Notícias

Plateia SME edição de 21 de junho

Contemplados

Publicado em: 21/06/2016 17h15 | Atualizado em: 04/12/2020
A Secretaria Municipal de Educação oferece, aos servidores da rede, por meio do Projeto Plateia SME cortesias para assistirem aos espetáculos:
“Acorda pra Cuspir”, “ Loucuras de Amor”, “ Refugio – O Musical”, “ As Vizinhas”, “ Pra Inglês Ver” e entradas para o “ 19 Festival do Japão”
Confira os contemplados

ACORDA PRA CUSPIR
Uma comédia de Eric Bogosian
Tradução Mauricio Guilherme
Direção Daniel Herz
Estruturada em forma de monólogo, texto americano joga-se no imaginário coletivo através do versátil protagonista Marcos Veras, considerado um dos destaques da nova geração de comediantes.
A insanidade dos tempos modernos é o tema dessa comédia do autor americano Eric Bogosian. Através do protagonista José Silva, o monólogo conta a história de um homem que se vê refém de um sistema social que busca incessantemente o sucesso, o dinheiro e a fama a todo custo. Uma visão satírica dos tempos atuais. Loucura e ambição se jogam no imaginário coletivo rendendo a plateia a sua forma mais entregue de sequestro: o riso
Sua visão satírica do mundo que nos cerca e que reflete a insanidade dos tempos em que vivemos, extrapola suas origens geradas no hemisfério norte e, mesmo traduzida por Mauricio Guilherme para o português, ganha dimensões universais de identificação e reconhecimento imediato.
Sob direção de Daniel Herz, temas diversos ganham novos ângulos de observação, e não escapam do trator corrosivo da visão cômica e demolidora do autor.
Wake up and smell the coffee, que teve atuação do próprio autor, realizou temporada em Nova Iorque com muito sucesso de público e crítica graças ao estilo irônico, afiado e quase cruel do norte americano Eric Bogosian, que também escreveu elogiados textos como Sex, Drugs and Rock’n Roll, Talk Radio (recentemente montadas com sucesso no Brasil) e SubUrbia (que virou filme) encenados com êxito em diversos países. Talk Radio foi indicado ao prêmio Pulitzer, um dos prêmios mais importantes dos EUA, e sua versão cinematográfica, dirigida por Olive Stone, foi premiada como melhor roteiro e melhor ator no Festival de Cinema de Veneza.

Classificação: 14 anos
Duração: 70 minutos

Data: 15 de junho, quarta-feira, às 21h

Local: TEATRO PORTO SEGURO
Endereço: Alameda Barão de Piracicaba, 740 – Campos Elíseos, São Paulo – SP.
Empresa Parceira: Teatro Porto Seguro
Obs.: 02 ingressos por inscrito.

LOUCURAS DE AMOR

O espetáculo é da Cia. Cearense de Molecagem. Com direção de Carri Costa, que também atua ao lado de Solange Teixeira, a comédia romântica gira em torno da relação pra lá de conturbada entre o mototaxista Quintino Paixão e a depiladora Alberlênia Tenório. Ela, cansada do enlace de 15 anos, decide arrumar as malas e retornar à sua terra natal. Ele, inconformado com a situação, planeja arquitetar maneiras para ela mudar de ideia.

Classificação: 12 anos
Gênero: Comédia

Data: 25 de Junho, sábado, às 20 h

Local: TEATRO BRIGADEIRO
Endereço: Av. Brigadeiro Luis Antonio, 884
Empresa Parceira: Versátil Produções e Eventos
Obs.: 02 ingressos por inscrito


