Olimpíadas Estudantis chegam às fases finais e prometem muita disputa e emoção

Competições envolvem cerca de 100 mil participações de crianças e jovens, com idade entre 10 e 17 anos.

Publicado em: 27/11/2017 12h45 | Atualizado em: 30/11/2020

olimpiadas_fasefinal_740_X_430.jpg

As XI Olimpíadas Estudantis e o VIII InterCEUs da Rede Municipal de Ensino de São Paulo chegam às etapas eliminatórias e prometem muita emoção até as finais, que ocorrem em dezembro. Basquetebol, Futsal, Handebol, Voleibol, Caratê, Rugby, Natação, Atletismo, Atletismo Paralímpico, Judô, Ginástica Rítmica, Ginástica Artística, Tênis de Campo e Tênis de Mesa são as modalidades esportivas que constituem a competição.

De 24 de novembro a 8 dezembro ocorrem as últimas eliminatórias da etapa regional de Atletismo. No dia 12 de dezembro é a vez da final municipal no Centro Olímpico de Treinamento e Pesquisa (COTP) Marechal Mário Ary Pires. Meninos e meninas competem em provas de arremesso de peso, revezamento 4×75, salto em altura e salto em distância e corrida, que vão de 75 a 400 metros.

As próximas competições de Ginástica Rítmica e Artística ocorrem nos dias 28, 29, 30 de novembro e 3 de dezembro e são disputadas nos CEUs Feitiço da Vila, Heliópolis, Formosa e Vila Rubi, respectivamente.

No dia 4 de dezembro acontecem competições de Natação, Tênis de Campo e as Paralimpíadas no Clube Espéria. Judocas lutam nos CEUs Alto Alegre no dia 2 e no Heliópolis no dia 9. No dia 3 de dezembro é a vez dos caratecas disputarem os melhores lugares no CEU Jardim Paulistano. As últimas competições de Rugby são disputadas no dia 27 de novembro no CEU Meninos e em 10 de dezembro no CEU Jambeiro.

Entre os dias 11 e 15 de dezembro ocorrem as finais municipais de todas as modalidades esportivas que compõem as Olimpíadas Estudantis. Os locais das disputas ainda serão definidos.

Olimpíadas Estudantis – Promovidas desde 2007 na RME, as Olimpíadas Estudantis têm o objetivo de estimular a prática esportiva e a vivência organizada do esporte nas escolas e CEUs. De outubro até dezembro serão cerca de 100 mil participações de crianças e jovens com idade entre 10 e 17 anos.

As competições são destinadas aos estudantes das escolas da Rede Municipal de Ensino (RME), organizadas em três categorias: pré-mirim, mirim e infantil. Os educandos representam as Unidades Educacionais que estudam e podem participar de mais de uma modalidade esportiva. No InterCEUs, competem os estudantes regularmente matriculados em projetos ou atividades esportivas desenvolvidas nos Centros Educacionais Unificados (CEUs). É estimada a participação de 400 Unidades Escolares nos jogos e mais 46 CEUs.

As modalidades coletivas ocorrem em duas etapas: fase regional, entre as escolas de cada uma das 13 Diretorias Regionais de Educação (DRE) e a municipal, com os vencedores de cada DRE. As modalidades individuais acontecem em um único dia. Somente no atletismo haverá uma etapa classificatória nas 13 regiões e, em seguida, a final municipal.

Confira a programação:

CEU Jambeiro

Finais Municipais

11,13, 14 e 15/12
Finais Municipais (várias modalidades)
cinco locais a definir

Um professor segura o braço de uma estudante que sobe em uma corda. Ao fundo, uma floresta e um rio.

Estudantes da Rede Municipal visitam Polo de Ecoturismo de São Paulo

Publicado em: 18/04/2024 6h16 - em Secretaria Municipal de Educação

Fotografia mostra seis pessoas sentadas em uma bancada vermelha, atrás deles se lê

Secretaria Municipal de Educação promove encontro formativo para educadores sobre proteção escolar

Publicado em: 18/04/2024 3h16 - em Secretaria Municipal de Educação

Uma criança com uniforme da prefeitura toca em um tablet em cima de uma mesa

Estudantes da Rede Municipal de Ensino ganham recurso para aprender Matemática

Publicado em: 18/04/2024 2h07 - em Secretaria Municipal de Educação

Foto de estudante usando notebook da escola.
Fotografia mostra duas mãos pegando pedrinhas coloridas que formam um coração cheio de predas nas cores amarela, vermelha e azul.