Notícias

Planetários de São Paulo recebem agendamento para visitas escolares

As visitas monitoradas ocorrem nas duas unidades, uma localizada na zona leste e a outra na zona sul da cidade de São Paulo.

Publicado em: 22/02/2017 12h45 | Atualizado em: 04/05/2021

planetario_740_x_430.jpg

A Secretaria Municipal do Verde e do Meio Ambiente (SMVMA) por meio da UMAPAZ – Universidade Aberta de Meio Ambiente e Cultura de Paz está com agendamento aberto para escolas participarem de visitas monitoradas aos Planetários de São Paulo. Interessados devem efetuar inscrição enviando e-mail para a organização.

As visitas monitoradas ocorrem nos dois planetários geridos pela SMVMA, um localizado na zona leste e o outro na zona sul da cidade de São Paulo. Os espaços proporcionam o ensino não formal de astronomia e ciências afins. Suas principais características são as salas de projeção com cúpula e cadeiras dispostas de forma circular para provocar maior sensação de imersão.

Planetário do Ibirapuera – Prof. Aristóteles Orsini – localizado na zona sul da capital, no coração do Parque Ibirapuera, possui uma cúpula de 9m de altura e 18m de diâmetro, com projetor Starmaster ZMP, da empresa alemã Carl Zeiss. O equipamento permite que todas as estrelas sejam representadas com alto nível de fidelidade com a natureza, tanto em brilho como em cor, projetadas através de 9.000 fibras ópticas e 42 conjuntos de lentes.

Planetário do Carmo – localizado na zona leste, dentro do Parque do Carmo, possui cúpula de 10m de altura e 20m de diâmetro. O projetor do planetário é do modelo Universarium VIII/IX, também fabricado pela Carl Zeiss, o que permite que as estrelas sejam representadas com alto nível de fidelidade por meio de 9.000 fibras ópticas e 109 conjuntos de lentes.

A faixa etária mínima para entrada no planetário é de 5 anos. As sessões ocorrem em quatro horários: 9h, 10h30, 14h e 15h30. 

Saiba mais sobre o agendamento de visitas clicando aqui.

Notícias Mais Recentes

Relacionadas

Foto das pessoas presentes na cerimônia de posse do grêmio da EMEBS

EMEBS Anne Sullivan realiza evento para posse do Grêmio Estudantil

Publicado em: 01/06/2023 4h51 - em Diretoria Regional de Educação Santo Amaro

Fotografia de um espaço com cadeiras enfileiradas, elas estão com capas pretas e com bandeiras de países africanos colados. A frente há um painel com o desenho de uma pessoa negra e o texto

EMEF recebe visita de grupo de africanos para discutir cultura e desafios migratórios

Publicado em: 01/06/2023 3h47 - em Secretaria Municipal de Educação

Cartaz Recreio Julho 2023
Fotografia de uma quadra coberta.

Prefeitura de SP entrega mais duas coberturas de quadras poliesportivas em escolas da Rede Municipal

Publicado em: 31/05/2023 1h32 - em Diretoria Regional de Educação Ipiranga

Imagem com fundo de lego com o texto

1º Prêmio Braille Bricks Brasil da Fundação Dorina Nowill recebe inscrições de educadores 

Publicado em: 30/05/2023 5h34 - em Diretoria Regional de Educação Butantã

1 2 3 1.348