Notícias

O Debate da Inclusão através do Cinema

Terceira edição do curso contou com a participação de 300 servidores

Publicado em: 11/07/2017 14h46 | Atualizado em: 30/11/2020

debate_inclusao_cinema_740_x_430.jpg

Entre os dias 16 de Maio a 30 de Junho de 2017, a Diretoria Regional de Educação (DRE) Butantã, por meio do Centro de Formação e Acompanhamento à Inclusão (CEFAI-BT), promoveu o Curso Optativo “O Debate da Inclusão através do Cinema” – III Edição.

O curso teve como objetivo ampliar o debate sobre a inclusão dos Alunos com deficiência (visual, auditiva, física, intelectual, múltipla ou com surdocegueira), transtornos globais do desenvolvimento – TGD (autismo, síndrome de Asperger, síndrome de Rett e transtorno desintegrativo da infância) e altas habilidades, matriculados nas unidades educacionais da Diretoria Regional de Educação Butantã.

Através da produção fílmica, foi possível refletir em torno das vertentes pedagógicas que influenciam a escola contemporânea na construção de um sistema inclusivo que considera o acesso e a permanência como um direito público.

O curso foi organizado em quatro encontros e contou com seis turmas de 50 profissionais da área da Educação, totalizando 300 servidores que atuam direta ou indiretamente com os alunos, público-alvo da Educação Especial.

As obras escolhidas para essa edição do Curso foram:

– A Família Beliè;

– Temple Grand;

– Teoria de Tudo;

– A Linguagem do Coração.

Após a apreciação dos filmes, os Professores de Apoio e Acompanhamento à Inclusão – PAAIs direcionaram o Debate e fomentaram discussões em torno das possibilidades das intervenções pedagógicas com os alunos.

Com a aprovação de 100%, os participantes sugeriram uma nova edição do Curso e a organização de oficinas práticas e de cursos nas áreas da deficiência física e altas habilidades.

Notícias Mais Recentes

Relacionadas

Fotografia de um bebê e uma professora.
Imagem com fundo azul. Na lateral direita elementos de matemática e a medalha de matemática. Ao centro o texto

Após bronze em olimpíada de matemática, escola municipal avança para competição na Ásia

Publicado em: 05/05/2026 1h57 - em Diretoria Regional de Educação Jaçanã/Tremembé

Fotografia de duas mulheres negras no palco. Ao fundo uma projeção com informações sobre os Comitês Antirracistas.

SME realiza primeiro encontro de articulação dos Comitês Antirracistas

Publicado em: 05/05/2026 1h29 - em Secretaria Municipal de Educação

Quadrante com quatro fotografias com crianças com jogos depeças sobre mapas e também passeando no centro de São Paulo.

EMEI Gabriel Prestes é reconhecida em prêmio de inovação e educação digital

Publicado em: 04/05/2026 11h54 - em Diretoria Regional de Educação Ipiranga

Duas estudantes com uniformes da prefeitura sorriem para a foto

Estudantes da rede municipal participam da Gamescom Latam 2026

Publicado em: 01/05/2026 1h45 - em Secretaria Municipal de Educação

«1 2 3 1.653