REFÚGIO – O MUSICAL

A cooperativa teatral Actuare Produções traz para São Paulo a montagem inédita e autoral de REFÚGIO – O MUSICAL, uma adaptação do premiado curta metragem Refúgio, direção de Pedro Diniz e roteiro de Alexandre Biondi, vencedor de vários festivais no Brasil e no Exterior. Com direção geral e texto original de Biondi e adaptação do dramaturgo Bruno Bossio, o musical terá 14 músicas inéditas dos diretores musicais Kaio Nobre e Vitor Moutte.
O texto é refinado e sofisticado, mas a clareza dos diálogos dará ao público a percepção de que a trama pode pertencer ao cotidiano de qualquer sociedade. Momentos de sensualidade estarão presentes e serão tão sofisticados quanto o texto que os acompanhará. As músicas darão leveza e até uma pitada de humor. As 14 composições exclusivas têm arranjos contemporâneos e carregam a criatividade brasileira.
Max e Lucas, os personagens principais dessa história que relata algumas das dificuldades emocionais que envolvem a descoberta de um relacionamento homossexual, serão interpretados por Max Grácio e Waldírio Castro.
Lucas é um rapaz obrigado a abandonar seus sonhos de estudar numa escola de artes para poder ajudar sua mãe Joice a sustentar a casa e cuidar da sua irmã, Mariana. Trabalhando num emprego sem perspectiva alguma, Lucas em horas livres sai com seu melhor amigo, Junior, que mora com seus pais em uma parte nobre da Cidade. Quando Max, o irmão mais velho de Junior volta pra casa por uma temporada, ele logo se interessa pelos talentos de Lucas. Este se apaixona perdidamente por Max, mas não entende os próprios sentimentos e entra em confronto com suas convicções e suas emoções.

Classificação Etária: 14 anos
Duração: 01h40
Gênero: Musical

Data: 24 de Junho, sexta-feira, às 21h30 

Local: TEATRO DA UNIÃO CULTURAL
Endereço: Rua Mário Amaral, 209 – Paraíso
Empresa Parceira: Actuare Produções
Obs.: 02 ingressos por inscrito

AS VIZINHAS

Se a sua vizinha é uma comédia… Imagine as nossas!
De repente o apartamento ao lado do seu, passa a ser ocupado por alguém totalmente desconhecido, com costumes diferentes, gostos estranhos, comportamento incomum… eis que se cria a situação mais propícia para uma guerrinha ou…“A Batalha do Século”.
Uma recém divorciada, uma funcionária pública de férias, vão fazer dessa convivência forçada algo pra lá de surpreendente. Cada qual com o seu jeito de ser e suas manias, passam a conviver no mesmo condomínio, do mesmo bloco de apartamentos e também no mesmo corredor. Mulheres antagônicas, divergentes e alucinadas passam a se tolerar de qualquer jeito, tudo isso só poderia resultar numa coisa: FUXICO, INTRIGA, ALCOVITAGEM, DESPEITO e INVEJA. Formam os ingredientes dessa comédia genuinamente cearense, onde o riso é garantido, afinal de contas estamos falando de uma peça teatral oriunda da “Terra do Humor”.

Classificação: 12 anos
Gênero: Comédia

Data: 26 de Junho, domingo, às 20 h

Local: TEATRO BRIGADEIRO
Endereço: Av. Brigadeiro Luis Antonio, 884
Empresa Parceira: Versátil Produções e Eventos
Obs.: 02 ingressos por inscrito


PRA INGLÊS VER

A comédia “Pra Inglês Ver”, é uma grande brincadeira com a língua inglesa e a importância dada à fluência no idioma dentro do ambiente corporativo. Com texto de autora que prefere usar o pseudônimo Maria Clotilde, a comédia se passa numa empresa multinacional, onde os executivos precisam se desdobrar para conseguir a fluência na língua inglesa e realizar uma apresentação ao CEO (Chief Executive Officer), que está chegando do exterior. Nessa visita será decidido o futuro profissional de alguns dos executivos, que chegam a contratar uma professora de inglês para se preparar para a grande apresentação.
Maria Clotilde dá algumas pistas sobre sua real identidade. É atriz e professora de inglês com bastante experiência nas duas funções e já ministrou aulas em ambientes corporativos. “Este texto é meu primeiro exercício na dramaturgia. Por isso pensei em escrever sobre algo que conheço bem, mas, por enquanto, sem revelar minha identidade”, diz. Ela conta que necessidade de fluência na língua inglesa é uma realidade que ganha toques dramáticos em muitas situações. “Já vi profissionais terem sua carreira interrompida porque não conseguiam atender às necessidades de sua função profissional”, conta a autora.
O diretor Isser Korik conta que quando leu o texto de Maria Clotilde imediatamente percebeu que havia material para retomar sua pesquisa sobre teatro popular, iniciada com o autor e diretor Carlos Alberto Soffredini nas montagens do Núcleo de Estética Teatral Popular entre 1985 e 1988. “Vi a possibilidade de fazer um rico jogo com os atores que põem a plateia no centro da representação e, o tempo todo, criam cumplicidade com o público”, conta o diretor.
Os personagens, conforme a observação do diretor, são muito bem descritos e tem características marcantes. “Os personagens são tipos muito bem definidos e isto combina muito com o teatro popular”, explica Isser Korik, lembrando que na peça o idioma é pronunciado como soaria em língua portuguesa, detalhe que garante efeito cômico às cenas.
Entre aulas desastrosas e um inglês pouco fluente, os executivos alunos passam por situações ainda piores, quando um escândalo corporativo envolvendo o alto escalão da empresa é descoberto.

