Notícias

O currículo integrador da infância em ação no CEI Jardim Ruth

Acesso a oportunidades, espaços e recursos existentes para a ampliação contínua do repertório sociocultural das crianças

Publicado em: 18/12/2017 15h51 | Atualizado em: 30/11/2020

cei_jd_ruth_740_x_430.jpg

Ao longo deste ano de 2017, a equipe do Centro de Educação Infantil (CEI) Jardim Ruth, da Diretoria Regional de Educação (DRE) São Miguel, entendendo a real importância da participação dos bebês e crianças na exploração do território como garantia de uma educação de qualidade social, assegurou a ocupação dos espaços existentes do entorno e no próprio CEI para a integração de diferentes fontes de cultura fundamentais para o desenvolvimento integral de todas as crianças.

“Ver outras manifestações culturais por meio de diferentes metodologias auxilia na compreensão da diversidade e na ampliação do repertório cultural dos meninos e meninas e para a construção de identidades, além do reconhecimento e respeito ao outro”, diz a Diretora Tarsilla Natally Alcântara da Silva.

Para isso, foi realizado o fortalecimento da parceria com as famílias para a promoção de atividades como o Dia da Família na Escola, Festas e Oficinas como as de turbante/máscaras africanas e de confecção da boneca Abayomi.

A maior parte dos trabalhos efetuados neste ano de 2017 esteve voltada para a valorização das diferenças culturais e étnicas, especialmente das matrizes africanas e indígenas. “A equipe vivenciou momentos de formação para a reflexão, discussão e ampliação do conhecimento para a melhoria da prática para a valorização dessas culturas, com a finalidade de promover de maneira positiva a construção da identidade de nossos bebês e crianças”, conta Tarsilla.

Experiências que contemplam o acesso à linguagem tecnológica e midiática também foram oportunizadas no espaço do CEI, ressignificando estes instrumentos e entendendo que os bebês e crianças são pessoas capazes de interagir e agir com os recursos midiáticos para a ampliação das possibilidades de expressão e o desenvolvimento do protagonismo infantil.

“A Educação Integral é um dos princípios do nosso CEI. Tentamos garantir às crianças o direito ao acesso às oportunidades, espaços e recursos existentes para a ampliação contínua do repertório sociocultural”, finaliza a diretora.

Veja a galeria de fotos

Notícias Mais Recentes

Relacionadas

Fotografia mostra mulher segurando um microfone, ela tem cabelos brancos e usa uma camiseta preta e óculos. Atrás dela, há um telão onde se lê

Estudantes do CIEJA Paulo Emílio Vanzolini relatam emoção de se formar

Publicado em: 29/12/2023 3h30 - em Secretaria Municipal de Educação

Grupo de estudantes e um adulto estão em área externa com enxadas e outros itens para manusearem a terra. No centro da imagem o adulto e um estudante estão ao redor de resíduos de folhas e terra.

SME recebe propostas de interessados em promover atividades do Rolê Agroecólogico

Publicado em: 29/12/2023 2h41 - em Alimentação Escolar

Montagem com dez fotos que mostram estudantes, ambientes de escolas e uniforme da rede municipal de ensino de São Paulo. Acima se lê
Fotografia mostra o secretário municipal de Educação, Fernando Padula, sentado à mesa com quatro bombeiros uniformizados. Ele está assinando um documento.

SME assina acordo com Corpo de Bombeiros que garante ações educativas e capacitações

Publicado em: 28/12/2023 5h10 - em Secretaria Municipal de Educação

Apresentação da peça “O Nordeste e suas riquezas”, da EMEF Milton Pereira Costa.

Uma jornada cultural na EMEF Milton Pereira Costa

Publicado em: 27/12/2023 2h17 - em Secretaria Municipal de Educação

1 63 64 65 66 67 1.479