Notícias

“OcupaCEU bebês, meninas e mulheres” no CEU Butantã

Ação possibilitou a reflexão sobre os espaços, brincadeiras e direitos nas relações entre crianças, homens e mulheres

Publicado em: 09/03/2016 17h15 | Atualizado em: 30/11/2020

ocupa_ceu_740_x_430.jpg

No dia 8 de março, dia internacional da mulher, o Centro Educacional Unificado (CEU) Butantã organizou um cortejo de ocupação dos territórios da unidade e de seu entorno. A ação movimentou funcionários, comunidade e estudantes do CEU e foi chamada de “OcupaCEU bebês, meninas e mulheres: pela democracia dos espaços, das relações de igualdade e respeito entre crianças, homens e mulheres”.

A iniciativa propôs, além da ocupação dos espaços existentes na unidade como quadras e pistas de skate, uma caminhada pelas ruas da comunidade Dona Amélia com distribuição de poemas em homenagem às mulheres. Todo o trajeto foi feito ao som do grupo de maracatu Baque Atitude e com a liderança da Gestora do CEU Butantã, Naime Silva, e Penha Silva, moradora da comunidade há 49 anos, uma das fundadoras do CEU e hoje articuladora de cultura na região.

Na parte externa do CEU, a artista Clarissa Neder compôs a instalação “Tramas e Fios e os desejos Femininos”, onde mulheres e homens escreveram seus desejos e penduraram na trama, formando uma rede de pedidos.

Os alunos da Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) da unidade presenciaram a apresentação do grupo de Hip Hop Femme, liderado por Luana Rodrigues. Elas apresentaram coreografias de canções da cultura hip hop enquanto meninos e meninas faziam manobras pelas pistas de skate. Ao final, um show com a Camila, do Grupo Contaminação, e Mano Lye agitou a galera.

A gestora do CEU conta que uma pesquisa feita na unidade indica que majoritariamente ele é frequentado por meninos entre 10 e 18 anos. A iniciativa usou a data simbólica do dia internacional das mulheres para incentivar a ocupação de todos os espaços do CEU também pelas meninas da comunidade, além de levantar o questionamento se há diferença entre as brincadeiras de meninas e de meninos.

Confira a galeria de fotos.

Assista vídeo 1vídeo 2 

Fotos: Daniel Cunha

Notícias Mais Recentes

Relacionadas

Letreiro com uma estrela escrito
Montagem com fundo verde escuro e três fotografias. Na primeira, há pessoas caminhando em uma trilha, em volta deles tem várias árvores. A do meio tem uma placa de madeira com o texto

Visita no quilombo mais antigo de SP inspira ações antirracistas na Rede Municipal

Publicado em: 31/03/2023 1h58 - em Secretaria Municipal de Educação

fotografia mostra Quadra poliesportiva Coberta em uma unidade escolar

Prefeitura de SP entrega mais quatro coberturas de quadras poliesportivas em escolas da Rede Municipal

Publicado em: 29/03/2023 4h09 - em Secretaria Municipal de Educação

Quatro mulheres estão de pé posando para foto, elas estãousando saias rodadas com estampas floridas. A mulher da ponta esquerda está usando uma máscara de boi, a que está ao seu lado segura um estandarte com fitas coloridas e o desenho do rosto de um boi.

‘Cortejo’ ajuda a acolher crianças indígenas e migrantes de CEI

Publicado em: 29/03/2023 4h03 - em Secretaria Municipal de Educação

Conferência Municipal De Educação

Etapa regional da Conferência Municipal de Educação ocorre nos dias 14 e 15 de abril 

Publicado em: 29/03/2023 12h55 - em Secretaria Municipal de Educação

1 2 3 1.328