Notícias
O rádio como instrumento da democracia na EMEF Solano Trindade
Criado há alguns meses, o programa SOMTRIN ajudou a dar voz a alunos, professores e comunidade
Publicado em: 13/10/2016 14h23 | Atualizado em: 30/11/2020
No número 60 da Rua Gabriel de Carvalho, bairro Jardim Boa Vista, fica a Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) Solano Trindade, da Diretoria Regional de Educação (DRE) Butantã. Ali, há sete meses, os alunos e professores engajam-se num projeto que acabou mudando a escola.
Em todas as quartas, eles apresentam na Rádio Escola Cidadã o programa SOMTRIN. Através de quadros comandados por professores da EMEF, como “Café Poético” e “Diálogo com as famílias”, eles reproduzem músicas nacionais e internacionais, divulgam os artistas do bairro, falam sobre o cotidiano da escola, os problemas na comunidade e conversam com os pais dos alunos.
A coordenadora pedagógica Simone Aguiar explica que a inciiativa nasceu dos próprios alunos: “Há alguns anos uma turma de nono ano, que logo deixaria a escola, reclamou que a nossa estrutura não era democrática, que os alunos não tinham voz aqui dentro. E isso foi um susto, pois nós sempre tivemos a democracia como um objetivo, um ideal, aqui dentro da escola”, relata Simone. A partir daí, conta ela, começou-se a buscar o desenvolvimento da democracia que já existia ali dentro. “Foi assim que incentivamos os alunos a criar o grêmio, que hoje tem uma sala ao lado do pátio e dali transmite, durante todos os intervalos, pelo sistema interno de som, a sua própria programação”, diz a professora.
Depois disso, veio o programa de rádio. “Os alunos pediram por voz, não é? Que maneira há melhor do que essa de lhes dar isso? Hoje os estudantes de todas as idades – do primeiro ao nono ano – podem vir até nós e participar dos programas. Uns gostam de recitar parlendas, poemas ou trava-línguas. Outros preferem realizar as funções técnicas, ou simplesmente mandam suas criações para que sejam divulgadas na rádio. Nós gravamos tudo no laboratório de informática e depois editamos o material num software especializado”, explica Simone. “Assim, a rádio é uma forma de democratizar a escola, de torná-la mais horizontal, mas também funciona como um instrumento de incentivo à criação e a imaginação entre nossos alunos”, completa.
O Programa SOMTRIN é transmitido todas as quartas-feiras às 14h, pela Rádio Escola Cidadã, na frequência de 87,5 Megahertz. Ele também pode ser ouvido pela internet por meio do site da emissora, www.radio.teiacidada.com.br/radio-escola-cidada
Notícias Mais Recentes
Diretoria Regional de Educação Santo Amaro
Projeto de leitura une crianças e bebês do CEI Caminho do Mar e do CEU EMEF Professor José Rezende
Secretaria Municipal de Educação
SME publica normas para a atribuição de profissionais da educação em 2026
Diretoria Regional de Educação Butantã
Mostra antirracista transforma EMEI Antonio Bento em espaço de celebração e resistência
Secretaria Municipal de Educação
Secretaria Municipal da Educação lança versão impressa do documento “Conhecer para Proteger: enfrentando a violência na primeira infância”
Diretoria Regional de Educação Freguesia/Brasilândia
Projeto “Nhandecy - A Terra é Nossa Mãe” valoriza povos indígenas e sustentabilidade na EMEF Maria Aparecida Rodrigues Cintra
Diretoria Regional de Educação Penha
CEU Carrão recebeu o 8º Seminário de Educação Integral da DRE Penha
Relacionadas
Projeto de leitura une crianças e bebês do CEI Caminho do Mar e do CEU EMEF Professor José Rezende
Publicado em: 11/12/2025 11h27 - em Diretoria Regional de Educação Santo Amaro
SME publica normas para a atribuição de profissionais da educação em 2026
Publicado em: 10/12/2025 7h07 - em Secretaria Municipal de Educação
Mostra antirracista transforma EMEI Antonio Bento em espaço de celebração e resistência
Publicado em: 09/12/2025 1h30 - em Diretoria Regional de Educação Butantã
Secretaria Municipal da Educação lança versão impressa do documento “Conhecer para Proteger: enfrentando a violência na primeira infância”
Publicado em: 09/12/2025 12h19 - em Secretaria Municipal de Educação
Projeto “Nhandecy – A Terra é Nossa Mãe” valoriza povos indígenas e sustentabilidade na EMEF Maria Aparecida Rodrigues Cintra
Publicado em: 08/12/2025 4h37 - em Diretoria Regional de Educação Freguesia/Brasilândia