Notícias

Oito CEUs receberão oficinas de mobgrafia

Atividades são abertas à comunidade e visam o trabalho da educação visual por meio da fotografia de celular

Publicado em: 16/04/2018 17h08 | Atualizado em: 30/11/2020

mobgrafia gd.jpg


Nos meses de abril e maio, as comunidades de oito Centros Educacionais Unificados (CEUs) da cidade de São Paulo terão a oportunidade de participar da oficina “mobgrafia inclusiva”. A iniciativa tem o objetivo de trabalhar a educação visual por meio da fotografia de celular – dispositivo móvel e acessível a grande parte da população.

As oficinas serão ministradas pela equipe da Iniciativa mobgrafia por meio de um termo de cooperação estabelecido com a Secretaria Municipal de Educação (SME) e a Secretaria Municipal da Pessoa com Deficiência (SMPED). As atividades proporcionarão conhecimentos sobre o uso da câmera do celular e de recursos de edição de imagem.

A iniciativa aborda o conceito de mobgrafia, suas técnicas em smartphones e aplicativos, além dos fundamentos, possibilidades e potencialidades no campo da arte, da cultura visual e da comunicação.

Para a Diretora de Esportes da Coordenadoria dos CEUs da SME, Maria Alice Zimmermann, a parceria com a mObgraphia vem em um bom momento, pois complementará as ações do Projeto CEU, Memórias e Ação, que tem o propósito de potencializar os espaços e torná-los mais integradores e integrados, a partir da construção, resgate e organização das memórias das comunidades dos Centros Educacionais Unificados. “A fotografia pode fazer isso, envolver a comunidade no resgate das memórias e oferecer uma perspectiva de maior pertencimento, uso e conservação dos espaços, além de ter o potencial de contribuir com o patrimônio sociocultural da cidade”, enfatiza Maria Alice.

O material fotográfico produzido nas oficinas será encaminhado aos organizadores para análise, curadoria e divulgação. O resultado será divulgado no formato de pequenas exposições abertas ao público, por meio de fotos impressas, lambe-lambe pelo bairro ou projeção nos CEUs.

Para participar das oficinas, os interessados deverão efetuar inscrição acessando este link. Serão 35 vagas para cada turma, sendo 15 delas destinadas aos participantes do Projeto CEU, Memórias e Ação.

Oficinas de Mobgrafia nos CEUs – “mObgrafia inclusiva”

28/04 – CEU Heliópolis

29/04 – CEU Capão Redondo

05/05 – CEU Paz

06/05 – CEU São Rafael

12/05 – CEU Butantã

13/05 – CEU Parelheiros

19/05 – CEU Três Pontes

20/05 – CEU Formosa

Acesse os endereços dos CEUS portal.sme.prefeitura.sp.gov.br/Main/Page/PortalSMESP/CEUs–Enderecos

Notícias Mais Recentes

Relacionadas

Fotografia de grupo de jovens em participação de uma reunião

SME incentiva que estudantes, familiares e profissionais façam parte das instâncias de participação

Publicado em: 27/02/2024 12h36 - em Secretaria Municipal de Educação

Fotografia de cinco estudantes com a camiseta laranja do Imprensa Jovem. Três estudantes estão sentados em bancos altos em frente a uma estante de livros e a menina que está no meio segura um microfone e um celular. Todos olham para o celular. Em primeiro plano, de costas para o ângulo da fotografia, um menino manuseia o tripé em que está a câmera e o celular, atrás de sua camiseta laranja está escrito em preto Imprensa Jovem. Em frente a ele, e também de costas para o ângulo da foto, há mais uma estudante.
Design Sem Nome (1)

DRE Guaianases promove reunião de organização

Publicado em: 22/02/2024 4h37 - em Diretoria Regional de Educação Guaianases

Imagem dividida em 3 retângulos, cada um com imagens que fazem alusão à símbolos indígenas
Foto de um adulto, com camiseta do Fab Lab, escrevendo em uma lousa branca, crianças acompanhando , tanto em pé, ao lado da lousa, como sentados.

Rede Fab Lab Livre SP abre agenda de oficinas para estudantes e professores da Rede Municipal

Publicado em: 22/02/2024 11h30 - em Secretaria Municipal de Educação

1 2 3 1.427