Notícias

Organização internacional The Elders visita CEU Casa Blanca

Grupo fundado por Nelson Mandela conheceu os equipamentos da educação paulistana

Publicado em: 28/05/2024 16h25 | Atualizado em: 28/05/2024
Três crianças sentadas em bancos lendo livro, ao fundo, um grupo de adultos conversa em pé

Estudantes do CEU EMEF Casa Blanca durante a visita do grupo The Elders

Os representantes da organização internacional The Elders visitaram o CEU Casa Blanca na última segunda-feira (27) e conheceram de perto os principais pontos da educação municipal em uma apresentação e roda de conversa. Os estudantes do Programa Imprensa Jovem da EMEF M’Boi Mirim II e CEU EMEF Casa Blanca acompanharam e fizeram a cobertura jornalística. 

O grupo The Elders foi fundado em 2007 por Nelson Mandela, ex-presidente da África do Sul e vencedor do Prêmio Nobel da Paz, com o objetivo de reunir líderes mundiais na luta pela paz, garantia de direitos humanos e um planeta sustentável. Entre os participantes, estava a ex-primeira-ministra da Nova Zelândia, Helen Clark, o ex-presidente do México, Ernesto Zedillo, e o ex-presidente da Mongólia, Tsakhiagiin Elbegdorj. 

Os seus membros influenciam as políticas locais por meio de ações. De acordo com o website do grupo, eles trabalham “com a sociedade civil para desafiar a impunidade e a injustiça e fornecer uma plataforma para aqueles que não são ouvidos nos corredores do poder”.

A visita aos espaços do CEU Casa Blanca foi uma oportunidade do grupo de ex-líderes conhecerem os equipamentos da educação paulistana. Os representantes fizeram um tour pelo equipamento, que conta com quadras poliesportivas, pista de skate, lago com peixes, biblioteca, polo UniCEU, teatro, piscinas, Centro de Educação Infantil (CEI), Escola Municipal de Educação Infantil (EMEI) e Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF).

Nos espaços do teatro, os profissionais da Secretaria Municipal de Educação, incluindo o Secretário de Educação Adjunto, Bruno Lopes Correia, apresentaram os principais pontos da educação na cidade de São Paulo. Entre as questões abordados, estava uma introdução explicando o tamanho da Rede Municipal, a proposta dos Centros Educacionais Unificados (CEUs) e a importância do combate à evasão escolar e apoio em crianças em situação de vulnerabilidade com o Núcleo de Apoio e Acompanhamento para a Aprendizagem (NAAPA) e as Mães Guardiãs. “O diálogo com os ex-líderes é fundamental para mostrar para o mundo a potência da prefeitura em suas ações de garantia dos direitos humanos e educação de qualidade”, apontou o Secretário Adjunto. 

A ex-primeira-ministra da Nova Zelândia e ex-líder do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento destacou a importância da existência de espaços como o CEU. “Ficamos impressionados com a forma que as crianças e comunidade conseguem aproveitar os espaços do CEU, seja na pista de skate, biblioteca, teatro ou parques. São recursos incríveis e muito importantes”, destacou. 

Notícias Mais Recentes

1 2 3 1.460