Notícias

Plateia SME – edição de 20 de abril

Lista de Contemplados no facebook do Plateia

Publicado em: 20/04/2016 18h03 | Atualizado em: 04/12/2020
plateia grande.jpg

A Secretaria Municipal de Educação oferece, através dos Projeto Plateia SME aos servidores da rede, cortesias para assistirem aos espetáculos: “CINDERELLA – O MUSICAL, COM AMOR, BRIGITTE, FORA DO MUNDO, AGORA EU VOU FICAR BONITA, MAMONAS ASSASSINAS entre outros”

Lista de contemplados, no facebook do Plateia SME

CINDERELLA – O MUSICAL

Quem nunca sonhou com um príncipe encantado? Esse é um desejo universal e deu origem a uma série de contos de fadas que se perpetuam de geração em geração. Nenhum deles, contudo, é mais famoso do que Cinderella, a gata borralheira que se transforma em princesa por um dia e encontra seu grande amor graças ao sapatinho de cristal perdido. E assim são felizes para sempre! Essa célebre história de amor ganhou uma versão musical para a TV, em 1957, com canções de Richard Rodgers e Oscar Hammerstein e chegou à Broadway em 2013. Um musical clássico, mas com características particulares. Charles Möeller chama a atenção, por exemplo, para a forte presença de Shakespeare no espetáculo: “O Príncipe, logo em sua primeira canção, coloca em dúvida se tem ou não vocação para ser rei. Uma forte presença do ‘ser ou não ser’ do Hamlet”. Para o diretor, “há também um olhar diferente para a mulher – nos anos 50, era ela a própria dona do seu lar, seu único espaço de ação. Em ‘Cinderella’, a protagonista entende as ideias de igualdade entre os cidadãos e as repassa para o Príncipe, enquanto dança com ele durante o baile”.
Para o papel-título, a escolhida foi Bianca Tadini, selecionada entre mais de 500 candidatas. Totia Meirelles como a madrasta e Sabrina Korgut interpretando a fada madrinha, a montagem ficará em cartaz no Teatro Alfa.

Classificação: Livre
Gênero: MUSICAL
Duração: 150 min.
Data: 22 de abril, sexta-feira, às 21h
Local: TEATRO ALPHA
Endereço: R. Bento Branco de Andrade Filho, 722 – Santo Amaro
Empresa Parceira: Teatro Alfa
02 Ingressos por inscrito

COM AMOR, BRIGITTE.

A atriz francesa Brigitte Bardot veio ao Brasil nos anos 60 e sua visita à Búzios ficou internacionalmente conhecida. O que pouca gente sabe é que antes de chegar ao balneário, a atriz teve de ficar quatro dias reclusa em um apartamento no Rio de Janeiro para fugir do intenso assédio da imprensa e dos fãs, que a aguardavam já na pista do aeroporto do Galeão. Nos anos 60, Brigitte Bardot era considerada um ícone da beleza, da sensualidade e da moda. Ditava, junto com outros artistas, o comportamento daquela época. No entanto, ela não conseguiu carregar o peso dessa alcunha e se retirou do show business, muito em função da obsessiva ação da mídia que devassava sua vida pessoal.
No texto de Franz Keppler, encomendado por Bruna e Fabio, o episódio foi transportado para o apartamento de um camareiro de hotel para onde ela foge depois de uma conturbada passagem pelo Copacabana Palace. O encontro inusitado entre dois mundos completamente diferentes – e ao mesmo tempo tão iguais – é o mote da narrativa. O personagem masculino da peça também tem como função questionar Brigitte sobre o endeusamento de artistas e celebridades, criando assim um panorama para que pensemos: “Por que você é mais do que eu?” Como valorar uma pessoa e considerá-la mais importante do que outras?

Recomendação: 16 anos
Gênero: comédia dramática
Data: 22 de abril, sexta-feira, às 21h
Data: 23 de abril, sábado, às 21h 
Data: 24 de abril, domingo, às 19h
Local: Teatro do MASP – Pequeno Auditório
Endereço: Avenida Paulista, 1578
Realização: Morente Forte
Dois ingressos por inscrito

FORA DO MUNDO
Espetáculo baseado na verídica história de D. Sebastiana de Mello Freire, carinhosamente tratada por D. Yayá, que nasceu em 1887 e morreu em 1961 aos 74 anos, dos quais 42, ela viveu no casarão da Rua Major Diogo, confinada pelos parentes, interditada judicialmente e dada como louca. Possuía um patrimônio, avaliado à época em cerca de US$4 milhões.
A peça acontece em dois planos: o da realidade que mostra o último dia da vida de D. Yayá e o da memória onde ela revive sua vida e suas angústias.
Ficha técnica Texto e Direção – Analy Alvarez, Direção de Produção – Mario Sergio Loschiavo, Elenco: Miriam Mehler, Mara Faustino, Vinicius Calamari, Mariana Blanski, Cibele Troyano, Vivi Gonçalves, Fernanda Oliveira, Wagner Vaz, Antonio Natal.

