Notícias
Oficina de robótica e cultura maker na EMEF Almirante Sylvio Heck
Projeto trabalhou o protagonismo dos estudantes aliado ao uso da tecnologia, ciência e matemática
Publicado em: 16/07/2018 17h43 | Atualizado em: 30/11/2020Os estudantes do Ensino Fundamental I e II da Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) Almirante Sylvio Heck, da Diretoria Regional de Ensino (DRE) Santo Amaro, realizaram nos dias 2 e 4 de julho a primeira oficina de robótica e cultura maker.
Os participantes das aulas de robótica, dos 2º aos 9º anos, trabalharam com circuitos digitais e manuais e aplicativos de linguagem de programação Scratch e Pivot de março até junho. Então, conforme a cultura maker (“faça você mesmo”), os estudantes desenvolveram pebolins e futebol de mesa a partir de pesquisas, rascunhos digitais e testes com protótipos.
Utilizando apenas materiais de sucata, o trabalho desenvolvido com a supervisão e orientação dos educadores Aline de Matos, Daniela Viana, Elaine Silveira e Raul Oliveira, também teve adaptação para os alunos dos 2º anos. “É possível trabalhar elementos mais complexos com as crianças menores, mas para isso foi essencial a adaptação”, complementa a professora Daniela Viana.
Segundo a professora Aline Matos, após iniciar o uso do aplicativo Scratch, em 2015, surgiu a ideia de colocar em prática as atividades. Assim, ela resolveu unir o movimento cultural e esportivo proporcionado pela Copa do Mundo com a tecnologia.
A atividade foi toda construída com base em conceitos matemáticos e no uso da leitura matemática. Durante a finalização do projeto, surgiram novos desafios, como o de deslizar, sobre o campo de futebol de papelão, as peças que seriam controladas por meio da atração de imãs. Então, foram iniciadas novas pesquisas, agora envolvendo a ciência, para descobrir quais seriam os melhores materiais.
“Nós aprendemos juntos, foram descobertas tanto para os alunos quanto para nós, professores”, explica a professora Aline Matos.
Para a apresentação dos materiais elaborados, foi realizado seminário sobre o funcionamento das mesas de futebol magnético e do pebolim, além do compartilhamento de experiências dos estudantes sobre a parte prática. “Com a robótica, aprendi a mexer no Google e usar o Scratch. Se algum dia eu precisar usar o computador na minha profissão, posso dizer que aprendi a utilizá-lo a partir das aulas de robótica” conta o estudante Maicon de Oliveira, do 9º ano.
Notícias Mais Recentes
Secretaria Municipal de Educação
Ondjaki e Rita Carelli participam de encontro com educadores no Fli Sampa
Secretaria Municipal de Educação
Estudantes da Imprensa Jovem promovem debates sobre saúde e bem-estar com especialistas no Podcast “Sou adolescente, e Agora”
Diretoria Regional de Educação Guaianases
Fli Sampa nos CEUs: Valter Hugo Mãe e Simone Paulino participam de encontro no CEU Jambeiro na próxima sexta-feira (22)
Diretoria Regional de Educação Ipiranga
EMEF Irineu Marinho desenvolve Sequência Didática para fortalecer a Leitura e Escrita
Diretoria Regional de Educação Pirituba
EMEF Profº Gabriel Sylvestre Teixeira de Carvalho promove manhã de autógrafos com o Projeto “Estrelas Literárias”
Diretoria Regional de Educação Campo Limpo
Programa "Café com o Prefeito” estreia valorizando a escuta de pais e educadores da Rede Municipal de Ensino
Relacionadas

Seminário – “A Diversidade de Gênero e Raça na Educação Infantil”
Publicado em: 17/10/2016 2h30 - em CEU e COCEU

Concurso de Remoção 2016
Publicado em: 17/10/2016 11h10 - em Diretoria Regional de Educação Butantã

CEU Perus recebe Musical “Brincando com a Broadway”
Publicado em: 15/10/2016 11h40 - em CEU e COCEU

EMEF Jardim Eliana promove projeto “Teatro na Escola”
Publicado em: 14/10/2016 4h40 - em Diretoria Regional de Educação Capela do Socorro

Unidades Educacionais da DRE Capela participam da II Jornada Pedagógica
Publicado em: 14/10/2016 4h25 - em Diretoria Regional de Educação Capela do Socorro