Notícias
Oficina de robótica e cultura maker na EMEF Almirante Sylvio Heck
Projeto trabalhou o protagonismo dos estudantes aliado ao uso da tecnologia, ciência e matemática
Publicado em: 16/07/2018 17h43 | Atualizado em: 30/11/2020Os estudantes do Ensino Fundamental I e II da Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) Almirante Sylvio Heck, da Diretoria Regional de Ensino (DRE) Santo Amaro, realizaram nos dias 2 e 4 de julho a primeira oficina de robótica e cultura maker.
Os participantes das aulas de robótica, dos 2º aos 9º anos, trabalharam com circuitos digitais e manuais e aplicativos de linguagem de programação Scratch e Pivot de março até junho. Então, conforme a cultura maker (“faça você mesmo”), os estudantes desenvolveram pebolins e futebol de mesa a partir de pesquisas, rascunhos digitais e testes com protótipos.
Utilizando apenas materiais de sucata, o trabalho desenvolvido com a supervisão e orientação dos educadores Aline de Matos, Daniela Viana, Elaine Silveira e Raul Oliveira, também teve adaptação para os alunos dos 2º anos. “É possível trabalhar elementos mais complexos com as crianças menores, mas para isso foi essencial a adaptação”, complementa a professora Daniela Viana.
Segundo a professora Aline Matos, após iniciar o uso do aplicativo Scratch, em 2015, surgiu a ideia de colocar em prática as atividades. Assim, ela resolveu unir o movimento cultural e esportivo proporcionado pela Copa do Mundo com a tecnologia.
A atividade foi toda construída com base em conceitos matemáticos e no uso da leitura matemática. Durante a finalização do projeto, surgiram novos desafios, como o de deslizar, sobre o campo de futebol de papelão, as peças que seriam controladas por meio da atração de imãs. Então, foram iniciadas novas pesquisas, agora envolvendo a ciência, para descobrir quais seriam os melhores materiais.
“Nós aprendemos juntos, foram descobertas tanto para os alunos quanto para nós, professores”, explica a professora Aline Matos.
Para a apresentação dos materiais elaborados, foi realizado seminário sobre o funcionamento das mesas de futebol magnético e do pebolim, além do compartilhamento de experiências dos estudantes sobre a parte prática. “Com a robótica, aprendi a mexer no Google e usar o Scratch. Se algum dia eu precisar usar o computador na minha profissão, posso dizer que aprendi a utilizá-lo a partir das aulas de robótica” conta o estudante Maicon de Oliveira, do 9º ano.
Notícias Mais Recentes
Secretaria Municipal de Educação
Educação paulistana cresce 10 pontos percentuais e ultrapassa meta de alfabetização em 2024
Diretoria Regional de Educação Capela do Socorro
Recreio nas Férias leva participantes ao Autódromo de Interlagos
Diretoria Regional de Educação São Miguel
Escola municipal participa de abertura da Copa América de Rugby em Cadeira de Rodas
Diretoria Regional de Educação São Miguel
Inscrições abertas para aulas de dança e música no CEU Três Pontes em parceria com a Fundação Theatro Municipal
Secretaria Municipal de Educação
Com foco na segurança alimentar, SME entrega cestas básicas às famílias de estudantes da Rede Municipal
Secretaria Municipal de Educação
SME realiza Planejamento Estratégico com participação ampla da Rede Municipal
Relacionadas

Educação paulistana cresce 10 pontos percentuais e ultrapassa meta de alfabetização em 2024
Publicado em: 11/07/2025 5h53 - em Secretaria Municipal de Educação

Recreio nas Férias leva participantes ao Autódromo de Interlagos
Publicado em: 11/07/2025 5h27 - em Diretoria Regional de Educação Capela do Socorro

Escola municipal participa de abertura da Copa América de Rugby em Cadeira de Rodas
Publicado em: 11/07/2025 4h34 - em Diretoria Regional de Educação São Miguel

Inscrições abertas para aulas de dança e música no CEU Três Pontes em parceria com a Fundação Theatro Municipal
Publicado em: 10/07/2025 8h50 - em Diretoria Regional de Educação São Miguel

Com foco na segurança alimentar, SME entrega cestas básicas às famílias de estudantes da Rede Municipal
Publicado em: 08/07/2025 2h29 - em Secretaria Municipal de Educação