Notícias
Oficina de robótica e cultura maker na EMEF Almirante Sylvio Heck
Projeto trabalhou o protagonismo dos estudantes aliado ao uso da tecnologia, ciência e matemática
Publicado em: 16/07/2018 17h43 | Atualizado em: 30/11/2020Os estudantes do Ensino Fundamental I e II da Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) Almirante Sylvio Heck, da Diretoria Regional de Ensino (DRE) Santo Amaro, realizaram nos dias 2 e 4 de julho a primeira oficina de robótica e cultura maker.
Os participantes das aulas de robótica, dos 2º aos 9º anos, trabalharam com circuitos digitais e manuais e aplicativos de linguagem de programação Scratch e Pivot de março até junho. Então, conforme a cultura maker (“faça você mesmo”), os estudantes desenvolveram pebolins e futebol de mesa a partir de pesquisas, rascunhos digitais e testes com protótipos.
Utilizando apenas materiais de sucata, o trabalho desenvolvido com a supervisão e orientação dos educadores Aline de Matos, Daniela Viana, Elaine Silveira e Raul Oliveira, também teve adaptação para os alunos dos 2º anos. “É possível trabalhar elementos mais complexos com as crianças menores, mas para isso foi essencial a adaptação”, complementa a professora Daniela Viana.
Segundo a professora Aline Matos, após iniciar o uso do aplicativo Scratch, em 2015, surgiu a ideia de colocar em prática as atividades. Assim, ela resolveu unir o movimento cultural e esportivo proporcionado pela Copa do Mundo com a tecnologia.
A atividade foi toda construída com base em conceitos matemáticos e no uso da leitura matemática. Durante a finalização do projeto, surgiram novos desafios, como o de deslizar, sobre o campo de futebol de papelão, as peças que seriam controladas por meio da atração de imãs. Então, foram iniciadas novas pesquisas, agora envolvendo a ciência, para descobrir quais seriam os melhores materiais.
“Nós aprendemos juntos, foram descobertas tanto para os alunos quanto para nós, professores”, explica a professora Aline Matos.
Para a apresentação dos materiais elaborados, foi realizado seminário sobre o funcionamento das mesas de futebol magnético e do pebolim, além do compartilhamento de experiências dos estudantes sobre a parte prática. “Com a robótica, aprendi a mexer no Google e usar o Scratch. Se algum dia eu precisar usar o computador na minha profissão, posso dizer que aprendi a utilizá-lo a partir das aulas de robótica” conta o estudante Maicon de Oliveira, do 9º ano.
Notícias Mais Recentes
Secretaria Municipal de Educação
Para incentivar amamentação, CEIs acolhem mães, recebem leite congelado e doação de frascos de vidro
Secretaria Municipal de Educação
Escolas municipais podem se inscrever para a 18ª Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas
Diretoria Regional de Educação Guaianases
Reunião de Organização Inicial 2023
Secretaria Municipal de Educação
Prefeitura de SP amplia Mães Guardiãs para 5 mil vagas e direciona trabalho à busca ativa de estudantes da Rede Municipal
Secretaria Municipal de Educação
SME recebe entidades sindicais para diálogo das ações de 2023
Secretaria Municipal de Educação
Prefeitura de SP paga R$ 293 milhões em prêmio aos servidores da Educação nesta terça-feira (31)
Relacionadas

SME promove Organização Pedagógica de 2023
Publicado em: 24/01/2023 5h08 - em Secretaria Municipal de Educação

CEUs comemoram aniversário de SP nesta quarta com programação especial
Publicado em: 24/01/2023 2h53 - em Secretaria Municipal de Educação

Prefeitura de SP contabiliza mais de meio milhão de vendas de uniforme e material escolar para estudantes da Rede Municipal
Publicado em: 24/01/2023 1h48 - em Secretaria Municipal de Educação

CEU Água Azul inaugura Muro Tátil com foco na acessibilidade
Publicado em: 19/01/2023 6h16 - em Secretaria Municipal de Educação

Liceu Coração de Jesus começa a receber cadastros para matrícula nesta quarta-feira (18)
Publicado em: 18/01/2023 12h14 - em Secretaria Municipal de Educação