Recomendação: 16 anos
Gênero: drama
Duração: 70 min.
Data: 22 de abril, sexta-feira, às 20h
Local: Teatro Sergio Cardoso
Endereço: Rua Rui Barbosa, 153 – Bela Vista
Realização: Associação Paulista dos Amigos da Arte
Dois ingressos por inscrito

AGORA EU VOU FICAR BONITA

Quando Carlos Drummond escreve: “Sinto que o tempo abate sobre mim sua mão pesada”, Nelson Cavaquinho lamenta: “Sei que estou no último degrau da vida, meu amor”, Mario Quintana diz: “Todas as horas são horas extremas”, Alvaiade canta: “O mundo passa por mim todos os dias, enquanto eu passo pelo mundo uma vez” ou Herminio Bello de Carvalho fala: “Não sou eu quem me navega, quem me navega é o mar”, entendemos que escritores e poetas conseguem exprimir nossos sentimentos mais íntimos em linguagem carregada de significado. “Agora Eu Vou Ficar Bonita” é um espetáculo sobre o envelhecer através de textos literários, poesias e músicas que falam das alegrias, dores, esperanças, incertezas e medos que todos nós sentimos ao tomar consciência de que estamos mais velhos, tenhamos vinte e cinco, quarenta ou oitenta anos.
Texto: Drauzio Varella, Direção Isabel Teixeira, Elenco: Regina Braga e Celso Sim

Recomendação: livre
Gênero: Musical
Duração: 75 min.
Data: 22 de abril, sexta-feira, as 21h30
Data: 23 de abril, sábado, as 21h
Data: 24 de abril, domingo, às 18 h 
Local: Teatro Sergio Cardoso
Endereço: Rua Rui Barbosa, 153 – Bela Vista
Realização: Associação Paulista dos Amigos da Arte
Dois ingressos por inscrito


The Phantom Of The Opera ( Teatro Amador)

O romance musicado The Phantom Of The Opera conta a história de amor entre dois jovens, Christine Daaé (Beatriz Juliani) e Raoul, Visconde de Chagny (Gustavo Henrique/ Gustavo Gulfier), onde Christine se perturba com o amor do Fantasma (Alex Melo), que é irreal; e o amor real de Raoul, que quer se tornar seu esposo.Durante o espetáculo percebe-se a dualidade deste amor, inseparáveis dentro do coração da jovem. Para Christine, o amor do Fantasma a remete à perda de seu próprio pai, motivo este que a fez ficar presa ao seu passado.
Podemos refletir sobre o amor e suas nuances neste espetáculo musical.

Classificação: Livre
Gênero: Romance
Duração: 2h30 com 15 minutos de intervalo
Data: 23 de abril, sábado, as 19h 
Local: Teatro TOM no colégio CEDOM
Endereço: Rua Voluntários da Pátria, 3422 – Alto de Santana
Realização: 18 por 01
Dois ingressos por inscrito

SALA DOS PROFESSORES

No cenário que dá título à tragicomédia, professores de um colégio particular se refugiam da turba estudantil nos horários de intervalo e trocam impressões sobre suas conturbadas vidas pessoais e sobre os massacrantes desafios impostos na rotina escolar. A revolta contra a falta de reconhecimento e as imposições da Sociedade Mantenedora que administra o colégio são os pretextos para que um jogo de revelações seja deflagrado com desdobramentos trágicos.

Classificação: Livre
Gênero: Tragicomédia
Data: 24 de abril, domingo, às 18 h 
Local: Espaço elevador
Endereço: Rua Treze de Maio, 222 – Bela Vista,
Realização: Cia Elevador de Teatro Panorâmico
Dois ingressos por inscrito

