Notícias
Piquenique no Parque Jacuí reúne crianças e famílias em dia de aprendizado e afeto
Atividade ao ar livre fortalece vínculos entre escola, comunidade e território em São Miguel Paulista
Publicado em: 29/07/2025 17h09 | Atualizado em: 27/08/2025
O CEI Ventura Branco, da DRE São Miguel Paulista, realizou, no dia 23 de julho, um piquenique no Parque Jacuí. O encontro reuniu crianças, famílias e equipe pedagógica para celebrar o projeto “Explorando Territórios”.
A atividade aconteceu durante a manhã e teve como objetivo fortalecer os laços afetivos entre escola e comunidade. O piquenique também valorizou a cultura local e os espaços públicos do bairro.
O evento foi marcado por partilhas de histórias e trocas entre as famílias. As crianças brincaram ao ar livre, exploraram o parque com liberdade e aproveitaram um momento especial com seus colegas, professoras e familiares.
Toda a equipe da escola participou da ação, com a gestão e as professoras organizando o encontro com todo cuidado, buscando oferecer uma experiência rica em convivência e aprendizado.
O piquenique faz parte do projeto “Explorando Territórios”, que está em seu terceiro ano de realização. A proposta já promoveu visitas à Praça das Casinhas, à UBS do bairro e ao Mercado Shibata, locais importantes para as famílias da comunidade. Nele, cada saída busca ouvir as crianças, conhecer seus caminhos no dia a dia e valorizar a cultura do bairro onde vivem. Assim, a escola reconhece que o aprendizado também acontece fora da sala de aula.
Durante o piquenique, um dos pais destacou a importância da atividade: “Acredito que essas saídas aproximam as famílias da escola e mostram que a educação acontece em todo lugar. O piquenique no parque foi muito significativo para mim e para minha filha.”
O projeto seguirá com novas ações, uma vez que a escola pretende continuar promovendo momentos de escuta, convivência e valorização das experiências das famílias e crianças.
A iniciativa reforça o compromisso e vínculos da escola com a comunidade e, ao explorar os espaços do território, as crianças ganham autonomia, segurança e ampliam seus conhecimentos sobre o mundo à sua volta.
Veja, abaixo, algumas imagens da ação:
Notícias Mais Recentes
Secretaria Municipal de Educação
Virada Esportiva agita os CEUs com programação para todas as idades
Secretaria Municipal de Educação
Manual de Normas e Procedimentos da SME traz novos temas para orientação das unidades
Educação Especial
SME promove Seminário de Educação Especial Juntos Pela Aprendizagem - Inclusão
Secretaria Municipal de Educação
CEU Três Lagos e CEU Vila do Sol recebem Mostra de Cinema Espanhol 2025
Diretoria Regional de Educação Guaianases
Secretarias Municipais participam do II FLI Sampa, no CEU Lajeado
Secretaria Municipal de Educação
Pedalada pela Vida reúne comunidade no CEU Inácio Monteiro em ação pelo Setembro Amarelo
Relacionadas

Virada Esportiva agita os CEUs com programação para todas as idades
Publicado em: 18/09/2025 10h00 - em Secretaria Municipal de Educação

Manual de Normas e Procedimentos da SME traz novos temas para orientação das unidades
Publicado em: 18/09/2025 9h00 - em Secretaria Municipal de Educação

SME promove Seminário de Educação Especial Juntos Pela Aprendizagem – Inclusão
Publicado em: 18/09/2025 8h00 - em Educação Especial

CEU Três Lagos e CEU Vila do Sol recebem Mostra de Cinema Espanhol 2025
Publicado em: 17/09/2025 4h14 - em Secretaria Municipal de Educação

Secretarias Municipais participam do II FLI Sampa, no CEU Lajeado
Publicado em: 17/09/2025 12h05 - em Diretoria Regional de Educação Guaianases