Notícias

Percepções da paisagem: transformações geográficas

Mudanças e permanências no bairro

Publicado em: 06/07/2017 12h39 | Atualizado em: 30/11/2020
Projeto_Percepcoes_da_Paisagem_740_x_430.jpg

Os alunos dos sextos anos da Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) Senador Teotônio Vilela, que fica no Centro Educacional Unificado (CEU) Paz, participaram, no primeiro semestre, do projeto “Percepções da Paisagem”, coordenado pelo professor de Geografia Bruno Cyriaco.

O projeto teve o intuito de tornar o estudo sobre o espaço geográfico mais próximo da realidade dos alunos, tornando-os mais atentos e preparados para emitirem opiniões e sugestões a respeito do tema.

“Em sala de aula, discutimos sobre como é feita a definição do espaço geográfico, quem o produz e reproduz, de quem é a responsabilidade do espaço que ocupamos” disse o professor Bruno, explicando que os estudantes também aprenderam a diferenciar os elementos e os planos da paisagem, praticando uma técnica cartográfica rudimentar na representação da paisagem, o croqui.

Além do produto final, que é a observação de mudanças e permanências na paisagem, esse exercício possibilitou ao estudante criar, “exercitar” o raciocínio abstrato e a concentração no objeto a ser representado graficamente. “O bairro serviu como objeto de estudo para a observação dos alunos, ou seja, utilizamos o território como objeto do processo educativo”, observou Bruno.

Notícias Mais Recentes

Relacionadas

Plateia SME e Plateinha - edição de 13 de julho

SME disponibiliza cortesias para nove peças pelo Plateia SME

Publicado em: 04/03/2016 11h01 - em CEU e COCEU

Plateia SME e Plateinha - edição de 13 de julho

Plateia SME – cortesias para Marlei Cevada num show nadaaverrr

Publicado em: 04/03/2016 11h01 - em CEU e COCEU

Plateia SME e Plateinha - edição de 13 de julho

Plateia SME – Morte acidental de um anarquista

Publicado em: 04/03/2016 11h00 - em CEU e COCEU

Plateia SME e Plateinha - edição de 13 de julho
Plateia SME e Plateinha - edição de 13 de julho

Plateia SME – edição de 2 de março

Publicado em: 04/03/2016 10h59 - em CEU e COCEU

1 1.375 1.376 1.377 1.378 1.379 1.490