Rua Josef Kryss, 318 – Parque Industrial Tomas Edson, São Paulo – SP.
Empresa Parceira: Manhas & Manias Produções Culturais
Obs.: 03 ingressos por inscrito.

CHAPEUZINHO VERMELHO

A peça conta as aventuras de Chapeuzinho Vermelho, uma menina ingênua e curiosa que é enganada por um lobo encantador, interessado em fazer dela seu jantar. André Abujamra perfuma a peça, com trilha sonora especialmente composta para a montagem. Nessa versão de “Chapeuzinho Vermelho”, a música funciona como uma ambientação e conta a história como um texto implícito, criando climas de leveza ou de tensão, por exemplo. Já a interpretação dos atores é concebida de maneira inovadora, com riqueza de gestos e ausência de falas. “Percebo a necessidade de comunicar de maneira mais sintética. As crianças falam muitas coisas com menos palavras e têm uma reação muito rápida à música. Por isso nessa peça a fala não é necessária. A criança entende a história com os climas que a música gera” explica o diretor Eduardo Leão.

Classificação: 03 ANOS
Gênero: Infantil
Duração: 40 min.
Data: 30 de abril, sábado, às 16h
Data: 01 de maio, domingo, às 16h
Local: TEATRO FOLHA – Shopping Higienópolis
Endereço: Av. Higienópolis, 618 – Terraço – Tel. 3823-2323
Produção: Conteúdo Teatral
Empresa Parceira: CONTEÚDO TEATRAL
Obs.: 03 ingressos por inscrito

Notícias Mais Recentes

Relacionadas

Imagem de um tablet e duas mãos, uma segurando o aparelho e outra em movimento de tocar a tela.

Ciclo da escuta ativa continua nesta segunda-feira com as DREs Pirituba e Penha

Publicado em: 24/09/2021 5h31 - em Secretaria Municipal de Educação

Criativos Na Escola

Desafio Criativos da Escola recebe inscrições para trabalhos do ciclo autoral

Publicado em: 23/09/2021 6h24 - em Secretaria Municipal de Educação

mão feminina preenchendo gabarito de prova de concurso

Educação convoca para escolha de escola mais aprovados em concurso

Publicado em: 23/09/2021 10h05 - em Secretaria Municipal de Educação

banner de vacinação do Concurso Cultura Butantan. imagem com um gibi da turma da mônica
Ilustração com elementos visuais típicos de contos de fadas. Segue o texto: Antologia De Contos do ensino fundamental e médio, edição 2021

Inscrições para envio de textos para o livro Antologia de Contos foram prorrogadas

Publicado em: 22/09/2021 12h40 - em Secretaria Municipal de Educação

1 2 3 1.191