Duração: 90 minutos
Classificação: 12 anos

Data: 22 de junho, quarta-feira, às 21h 
Data: 23 de junho, quinta-feira, às 21h 

Local: TEATRO FOLHA – Shopping Higienópolis
Endereço: Av. Higienópolis, 618 – Terraço
Empresa Parceira: CONTEÚDO TEATRAL
Obs.: 02 ingressos por inscrito

19º FESTIVAL DO JAPÃO

O 19º Festival do Japão será realizado em São Paulo, com o objetivo de preservar e divulgar a cultu8ra japonesa e manter as tradições para as novas gerações, representando as 47 províncias que compõem o país.
Entrada gratuita para crianças até 08 anos e idosos acima de 70 anos

Dia 09 de julho – SÁBADO – PROGRAMAÇÃO

10h-10h10 – Associação Cultural e Assistencial Mie Kenjin do Brasil – ginástica
10h15-10h30 – Associação Cultural Sagaken do Brasil – ginástica
10h35-10h50 – Kumamoto Rizumu Melody – dança
10h53-10h59 – Dojo Sukui – dança
11h-12h – ABERTURA OFICIAL – CERIMONIAL
12h05-12h20 – Associação Beneficente Osaka Naniwa-Kai – dança
12h25-12h55 – Mariko Nakahira – atração internacional
13h05-13h25 – Musicoterapia Kibô-no-Iê – musicoterapia
13h30-14h – Marina Kondo – atração internacional
14h05-14h30 – Takeshi Nishimura – cantor
14h40-15h05 – Mika Youtien – taikô infantil
15h10-15h30 – Isshou Matsuri Dance – matsuri dance
15h35-15h55 – Sakura Hanabirá – dança
16h05-16h35 – ASB – Associação Sul-Americana de Bugei – arte militar japonesa
16h45-17h05 – Parada taikô – taikô
17h15-17h45 – Fundação Japão: Hilty & Bosch com REATMO – street dance e beatbox
17h50-21h – Miss Nikkey Brasil com Kendi Yamai (ator e apresentador) – concurso de beleza

Data: 09 de julho, sábado, das 10 às 21h 

Local: São Paulo Expo Exhibition & Convention Center
Endereço: Rodovia dos Imigrantes, km 1,5, São Paulo
Empresa Parceira: Federação das Associações de Províncias do Japão no Brasil – KENREN
02 ingressos por inscrito

Notícias Mais Recentes

Relacionadas

Imagem com colunas coloridas e a sigla
Imagem mostra parte do corpo de duas pessoas. Uma está de camiseta cinza e segura em sua mão um termômetro apontado para o pulso da outra.

Programa “POT Volta às Aulas” da SME ganha prêmio do Tribunal de Contas de SP

Publicado em: 02/12/2021 4h55 - em Secretaria Municipal de Educação

Imagem com mapa da cidade e meninas e meninos segurando equipamentos de comunicação como câmeras fotográficas, celulares e microfones.

Evento celebra 20 anos de Educomunicação na Rede Municipal de São Paulo

Publicado em: 02/12/2021 4h08 - em Secretaria Municipal de Educação

banner da Virada Esportiva 2021 - Movimente a vida

CEUs terão programação gratuita na Virada Esportiva

Publicado em: 01/12/2021 12h22 - em Secretaria Municipal de Educação

bebês sentados em uma mesa de refeição

CEI Jardim Santa Tereza resgata história de funcionários e promove almoços culturais temáticos

Publicado em: 30/11/2021 12h25 - em Secretaria Municipal de Educação

1 2 3 1.211