Notícias

Objetivos de Desenvolvimento Sustentável e Diretrizes de Aprendizagem

Workshop de formação para multiplicadores proporcionou a reflexão sobre como construir uma educação para a Cidadania Global

Publicado em: 22/05/2018 14h25 | Atualizado em: 04/05/2021

Na quinta-feira, 18 de maio, profissionais que atuam nas Divisões Pedagógicas (DIPED) e nas Divisões dos CEUs e de Educação Integral das 13 Diretorias Regionais de Educação participaram na sede da Secretaria Municipal de Educação (SME) do Workshop de formação de multiplicadores “Diretrizes de Aprendizagem em Objetivos de Desenvolvimento Sustentável no Currículo da Cidade”. A ação buscou a reflexão sobre como construir uma educação para a Cidadania Global.

O encontro é resultante de um trabalho colaborativo entre a Secretaria Municipal de Educação (SME) e a UNESCO, que durou cerca de noves meses e buscou o alinhamento das bases do Currículo da Cidade com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas (ONU).

A formação tratou sobre o conceito dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) e as Diretrizes de aprendizagem com foco nas dimensões: espaço físico, relações humanas, metodologias e temas de aprendizagem.

Saiba mais sobre os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável e sobre o Currículo da Cidade de São Paulo.

Notícias Mais Recentes

Relacionadas

Em uma sala de aula vista em plano aberto e levemente elevado, estudantes de diferentes tons de pele — com os rostos fora do enquadramento — escrevem em cadernos e colaboram ao redor de uma mesa com cartazes, marcadores, post-its e os materiais “Grêmio Estudantil” e “CMC”, enquanto um painel central destaca os conceitos de convivência, respeito, diálogo, empatia, escuta ativa, cultura de paz e gestão democrática, acompanhados de mensagens como “Todos têm voz” e “Conflitos se resolvem com diálogo”. Ao fundo, banners sobre Grêmio Estudantil e Comissão de Mediação de Conflitos reforçam temas como participação, protagonismo, diálogo, mediação e construção coletiva de soluções em um ambiente escolar colorido e acolhedor.

Comissões de Mediação de Conflitos e Grêmios Estudantis promovem encontros regionais  

Publicado em: 04/08/2026 7h07 - em Secretaria Municipal de Educação

Quatro participantes estão sentados em poltronas durante um painel em um evento, enquanto uma mulher fala ao microfone e gesticula. Ao fundo, um telão exibe a identidade visual do Programa Material Escolar, com logotipo, QR Code e elementos gráficos relacionados à iniciativa.
Em primeiro plano, objetos produzidos em impressora 3D, como um polvo, um dado geométrico e peças didáticas, estão dispostos sobre uma mesa. Ao fundo, equipamentos e protótipos de robótica aparecem desfocados, representando atividades voltadas à inovação, tecnologia e aprendizagem prática em ambiente educacional.
Criança vista de costas lê um livro ilustrado em um espaço de leitura, cercada por estantes e caixas organizadoras repletas de livros infantis. O ambiente é iluminado e acolhedor, remetendo a uma biblioteca escolar e incentivando o hábito da leitura.

Prefeitura distribui mais de 1 milhão de livros para o Programa Minha Biblioteca

Publicado em: 03/08/2026 5h59 - em Secretaria Municipal de Educação

Imagem com o fundo branco, bosdas azuis e o texto

1ª Mostra Estudantil de Arte Contemporânea é prorrogada até setembro 

Publicado em: 03/08/2026 3h58 - em Secretaria Municipal de Educação

«1 2 3 1.683