Notícias

Piquenique no Parque Jacuí reúne crianças e famílias em dia de aprendizado e afeto

Atividade ao ar livre fortalece vínculos entre escola, comunidade e território em São Miguel Paulista

Publicado em: 29/07/2025 17h09 | Atualizado em: 27/08/2025
Cei Indi Ventura Branco 06

O CEI Ventura Branco, da DRE São Miguel Paulista, realizou, no dia 23 de julho, um piquenique no Parque Jacuí. O encontro reuniu crianças, famílias e equipe pedagógica para celebrar o projeto “Explorando Territórios”.

A atividade aconteceu durante a manhã e teve como objetivo fortalecer os laços afetivos entre escola e comunidade. O piquenique também valorizou a cultura local e os espaços públicos do bairro.

O evento foi marcado por partilhas de histórias e trocas entre as famílias. As crianças brincaram ao ar livre, exploraram o parque com liberdade e aproveitaram um momento especial com seus colegas, professoras e familiares.

Toda a equipe da escola participou da ação, com a gestão e as professoras organizando o encontro com todo cuidado, buscando oferecer uma experiência rica em convivência e aprendizado.

O piquenique faz parte do projeto “Explorando Territórios”, que está em seu terceiro ano de realização. A proposta já promoveu visitas à Praça das Casinhas, à UBS do bairro e ao Mercado Shibata, locais importantes para as famílias da comunidade. Nele, cada saída busca ouvir as crianças, conhecer seus caminhos no dia a dia e valorizar a cultura do bairro onde vivem. Assim, a escola reconhece que o aprendizado também acontece fora da sala de aula.

Durante o piquenique, um dos pais destacou a importância da atividade: “Acredito que essas saídas aproximam as famílias da escola e mostram que a educação acontece em todo lugar. O piquenique no parque foi muito significativo para mim e para minha filha.”

O projeto seguirá com novas ações, uma vez que a escola pretende continuar promovendo momentos de escuta, convivência e valorização das experiências das famílias e crianças.

A iniciativa reforça o compromisso e vínculos da escola com a comunidade e, ao explorar os espaços do território, as crianças ganham autonomia, segurança e ampliam seus conhecimentos sobre o mundo à sua volta.

Veja, abaixo, algumas imagens da ação: 

 

Notícias Mais Recentes

Relacionadas

Fotografia com vários adultos em pé em frente a escada posando para câmera.

Acordo vai ampliar o ensino de língua francesa na rede municipal 

Publicado em: 10/04/2026 5h14 - em CEU e COCEU

Comgás
Fotografia de muitas mulheres posando para câmera. Ao fundo, projeto no telão o texto

SME inicia formação de 2026 de novas embaixadoras da Rede Amigos do Peito

Publicado em: 10/04/2026 12h10 - em Secretaria Municipal de Educação

Fotografia de um professor ao centro e estudantes ao seu lado direito e esquerdo com roupa de esgrima.

Esgrima abre caminhos e revela talentos no CEU Paraisópolis

Publicado em: 10/04/2026 11h18 - em Secretaria Municipal de Educação

Imagem composta por duas fotografias. No quadrante à direita, um menino se expressa em Libras em um palco com telão ao fundo; no quadrante à direita, uma menina se expressa em Libras, ao fundo prateleiras de livros.

Estudantes da rede municipal conquistam 1º e 2º lugar em Concurso Nacional de Literatura Surda 

Publicado em: 10/04/2026 10h00 - em Diretoria Regional de Educação Ipiranga

«1 2 3 1.644