Notícias

Palestra no CEU Uirapuru sobre prevenção de zoonoses

Evento ocorreu como parte da programação do Recreio na Férias e teve como alvos as doenças causadas pelos animais na cidade

Publicado em: 21/01/2016 17h17 | Atualizado em: 30/11/2020

palestra_zoonoses_740_x_430.jpg

Os agentes da Covisa (Coordenação de Vigilância em Saúde da Secretaria Municipal de Saúde de São Paulo) realizaram na quinta, 21 de janeiro, no Centro Educacional Unificado (CEU) Uirapuru, da Diretoria Regional de Educação (DRE) Butantã, uma palestra sobre os perigos que os animais urbanos oferecem à saúde dos seres humanos.

Durante a palestra, que foi realizada como parte do Recreio nas Férias, muitos foram os animais citados pelos vigilantes. Baratas, escorpiões, pombas, ratos e o mosquito Aedes Aegypti foram alguns dos bichinhos abordados. Na apresentação, os agentes falaram sobre a transmissão das zoonoses, bem como os seus métodos de prevenção.

Eunice da Silva, Gilson Canaim, Adriana Lima e Priscila Régis foram os agentes de saúde da Covisa encarregados da palestra. Para eles, são necessárias intervenções pra diminuir a incidência dessas doenças na cidade. Na opinião dos agentes, eventos como esse são importantes tanto para as crianças quanto para os pais. “As crianças aprendem muito mais rápido que os adultos e costumam levar para casa o que lhes foi ensinado aqui”, ressalta Gilson. “Certa vez, ao darmos uma palestra semelhante, uma agente cometeu um erro ao falar sobre a prevenção das doenças e foi imediatamente corrigida por uma das crianças na plateia. Para mim, esse foi o melhor sinal de que o trabalho realizado por nós estava dando frutos”, completa o agente de saúde.

O Recreio nas Férias conta com oficinas, peças de teatro, de dança, contação de histórias, sessões de cinema entre outras atividades e acontece até o dia 22 de Janeiro. Clique aqui para ver toda a programação.

Notícias Mais Recentes

Relacionadas

Arte gráfica com fundo preto reúne elementos que representam música e dança. Na parte superior esquerda, aparecem bailarinos em movimento; no canto superior direito, mãos tocam uma flauta doce. Na parte inferior, há uma pessoa tocando piano e, à direita, as pernas de uma bailarina usando sapatilhas de balé. Uma faixa curva em tom alaranjado atravessa a composição. Ao centro, em destaque, está a frase:

CEU Uirapuru se torna novo polo da FTM Expandida na Rede Municipal 

Publicado em: 14/08/2026 5h30 - em Diretoria Regional de Educação Butantã

Estudantes integrantes de uma banda marcial se apresentam em quadra coberta, posicionados em formação e tocando instrumentos de metal, como trompetes e trombones. Os participantes vestem uniformes nas cores vermelha, azul-marinho e preta, com chapéus brancos. Ao fundo, vê-se o espaço amplo do ginásio, com iluminação no teto e banners do evento.

Programa Música em Rede leva bandas e fanfarras ao desfile de Vila Antonieta

Publicado em: 14/08/2026 4h31 - em Diretoria Regional de Educação Freguesia/Brasilândia

Auditório com público acompanhando uma apresentação sobre aleitamento materno. No palco, três mulheres participam da atividade e, ao fundo, um telão apresenta a mensagem “Promovendo o Aleitamento Materno”.

Agosto Dourado ganha programação especial no CEU Jambeiro

Publicado em: 14/08/2026 1h15 - em Diretoria Regional de Educação Guaianases

SME republica edital de chamamento público para parceria com três escolas municipais 

SME republica edital de chamamento público para parceria com três escolas municipais 

Publicado em: 14/08/2026 1h07 - em Secretaria Municipal de Educação

Fotografia de vária pessoas em pé em um auditórrio.

Projeto Piloto de Gestão Documental inicia segunda fase com participação de 16 escolas

Publicado em: 14/08/2026 8h00 - em Diretoria Regional de Educação Butantã

«1 2 3 1.688