Parceria inédita entre SME e Singularidades vai permitir que escolas municipais colaborem com formação prática de professores da capital

Acordo possibilitará implantação da clínica pedagógica de forma pioneira em São Paulo

Publicado em: 15/10/2021 17h48 | Atualizado em: 15/10/2021
Professor dando aula para uma sala com estudantes. Todos usam máscara de proteção individual.

A Prefeitura de São Paulo, por meio da Secretaria Municipal de Educação, assinou nesta sexta-feira (15), um acordo de cooperação com o Instituto Singularidades. A parceria inédita vai contribuir para o aperfeiçoamento da formação dos futuros professores da capital levando à realidade do ensino da rede pública para o currículo da instituição de ensino. O acordo também vai garantir bolsas de estudo para educadores da rede municipal em cursos livres oferecidos pela instituição.

O acordo prevê que os estudantes dos cursos de pedagogia e letras do Instituto Singularidades, uma instituição particular de ensino superior com sede na capital, façam seus estágios curriculares obrigatórios necessários para a conclusão da graduação nas escolas municipais de São Paulo.

As ações de estágio vão funcionar no modelo de clínica pedagógica, alinhadas à Base Nacional Comum Curricular (BNCC), cuja aplicação obrigatória ocorre em 2023. Elas preveem interações mais práticas do universitário dentro da sala de aula, acompanhado por seu professor mentor garantindo uma formação profissional mais completa e o desenvolvimento de competências e habilidades que façam mais sentido com a realidade da carreira.

As atividades terão início no próximo ano com os ingressantes dos cursos de pedagogia e letras. A expectativa é de que, inicialmente, 110 universitários façam seus estágios em escolas vinculadas à Diretoria Regional de Educação (DRE) Ipiranga e Butantã. Elas serão definidas de acordo com a logística que melhor atenda ao universitário. A meta é que a parceria chegue a 40 escolas até o ano de 2024.

A Secretaria Municipal de Educação terá como missão receber o universitário e promover sua imersão em situações reais de ensino e aprendizagem. O universitário será acompanhado por um professor experiente, que vai exercer a função de mentor para acompanhar e orientar o futuro profissional. Para isso, ele receberá uma formação do Singularidades.

Cursos de formação aos educadores da rede municipal

Em contrapartida, o acordo vai permitir que professores da rede municipal de São Paulo recebam bolsas de estudo para cursos de extensão na modalidade online na instituição.

As bolsas de estudo serão estendidas aos professores mentores, coordenadores pedagógicos e diretores das escolas da rede municipal. No portfólio do Instituto Singularidades há opções de cursos online sobre gestão escolar, psicanálise para educadores, tecnologias digitais, metodologias ativas, entre outros temas ligados à neurociência, formação integral e autoconhecimento etc.

Para o secretário municipal de Educação, Fernando Padula, a parceria configura um ótimo exemplo entre iniciativa privada e poder público que traz benefícios diretos aos estudantes da cidade de São Paulo. “Dessa forma conseguimos atender tanto os universitários que estão em busca de experiência na sua formação enquanto professores, e os nossos docentes que estão cada vez mais em busca de conhecimento.”

Alexandre Schneider, presidente do Instituto Singularidades, diz que a parceria vai trazer ganhos para todos os envolvidos: alunos, escolas e futuros profissionais.

“O acordo vai possibilitar que os estudantes possam ter uma formação prática mais forte, já que eles vão contar com o que oferece o Singularidades, mais a experiência de um professor formador da rede municipal de São Paulo. A escola municipal vai passar a ser uma escola formadora.”

Um grupo de pessoas em uma arquibancada com os braços levantados.

Imprensa Jovem acompanha treino de Fórmula E

Publicado em: 18/03/2024 6h24 - em Educomunicação

Dengue Demonstração Fumacê

Escolas da Rede Municipal de Ensino realizam ações de combate ao mosquito da dengue e outras doenças

Publicado em: 18/03/2024 6h22 - em Secretaria Municipal de Educação

Fotografia mostra pessoas tomando banho de piscina.

CEUs oferecem piscinas para a população da capital de SP

Publicado em: 16/03/2024 9h00 - em Secretaria Municipal de Educação

imagem com ilustração de diversos rostos de perfil, cada um deles possui características físicas diferentes - Formação para professores Portas Abertas
Fotografia mostra vinte e duas pessoas posando para foto em formato selfie.

EMEF Sebastião Francisco cria coletivo para discutir pautas do universo feminino

Publicado em: 15/03/2024 4h02 - em Secretaria Municipal de Educação