Notícias
“Olho na COP 30” convida escolas a promoverem reflexões sobre justiça climática
Atividades terão como base a 30ª Conferência da ONU sobre Mudança do Clima, que será realizada em Belém (PA), e envolverão produções dos estudantes do 2º, 5º e 9º anos
Publicado em: 18/06/2025 15h22 | Atualizado em: 18/06/2025
Inspirada pela 30ª edição da Conferência das Nações Unidas sobre Mudança do Clima (COP 30), que ocorrerá em novembro de 2025, a Secretaria Municipal de Educação de São Paulo (SME) convida as unidades educacionais da Rede Municipal a participarem da ação “Olho na COP 30”, que propõe uma série de atividades pedagógicas com o tema Justiça Climática.
A sensibilização teve início com a exibição da mostra de filmes “Narrativas do Clima: uma mostra de filmes sobre Mudanças Climáticas” nas unidades educacionais municipais e, agora, segue com novas etapas de mobilização.
Os estudantes do 2º ano do ensino fundamental serão convidados a criar slogans, os do 5º ano farão produções artísticas, e os do 9º ano desenvolverão propostas para enfrentar problemas ambientais locais observados em seu território.
As melhores produções serão encaminhadas às Diretorias Regionais de Educação (DREs) e à SME, como forma de valorizar o protagonismo estudantil e fortalecer o debate sobre as emergências climáticas nos territórios.
As inscrições para as escolas interessadas em participar estarão abertas até 27 de junho, por meio do link: https://forms.gle/McWM8JRAYDMP8vMi9
Para dúvidas e mais informações, as equipes escolares podem entrar em contato pelo e-mail: smecopednea@sme.prefeitura.sp.gov.br.
A iniciativa tem como objetivo formar cidadãos críticos e atuantes, capazes de contribuir para a construção de um futuro mais justo e sustentável.
COP 30 – A cidade de Belém (PA) será palco da 30ª edição da Conferência das Nações Unidas sobre Mudança do Clima (COP 30), em novembro de 2025. O evento é considerado um marco histórico para o Brasil, reunirá líderes mundiais, representantes da sociedade civil, cientistas e formuladores de políticas públicas em torno de um objetivo comum: a mitigação das mudanças climáticas.
Notícias Mais Recentes
Diretoria Regional de Educação Campo Limpo
CEU Vila do Sol recebe workshop para imprensa jovem
Diretoria Regional de Educação São Mateus
Estudantes da EMEFM Rubens Paiva (São Paulo) e da Escola Estadual Padre de Carvalho (Minas Gerais) participaram de um intercâmbio educativo
Diretoria Regional de Educação Santo Amaro
CEU Alvarenga oferece aulas de Yoga para a população de todas as idades
Diretoria Regional de Educação São Mateus
Intercâmbio entre estudantes de São Paulo e Minas Gerais promove troca de experiências sobre educomunicação
Secretaria Municipal de Educação
CEUs oferecem programação cultural e esportiva no feriado
Secretaria Municipal de Educação
Reclamações de material e uniforme escolar caem 40% em São Paulo
Relacionadas

CEU Vila do Sol recebe workshop para imprensa jovem
Publicado em: 18/06/2025 6h29 - em Diretoria Regional de Educação Campo Limpo

Estudantes da EMEFM Rubens Paiva (São Paulo) e da Escola Estadual Padre de Carvalho (Minas Gerais) participaram de um intercâmbio educativo
Publicado em: 18/06/2025 6h13 - em Diretoria Regional de Educação São Mateus

“Olho na COP 30” convida escolas a promoverem reflexões sobre justiça climática
Publicado em: 18/06/2025 3h22 - em Secretaria Municipal de Educação

CEU Alvarenga oferece aulas de Yoga para a população de todas as idades
Publicado em: 18/06/2025 3h09 - em Diretoria Regional de Educação Santo Amaro

Intercâmbio entre estudantes de São Paulo e Minas Gerais promove troca de experiências sobre educomunicação
Publicado em: 18/06/2025 1h46 - em Diretoria Regional de Educação São Mateus