“OcupaCEU bebês, meninas e mulheres” no CEU Butantã

Ação possibilitou a reflexão sobre os espaços, brincadeiras e direitos nas relações entre crianças, homens e mulheres

Publicado em: 09/03/2016 17h15 | Atualizado em: 30/11/2020

ocupa_ceu_740_x_430.jpg

No dia 8 de março, dia internacional da mulher, o Centro Educacional Unificado (CEU) Butantã organizou um cortejo de ocupação dos territórios da unidade e de seu entorno. A ação movimentou funcionários, comunidade e estudantes do CEU e foi chamada de “OcupaCEU bebês, meninas e mulheres: pela democracia dos espaços, das relações de igualdade e respeito entre crianças, homens e mulheres”.

A iniciativa propôs, além da ocupação dos espaços existentes na unidade como quadras e pistas de skate, uma caminhada pelas ruas da comunidade Dona Amélia com distribuição de poemas em homenagem às mulheres. Todo o trajeto foi feito ao som do grupo de maracatu Baque Atitude e com a liderança da Gestora do CEU Butantã, Naime Silva, e Penha Silva, moradora da comunidade há 49 anos, uma das fundadoras do CEU e hoje articuladora de cultura na região.

Na parte externa do CEU, a artista Clarissa Neder compôs a instalação “Tramas e Fios e os desejos Femininos”, onde mulheres e homens escreveram seus desejos e penduraram na trama, formando uma rede de pedidos.

Os alunos da Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) da unidade presenciaram a apresentação do grupo de Hip Hop Femme, liderado por Luana Rodrigues. Elas apresentaram coreografias de canções da cultura hip hop enquanto meninos e meninas faziam manobras pelas pistas de skate. Ao final, um show com a Camila, do Grupo Contaminação, e Mano Lye agitou a galera.

A gestora do CEU conta que uma pesquisa feita na unidade indica que majoritariamente ele é frequentado por meninos entre 10 e 18 anos. A iniciativa usou a data simbólica do dia internacional das mulheres para incentivar a ocupação de todos os espaços do CEU também pelas meninas da comunidade, além de levantar o questionamento se há diferença entre as brincadeiras de meninas e de meninos.

Confira a galeria de fotos.

Assista vídeo 1vídeo 2

Fotos: Daniel Cunha