Notícias
Participantes de Academias Estudantis de Letras se encontram com Walcyr Carrasco
Aproximadamente 350 alunos, de oito Academias Estudantis de Letras, tiveram a oportunidade de conhecer o escritor
Publicado em: 16/11/2017 15h49 | Atualizado em: 30/11/2020
Na fria tarde da última quinta, 28 de setembro, cerca de 350 estudantes que integram as Academias Estudantis de Letras (AEL) de oito unidades da Rede Municipal de Ensino (RME) tiveram a oportunidade de conhecer o escritor Walcyr Carrasco, numa cerimônia denominada “Hoje é dia de Walcyr”.
“Anualmente, a AEL presta homenagem a um escritor contemporâneo, que seja uma referência na literatura brasileira, para ser explorado nos cursos e eventos do ano, dentro da dinâmica das ações planejadas no projeto”, explica Sueli Gonçalves, precursora da AEL na Rede. “Neste ano, o tema escolhido foi ‘Literatura Dramática’”, concluiu.
Durante os cursos de formação e acompanhamento, as equipes da AEL e da Secretaria Municipal de Educação (SME) chegaram à escolha do nome de Walcyr Carrasco, patrono de duas Academias já instituídas na Rede, para receber a homenagem durante o evento, que está em sua segunda edição. Em 2016, a homenageada foi a escritora Lygia Fagundes Telles.
“Pra gente é uma felicidade muito grande saber que vocês podem estar aqui celebrando um dos nossos maiores escritores”, disse o presidente da Academia Paulista de Letras, Gabriel Chalita, durante a abertura do evento. “Walcyr Carrasco é um dos maiores homens da história da televisão brasileira, atuando hoje em minisséries, novelas, mas ele é um homem da literatura infantil, da literatura infanto-juvenil”, completou.
Na sequência, aconteceram as apresentações das AELs presentes. Destaque para a participação da AEL Walcyr Carrasco, da EMEF Danylo José Fernandes, da Diretoria Regional de Educação (DRE) Itaquera, que abriu as apresentações com a encenação “Entre os sussurros e a palavra não dita”, com base em obras de Walcyr, e a da EMEF Prof. Antônio Davilla, da DRE Guaianases, que encerrou as apresentações com a livre adaptação da novela “O Cravo e a Rosa”, também de autoria do escritor.
Visivelmente emocionado, Carrasco agradeceu a homenagem, enfatizando a pesquisa prévia, feita pelos estudantes, que abarcou parte de sua obra. “Isso, para um escritor, é muito significativo, porque nos toca profundamente. Eu passei minha vida escrevendo para vocês. Agradeço profundamente, de coração, essa homenagem” disse Walcyr.
Notícias Mais Recentes
Secretaria Municipal de Educação
Alimentação escolar garante segurança alimentar para mais de 1 milhão de estudantes da Rede Municipal de São Paulo
Educação Especial
Mais de 3 mil profissionais participam de formação para apoiar o público da Educação Especial
Diretoria Regional de Educação São Miguel
DRE São Miguel promove aulas paralímpicas gratuitas em CEUs da região
Secretaria Municipal de Educação
Prefeitura de São Paulo promove formação para novas Mães Guardiãs da Alimentação Escolar
Diretoria Regional de Educação Butantã
Atleta do CEU Paraisópolis garante vaga na Seleção Brasileira de Flag Football para os Jogos da Juventude 2026
Secretaria Municipal de Educação
Dia da Internet Segura debate uso responsável da inteligência artificial na Rede Municipal
Relacionadas
Alimentação escolar garante segurança alimentar para mais de 1 milhão de estudantes da Rede Municipal de São Paulo
Publicado em: 11/02/2026 11h48 - em Secretaria Municipal de Educação
Mais de 3 mil profissionais participam de formação para apoiar o público da Educação Especial
Publicado em: 10/02/2026 5h20 - em Educação Especial
DRE São Miguel promove aulas paralímpicas gratuitas em CEUs da região
Publicado em: 10/02/2026 2h52 - em Diretoria Regional de Educação São Miguel
Prefeitura de São Paulo promove formação para novas Mães Guardiãs da Alimentação Escolar
Publicado em: 10/02/2026 12h56 - em Secretaria Municipal de Educação
Atleta do CEU Paraisópolis garante vaga na Seleção Brasileira de Flag Football para os Jogos da Juventude 2026
Publicado em: 10/02/2026 10h00 - em Diretoria Regional de Educação Butantã