Notícias

Percepções da paisagem: transformações geográficas

Mudanças e permanências no bairro

Publicado em: 06/07/2017 12h39 | Atualizado em: 30/11/2020
Projeto_Percepcoes_da_Paisagem_740_x_430.jpg

Os alunos dos sextos anos da Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) Senador Teotônio Vilela, que fica no Centro Educacional Unificado (CEU) Paz, participaram, no primeiro semestre, do projeto “Percepções da Paisagem”, coordenado pelo professor de Geografia Bruno Cyriaco.

O projeto teve o intuito de tornar o estudo sobre o espaço geográfico mais próximo da realidade dos alunos, tornando-os mais atentos e preparados para emitirem opiniões e sugestões a respeito do tema.

“Em sala de aula, discutimos sobre como é feita a definição do espaço geográfico, quem o produz e reproduz, de quem é a responsabilidade do espaço que ocupamos” disse o professor Bruno, explicando que os estudantes também aprenderam a diferenciar os elementos e os planos da paisagem, praticando uma técnica cartográfica rudimentar na representação da paisagem, o croqui.

Além do produto final, que é a observação de mudanças e permanências na paisagem, esse exercício possibilitou ao estudante criar, “exercitar” o raciocínio abstrato e a concentração no objeto a ser representado graficamente. “O bairro serviu como objeto de estudo para a observação dos alunos, ou seja, utilizamos o território como objeto do processo educativo”, observou Bruno.

Notícias Mais Recentes

Relacionadas

Cursos – UniCEU Cantos do Amanhecer

Cursos – UniCEU Cantos do Amanhecer

Publicado em: 08/09/2016 6h26 - em Secretaria Municipal de Educação

Cursos – UniCEU Alto Alegre

Cursos – UniCEU Alto Alegre

Publicado em: 08/09/2016 6h25 - em Secretaria Municipal de Educação

Caderno de Debates – Questões do Cotidiano Escolar II

Caderno de Debates – Questões do Cotidiano Escolar II

Publicado em: 08/09/2016 1h51 - em NAAPA

Legislação – CODAE

Legislação – CODAE

Publicado em: 01/09/2016 5h14 - em Alimentação Escolar

Legislação Federal

Legislação Federal

Publicado em: 01/09/2016 4h54 - em Alimentação Escolar

1 1.232 1.233 1.234 1.235 1.236 1.547