O MUSICAL MAMOMAS ASSASSINAS

Há 20 anos cinco garotos de Guarulhos viravam a música brasileira de ponta cabeça. Em uma carreira meteórica os Mamonas Assassinas fizeram história por sua irreverência, conquistando o país através de um escrachado rock’n roll combinado com diversos ritmos e letras bem humoradas.
Os mesmos jovens que encantaram, também comoveram pela maneira abrupta que tiveram suas carreiras interrompidas. Agora imagine se os Mamonas pudessem contar sua própria história?
Com direção do premiado José Possi Neto, o musical apresenta a mesma irreverência e o mesmo escracho que Bento, Dinho, Júlio, Samuel e Sergio demonstravam dentro e fora dos palcos, representados pelos atores Ruy Brissac, Adriano Tunes, Yudi Tamashiro, Elcio Bonazzi e Arthur Ienzura, todos escolhidos em audições.
O Musical Mamonas é em primeiro lugar, uma grande brincadeira com o gênero musical biográfico. Convocados pelo anjo Gabriel para uma importante missão, dar um jeito na caretice que tomou conta da vida dos brasileiros, Bento, Dinho, Júlio, Samuel e Sergio resolvem contar em um musical como conseguiram passar pelo estreito funil do show business: na base da persistência e da corajosa aceitação de suas personalidades um tanto quanto divertidas.
O musical traz também músicas de bandas que fizeram a cabeça dos cinco rapazes e marcaram a década de noventa, como Titãs, Legião Urbana, Engenheiros do Hawaii, Guns’n Roses, Rush e ainda reserva espaço para paródias e músicas originais compostas para o espetáculo O Musical Mamonas.

Recomendação: 12 anos
Gênero: comédia musical
Duração: 120 min.
Data: 21 de abril, quinta-feira, às 21h 
Local: TEATRO DA FECOMÉRCIO – SALA RAUL CORTEZ
Endereço: Rua Dr. Plínio Barreto, 285, 2 andar – Bela Vista.
A BILHETERIA FECHA AS 20 HORAS – RETIRAR INGRESSO DUAS HORAS ANTES.
Realização: Miniatura 9
Dois ingressos por inscrito

UM BONDE CHAMADO DESEJO

A encenação de uma peça como Um Bonde Chamado Desejo, em uma metrópole culturalmente pulsante como São Paulo, mais de doze anos após a última montagem, é fato que por si só justifica sua importância cultural.
A história criada por Tennessee Williams narra a decadência de Blanche Dubois, que se abriga na casa da irmã Stella para fugir do passado e se depara com seu vulgar cunhado Stanley. Marlon Brando e Jessica Tandy interpretaram, em 1947, na Broadway, dirigidos por Elia Kazan, os protagonistas que aqui serão representados por Maria Luisa Mendonça e Eduardo Moscovis. O texto ganharia notoriedade mundial no cinema, quatro anos depois, quando o mesmo Kazan dirigiu a adaptação cinematográfica com Brando e Vivian Leigh nos papéis principais.
Na trama, a sonhadora e atormentada Blanche DuBois muda-se para a casa da irmã, Stella, no estado norte americano de New Orleans, para logo entrar em violento embate com a brutalidade de seu cunhado, Stanley. Na tensão entre a carnalidade bestial de Stanley e o espírito etéreo de Blanche, ergue-se a mais pungente e bela metáfora do duelo entre o sonho e a realidade, entre a alma e o corpo, que o teatro já produziu.
Com direção de Rafael Gomes, completam o elenco Donizeti Mazonas (no papel de Harold Mitchell) e Virgínia Buckowski (no papel de Stella Kowalski), além dos atores Fabrício Licursi, Fernanda Castello Branco e Matheus Martins. 

Duração: 110 minutos
Classificação: 14 ANOS
Gênero: Drama
Data: 24 de abril, domingo, às 18h
Local: TEATRO TUCARENA
Endereço: Rua Monte Alegre, 1024 (entrada pela Rua Bartira) – Perdizes
Empresa Parceira: Morente Forte
Obs.: 02 ingressos por inscrito

Notícias Mais Recentes

Relacionadas

Imagem mostra, em primeiro plano, uma criança se alimentando. Ela está com uma colher na boca e um prato em sua frente. Ao fundo, outras crianças também comendo e funcionarias da escola auxiliando
Programação de dezembro- imigrante e cultura inclusiva

Migração e acessibilidade são eixos centrais da programação dos CEUs em dezembro

Publicado em: 06/12/2021 6h29 - em Secretaria Municipal de Educação

Mão infantil segurando massinha de modelar
mão feminina preenchendo gabarito de prova de concurso

SME convoca candidatos aprovados em lista específica de Negro, Negra ou Afrodescendentes

Publicado em: 04/12/2021 1h30 - em Secretaria Municipal de Educação

Imagem de uma professora sentada do chão. Ela segura um caderno com uma figura e mostra para a criança que está em pé em sua frente.

SME amplia em 1.068 o número de cargos para a Educação Infantil Municipal

Publicado em: 03/12/2021 5h08 - em Secretaria Municipal de Educação

1 2 3 1.212