Notícias

Percepções da paisagem: transformações geográficas

Mudanças e permanências no bairro

Publicado em: 06/07/2017 12h39 | Atualizado em: 30/11/2020
Projeto_Percepcoes_da_Paisagem_740_x_430.jpg

Os alunos dos sextos anos da Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) Senador Teotônio Vilela, que fica no Centro Educacional Unificado (CEU) Paz, participaram, no primeiro semestre, do projeto “Percepções da Paisagem”, coordenado pelo professor de Geografia Bruno Cyriaco.

O projeto teve o intuito de tornar o estudo sobre o espaço geográfico mais próximo da realidade dos alunos, tornando-os mais atentos e preparados para emitirem opiniões e sugestões a respeito do tema.

“Em sala de aula, discutimos sobre como é feita a definição do espaço geográfico, quem o produz e reproduz, de quem é a responsabilidade do espaço que ocupamos” disse o professor Bruno, explicando que os estudantes também aprenderam a diferenciar os elementos e os planos da paisagem, praticando uma técnica cartográfica rudimentar na representação da paisagem, o croqui.

Além do produto final, que é a observação de mudanças e permanências na paisagem, esse exercício possibilitou ao estudante criar, “exercitar” o raciocínio abstrato e a concentração no objeto a ser representado graficamente. “O bairro serviu como objeto de estudo para a observação dos alunos, ou seja, utilizamos o território como objeto do processo educativo”, observou Bruno.

Notícias Mais Recentes

Relacionadas

Estudantes Participam De Programações Do Edifício Oswald De Andrade

Estudantes da Rede Municipal de Ensino participam de programações do Edifício Oswald de Andrade

Publicado em: 05/07/2024 11h22 - em Secretaria Municipal de Educação

Fotografia do evento de Política De Atendimento Ao Cidadao

Política de Atendimento ao Cidadão é tema de encontro realizado pela SME

Publicado em: 05/07/2024 10h31 - em Secretaria Municipal de Educação

Atleta paralímpico que estudou na EMEF General Julio Marcondes Salgado
Emef Oswaldo Aranha
Muitos estudantes sentados no chão com a mão direita levantada.
1 2 3 4 1.465