Logotipo da Secretaria Municipal de Educação - Ir para a página principal

Mostra e Esconde Menu

Notícias

EMEF Jardim Eliana promove projeto “Teatro na Escola”

Iniciativa tem o objetivo de trabalhar temas importantes com os alunos por meio da linguagem teatral

Publicado em: 14/10/2016 16h40 | Atualizado em: 30/11/2020

Teatro na Escola_740x430.JPG

A Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) Jardim Eliana, localizada no Centro Educacional Unificado (CEU) Navegantes, realizou no dia 4 de julho a peça teatral “O Julgamento”. O espetáculo é resultado do projeto “Teatro na Escola”, promovido pela unidade e que conta também com a colaboração dos alunos da Escola Municipal de Educação Infantil (EMEI) Navegantes e da Educação de Jovens e Adultos (EJA). 

A peça “O Julgamento” aborda um julgamento no qual os réus, dois mosquitos Aedes aegypti, são acusados de picar e causar doenças em milhares de pessoas. O espetáculo usou do humor para trazer informações sobre dengue, zika e chikungunya para os alunos da EMEI Navegantes. “A ideia desse projeto é trabalhar temas importantes com os alunos por meio do teatro”, explica Wanderley Muniz, Professor de História da EMEF Jardim Eliana. “Esta já é a segunda peça encenada por eles. A primeira, há dois meses, falava sobre o papel das artes na vida das crianças”, completa.

Segundo o Professor, outros objetivos do projeto “Teatro na Escola” são promover o protagonismo estudantil, desenvolver o senso crítico dos alunos, construir e ampliar conhecimentos sobre artes a partir da linguagem teatral, fazer as crianças entenderem o teatro também como um ambiente educativo e contribuir para uma melhor relação entre professores e alunos e também entre escolas e comunidade.

Diretrizes – Edinete Silvério, Professora de Artes da unidade, explica que o “Teatro na Escola” começou em 2014 e foi baseado em três diretrizes: desenvolver o protagonismo infanto-juvenil, inovar o currículo na unidade educacional a partir de práticas interdisciplinares e promover a tomada de consciência de todos os envolvidos para uma educação verdadeiramente inclusiva e democrática. Em 2016, ele começou a contar com a colaboração dos alunos da EMEI Navegantes e também do EJA.

Segundo Edinete, a atividade está ganhando cada vez mais espaço e visibilidade no ambiente escolar e na comunidade. Questões sobre tempo, espaço, metodologia e avaliação do projeto são discutidos entre Professores, Gestão, Quadro de Apoio e famílias. “O projeto está envolvendo e integrando todos os educandos e educandas como corresponsáveis e protagonistas do processo de ensino-aprendizagem. A cada peça, eles demonstram interesse, prazer e comprometimento em participar das atividades, sejam como atores, produtores ou apreciadores”, comemora a Professora.

Também são responsáveis e colaboram com o projeto o Gestor do CEU Navegantes, Edivanio Carlos da Silveira, a Diretora da EMEF Jardim Eliana, Ana Maria Adriano Maia, a Diretora da EMEI Navegantes, Carmen Sanches Costa Neves e o Professor de Português, Paulo Araujo da Silva. O “Teatro na Escola” pretende promover, no segundo semestre de 2016, mais duas peças. Os temas serão discutidos e definidos nas próximas reuniões do projeto.

Veja algumas fotos da peça “O Julgamento”.

Notícias Mais Recentes

Relacionadas

Fotografia mostra uma atividade escolar com uma criança sentada à mesa, de costas para a câmera. A mesa está coberta com uma toalha azul e, sobre ela, há diversos frascos e garrafas plásticas (tipo PET) organizados, sugerindo um experimento.

Escolas municipais realizam programações do Curso Normal entre outubro e dezembro

Publicado em: 16/10/2026 3h41 - em Secretaria Municipal de Educação

Uma mulher negra sentada em uma biblioteca e na imagem tem escrito

Documentário celebra 70 anos do Ensino Fundamental na Rede Municipal

Publicado em: 15/10/2026 12h27 - em Secretaria Municipal de Educação

Estudante escrevendo no caderno com a logo verde e roxa da campanha Bom de Prova na frente
Fotografia de estudantes em sala de aula. Eles olham para a lousa com uma projeção e a professora ao lado.

Estudantes aprendem sobre educação alimentar na EMEF Professor Josué de Castro 

Publicado em: 13/10/2026 10h04 - em Diretoria Regional de Educação Pirituba

Imagem com fundo laranja e com 'Aulão de Educomunicação' escrito na cor preta

SME promove aulão de Educomunicação para campanhas Bom de Prova

Publicado em: 09/10/2026 4h00 - em Bom de Prova

«1 2 3 … 1.706