Notícias

Planetários de São Paulo recebem agendamento para visitas escolares

As visitas monitoradas ocorrem nas duas unidades, uma localizada na zona leste e a outra na zona sul da cidade de São Paulo.

Publicado em: 22/02/2017 12h45 | Atualizado em: 04/05/2021

planetario_740_x_430.jpg

A Secretaria Municipal do Verde e do Meio Ambiente (SMVMA) por meio da UMAPAZ – Universidade Aberta de Meio Ambiente e Cultura de Paz está com agendamento aberto para escolas participarem de visitas monitoradas aos Planetários de São Paulo. Interessados devem efetuar inscrição enviando e-mail para a organização.

As visitas monitoradas ocorrem nos dois planetários geridos pela SMVMA, um localizado na zona leste e o outro na zona sul da cidade de São Paulo. Os espaços proporcionam o ensino não formal de astronomia e ciências afins. Suas principais características são as salas de projeção com cúpula e cadeiras dispostas de forma circular para provocar maior sensação de imersão.

Planetário do Ibirapuera – Prof. Aristóteles Orsini – localizado na zona sul da capital, no coração do Parque Ibirapuera, possui uma cúpula de 9m de altura e 18m de diâmetro, com projetor Starmaster ZMP, da empresa alemã Carl Zeiss. O equipamento permite que todas as estrelas sejam representadas com alto nível de fidelidade com a natureza, tanto em brilho como em cor, projetadas através de 9.000 fibras ópticas e 42 conjuntos de lentes.

Planetário do Carmo – localizado na zona leste, dentro do Parque do Carmo, possui cúpula de 10m de altura e 20m de diâmetro. O projetor do planetário é do modelo Universarium VIII/IX, também fabricado pela Carl Zeiss, o que permite que as estrelas sejam representadas com alto nível de fidelidade por meio de 9.000 fibras ópticas e 109 conjuntos de lentes.

A faixa etária mínima para entrada no planetário é de 5 anos. As sessões ocorrem em quatro horários: 9h, 10h30, 14h e 15h30. 

Saiba mais sobre o agendamento de visitas clicando aqui.

Notícias Mais Recentes

Relacionadas

Imagem mostra, em primeiro plano, uma criança se alimentando. Ela está com uma colher na boca e um prato em sua frente. Ao fundo, outras crianças também comendo e funcionarias da escola auxiliando
Programação de dezembro- imigrante e cultura inclusiva

Migração e acessibilidade são eixos centrais da programação dos CEUs em dezembro

Publicado em: 06/12/2021 6h29 - em Secretaria Municipal de Educação

Mão infantil segurando massinha de modelar
mão feminina preenchendo gabarito de prova de concurso

SME convoca candidatos aprovados em lista específica de Negro, Negra ou Afrodescendentes

Publicado em: 04/12/2021 1h30 - em Secretaria Municipal de Educação

Imagem de uma professora sentada do chão. Ela segura um caderno com uma figura e mostra para a criança que está em pé em sua frente.

SME amplia em 1.068 o número de cargos para a Educação Infantil Municipal

Publicado em: 03/12/2021 5h08 - em Secretaria Municipal de Educação

1 2 3 1.212